Transforme Seu Segundo Semestre: Avaliação, Planejamento e Execução com Marketing Digital
À medida que o primeiro semestre chega ao fim, é um momento crucial para as empresas avaliarem seu desempenho, planejarem o futuro e definirem estratégias
As Landing Pages são páginas voltadas para a captação de Leads, seja para vendas diretas ou iniciar o processo de Funil de Vendas e Marketing de Conteúdo. Comumente chamadas de páginas de conversão, elas são essenciais para otimizar um processo de Marketing Digital e análise de métricas.
Neste conteúdo, você verá a usabilidade das landing pages, para que elas servem e como será importante para sua empresa utilizá-las em sua campanha de Marketing Digital!
Portanto, continue sua leitura e tome suas notas, aproveite para aplicar as informações deste artigo em sua empresa e veja os resultados chegando! Boa leitura!
Como já mencionado, As Landing Pages são páginas voltadas para a captação de Leads, seja para vendas diretas ou iniciar o processo de Funil de Vendas e Marketing de Conteúdo.
Muito mais que isso, elas são excelentes para controle de clientes, otimização dos processos de vendas e entendimento sobre que tipo de atendimento dar, para qual pessoa e quando fazer isso.
Conversão é quase um sinônimo para essas belezuras, isso porque elas são uma das grandes responsáveis por trazer clientes de maneira rápida e funcional para dentro da empresa.
Elas são páginas sucintas e completamente direcionadas, geralmente com usabilidade exclusiva para um serviço ou produto oferecido.
Se você vende atendimento de odontológicos por exemplo, será muito mais fácil para seu consultório utilizar uma Landing Page com a intenção de distribuir um cupom de desconto para os 100 primeiros, por exemplo.
Além de conseguir controlar o número de pessoas, datas e horários de cadastro, você ainda consegue informações relevantes para manter seu contato com o cliente vivo, muitas vezes em diferentes plataformas (telefone, email e mais).
Sua estrutura é variada mas não deve ser reinventada demais: a intenção é criar uma página rápida, prática e funcional, nada muito elaborado a ponto de distrair seu lead interessado.
Assim, existem algumas coisas que você pode fazer para deixar sua Landing Page mais interessante:
Pensando de maneira simplista, as Landing Pages devem chamar a atenção dos visitantes e gerar as conversões necessárias.
Por isso, assim como o SEO Title dentro do processo de ranqueamento, o título utilizado na sua Landing Page deve ser atrativo e convidativo, iniciando no visitante o interesse em continuar a leitura, o cadastro e a conversão em si.
Os subtítulos também são extremamente importantes, tanto para informar melhor o visitante quanto para criar uma ordem cronológica das informações, detalhando e separando de maneira coerente o que é necessário ser transmitido para o leitor.
Em pleno 2020, não espere que as pessoas vão parar suas vidas atarefadas para decifrar seus hieróglifos.
Portanto, seja objetivo nas informações que você pretende passar. Inclusive, lembre-se que parte das funcionalidades é gerar interesse em quem a visita, então deixar algumas coisas de fora não é lá a pior escolha.
Separe as informações que são essenciais para o pleno entendimento do que aquele cadastro que vocês está solicitando serve e contextualize o visitante, isso será o suficiente para fazê-lo se interessar e prosseguir para o próximo passo.
Lembre-se de ser claro!
Ser objetivo não adianta caso você não consiga transmitir com 100% de clareza o que está sendo oferecido. Assim, seja transparente com a oferta!
Apresente de forma sucinta o que você está ofertando e leve o interesse do leitor para o próximo passo:
Aqui vive a parte delicada: muitos visitantes são afastados neste momento, por diferentes motivos.
Isso porque, muitas vezes a curiosidade não é de fato interesse, e para neste exato momento. A também quem acredita que não vale a pena “todo o esforço” para receber um conteúdo, por mais exclusivo que ele seja.
Desta maneira, podemos ver a situação de duas maneiras: você pode tentar se enquadrar, aos poucos e baseado em muitos estudos, como fazer o maior número de conversões de maneira massificada.
Ou você pode segmentar as pessoas que serão convertidas em sua página. Para quem você está oferecendo? Nem sempre você precisa de 1000 cadastros de leads, se no final apenas 40 estão interessados em comprá-lo.
É uma ideia comum quando o assunto é Marketing Digital: você não necessariamente precisa falar com todos, mas sim falar com todos os interessados no que você oferece.
Desta forma, realizar todo o procedimento visando um público alvo específico será muito mais importante para sua empresa, já que no final, serão essas pessoas que seu time de vendas terá maior chance de realizar uma venda.
Portanto, crie um formulário sucinto, apenas com as informações que você precisa para manter o contato com o visitante. Não peça documentações, já que elas reduzem em um número enorme o número de conversões.
Muitos contatos ou uma lista extensa demais também desanima muitos leitores a continuar o processo de preenchimento. Entenda o que seu time de vendas precisará para manter um pleno contato e peça apenas aquelas informações.
O conteúdo escrito muitas vezes não é o suficiente para gerar uma conversão. Isso porque, principalmente na era digital onde as pessoas tendem a ler cada vez menos, as imagens são grandes pioneiras em manter o interesse do visitante.
Uma página bonita é outra coisa, não é mesmo? Por isso, idealize uma boa imagem que combine com o assunto tratado em sua Landing Page. Sua oferta é o que você precisa idealizar neste momento: o que você oferece está transpassado na imagem?
Se sim, sua chance de converter fica ainda maior. E acredite, você não necessariamente precisa ser muito literal. Se você vende um produto como a Coca Cola, por exemplo, não é necessário exclusivamente mostrar a garrafa como imagem em sua página.
Sinta-se livre para inovar e se divertir, e mostre o que a empresa representa para a sociedade, o que ela idealiza e às vezes, até mesmo o que ela apoia.
A Coca Cola por exemplo, não vende apenas refrigerantes: ela vende felicidade, vende momentos felizes em família, vende aquele famoso almoço de domingo ao lado de um urso polar (sim, um almoço casual com seu pet).
Desta maneira, a ideologia da empresa por ir muito além do que mostrar uma garrafa genérica estampando a página de conversões. Trabalhe esse tipo de ideia e dê uma cara alegre para sua Landing Page, que reflita o que o visitante pode sentir ao se interessar pelo que você oferece.
Vale ressaltar: hoje em dia, não é necessário um super trabalho de design para estampar uma Landing Page. Conheça os conceitos e como deixá-los claros para o visitante e sua página pode dar muito, muito certo.
Essa é uma pergunta muito comum: o que meu público-alvo precisa para se interessarem pelo que eu ofereço?
Não existe nenhuma fórmula mágica para isso, mas entender quem seu público é será o primeiro passo para o sucesso de sua página.
A maneira de tratar está diretamente ligada ao engajamento: pela lógica, irão engajar com você as pessoas que veem utilidade em seu produto, que se sintam representadas por sua empresa ou que acreditam que será possível tirar bom proveito do que você oferece.
No final das contas, ninguém quer perder tempo. Por isso, outro fator muito importante para criar um bom engajamento com seus seguidores é impacta-los e atraí-los desde o começo: na primeira frase!
Assim como uma sinopse de um filme na contra capa de um Blue-Ray (ou na fita cassete, para os mais vintages), ninguém assiste algo que não lhe interessa. Da mesma maneira, sua Landing Page precisa cativar o leitor desde o início, criando nele um sentimento de “quero mais”, que o guiará até o cadastro no formulário.
Depende do seu interesse!
As Landing Pages são utilizadas para conseguir contatos de pessoas interessadas em um determinado assunto, serviço ou produto.
Assim, entre as várias possibilidades, são comuns nas Landing Pages:
Pretendendo fazer uma promoção para conseguir novos clientes e os 200 primeiros ganham aquele desconto especial? Então você pode utilizar uma Landing Page para captar as pessoas interessadas e premiá-las.
Muito mais importante que isso, o que vale mais para sua empresa é o contato adquirido, que pode ser trabalhado de maneira gradual para converter em venda em algum outro momento.
É muito comum o uso das Landing Pages no processo de distribuição de conteúdos e Marketing de Conteúdo.
Você pode oferecer gratuitamente um E-book por exemplo, onde apenas um cadastro se faz necessário para ter acesso ao conteúdo. Dentro deste processo, é comum o resto do relacionamento continuar no email, seguindo um caminho dentro do funil de vendas até a conversão final.
Os processos do Inbound Marketing são muito relevantes para quem adota esta estratégia, sendo basicamente indispensável.
Claro, as vendas não ficariam de fora!
As Landing Page são excelentes para te ajudar a oferecer aquele produto promissor que sua empresa sabe que pode gerar muito lucro.
Muito diferente de um e-commerce, a Landing Page é mais específica e pode ser utilizada para gerar um sentimento de urgência no consumidor.
Assim, muitos optam por usá-las como potencializadoras de datas comemorativas sazonais, gerando a inquietação e mexendo com o interesse impulsivo dos impactados.
Simples: o ambiente promocional é chamativo demais!
Em épocas como, por exemplo, a Black Friday, talvez até mais que datas como natal e aniversários, os interesses de consumo da população estão extremamente aflorados.
Isso é um prato cheio para qualquer empresa, mas que devem tomar extremo cuidado: a exposição da empresa em épocas de grande promoções é gigante!
Desta forma, as Landing Pages são ótimas para conseguir oferecer ao público de maneira mais segmentada os produtos que você, empreendedor, mais tem interesse de ofertar.
Isso porque elas podem direcionar os visitantes a produtos escolhidos a dedo, com chamadas exclusivas que tem total potencial de gerar mais interesse nos clientes do que se expostos apenas no e-commerce.
Desta forma, crie uma estratégia prévia e coloque nas Landing Pages os produtos de maior interesse da empresa para o evento, aumentando assim de maneira exponencial a venda destes produtos.
Claro, ninguém vai magicamente encontrar suas páginas, não espere por isso.
Novamente, as técnicas e práticas do Marketing de Conteúdo são as grandes pioneiras de uma estratégia assertiva para conseguir fazer sucesso com suas páginas.
Entre as várias maneiras de entregar suas Landing Pages para seu público-alvo, as principais são:
Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Pinterest entre outras: onde sua empresa está presente?
Suas redes sociais são plataformas muito interessantes para entregar para seu público estes conteúdos, já que o contato é muitas vezes direto e mais intimista.
Compreenda cada usabilidade das redes e o tipo de público presente nela. Quer ir pela estética e a interatividade? O Instagram pode ser uma plataforma excelente, principalmente pelos stories.
Quer colocar um pouco mais de texto? O Facebook é bom para um post um pouco mais explicativo, mas que ainda carrega muito do lado visual.
Agora, a ideia é a linguagem mais técnica e formalizada sobre o tema para mostrar o domínio da sua empresa? Então o Linkedin é possivelmente sua escolha mais assertiva.
Então, entender o público é essencial, assim o conteúdo oferecido será mais bem aceito, gerando mais conversões.
Além de utilizar o tráfego orgânico do seu site para impulsionar suas Landing Pages, o efeito acaba sendo o inverso também!
Quanto maior presença digital você tiver, maior será o número de visitantes em suas páginas. Assim, aproveite conteúdos de seu Blog e faça questão de oferecer conteúdos ricos em seu site para aumentar a presença de sua empresa no Google.
O SEO irá te ajudar muito nesse processo, principalmente se você busca o Ciclo Domination (assunto que aparecerá em breve aqui no Blog da Parafuso).
Vale ressaltar que os conteúdos devem ser inseridos no site/blog de maneira orgânica, sem forçar a barra ou quebrar o interesse do leitor, ok? Caso contrário, ele pode atrapalhar seu ranqueamento no Google!
Essenciais para qualquer estratégia digital para conseguir maior número de visitas, as mídias pagas são grandes impulsionadoras de conteúdo com a intenção de gerar mais conversões.
Assim, é muito comum que Landing Pages estejam atreladas a elas, já que são extremamente eficazes – como já vimos neste conteúdo – para especificar produtos e serviços alvos da campanha.
Portanto, campanhas em Google, Facebook (principalmente pela gigantesca queda de entrega orgânica nos últimos anos) e Instagram serão excelentes para sua estratégia, invista!
Outra boa estratégia para utilizar Landing Pages são os email marketings, já que são ótimos para manter o contato com sua base de clientes já cadastrada.
Além de conseguir compartilhar seus conteúdos e novidades com toda a base, você conseguirá por meio dos emails um relacionamento mais próximo, até chegar o momento que sua empresa será a escolha caso ele, lead, queira um produto com o seu!
Portanto, crie uma boa estrutura de emails, com segmentações baseadas no quão quente o lead está, entregando sempre o melhor conteúdo para o momento certo!
Já falamos aqui no Blog da Parafuso sobre algumas plataformas de relacionamento com o cliente que você pode ler clicando aqui.
Mas de maneira resumida para você, a que mais recomendamos é o RD Station! A Resultados Digitais criou uma plataforma muito útil para conseguir trabalhar com uma base, seja ela grande ou pequena, de maneira muito eficaz.
Com uma opção para produzir Landing Pages com várias opções de templates prontos, além de poder editar do 0 e deixá-la com a sua cara!
A plataforma é paga, mas contêm vários planos diferentes que podem se adequar para suas necessidades!
E aí, já está planejando sua Landing Page? Agora que você sabe pra que elas servem, já pode começar a aproveitar os vários benefícios que elas entregam para sua empresa!
Quer conhecer um bom plano RD Station para começar sua estratégia? A Parafuso tem os melhores pra você, além de te ajudar a falar com sua base da maneira mais eficaz!
Fale com a gente, nós vamos te ajudar a fazer sua Landing Page de sucesso!
À medida que o primeiro semestre chega ao fim, é um momento crucial para as empresas avaliarem seu desempenho, planejarem o futuro e definirem estratégias
Separamos as 10 perguntas sobre SEO que todos mais querem saber e compilamos em um único conteúdo!