O que o Customer Success faz e como sua presença é necessária para sua empresa

Você já ouviu falar do Customer Success? Famoso CS, ele é o profissional que liga a empresa e os clientes de uma maneira muito importante. Veja mais!

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Customer Success é o profissional que visa garantir o sucesso do cliente em sua área de atuação, seja com a venda de seus produtos ou serviços, reconhecimento de mercado ou qualquer outro objetivo desejado por ele.

Basicamente, essa é a função que todo cliente precisa quando o assunto é atendimento e acompanhamento de atividades e resultados. 

Neste artigo vamos falar mais sobre como o Customer Success – ou como é conhecido, o CS – é fundamental para o sucesso de uma empresa no mercado atual.  

Por isso, separe o caderninho de anotações e o cafézinho pra curtir este texto da melhor forma!

 Boa leitura. 

O que de fato o CS faz? 

Como já citado acima, o profissional desta área visa entregar ao cliente os melhores resultados a fim de conquistar o sucesso que ele tanto espera. 

Mas como ele faz isso? Bom, não é uma resposta simples, ou que baseia-se em uma fórmula mágica. 

O sucesso do cliente em si não é algo necessariamente padrão. Portanto, a primeira função do Customer Success é compreender que cada cliente é único, tem suas próprias demandas e principalmente, seus próprios objetivos

Observando que o mercado atual fala muito sobre a experiência do usuário, vender um produto ou entregar um serviço passa de ser uma função simples e mecânica para se tornar personalizável. 

Mais que isso, o atendimento se transforma cada dia mais em uma arma poderosa para trazer real lucro para as instituições, já que o cliente está onde se sente realmente valorizado de alguma maneira. 

Desta maneira, as empresas precisam desenvolver bem seu ciclo de vida, assim como o CS precisa entender e viver este ciclo junto com a empresa. Quando ele fizer isso, ele estará totalmente alinhado com o que a empresa precisa, o que ela deseja.

Lembra que falamos aqui que vender hoje é muito mais complexo que a décadas atrás? Isso não é brincadeira, e para o CS isso deve ser levado muito, muito a sério. Isso porque o que o cliente deseja não necessariamente é o que o CS deseja. 

Como assim? Vamos te explicar: 

O que é sucesso é algo relativo. Para você, talvez sucesso seja estar aumentando suas vendas no fim do mês e gerando mais lucro para o cliente. Isso é ótimo, certo? 

Já pensou se é apenas isso que seu cliente precisa? Para ele, conquistar sucesso possa ser algo não tão palpável como o dinheiro (embora ele busque sim aumentar sua receita). Valorizar o produto/serviço oferecido por ele pode ser o que ele mais busca no momento. 

Assim, lucro não é tudo, e o cliente pode não estar satisfeito com o resultado que você entrega, já que o que ele busca é algo maior até mesmo que o lucro: o valor do produto/serviço para seus clientes

Ainda está confuso?

Vejamos um exemplo: 

Você, CS, pode conseguir por meio de presença digital aumentar a venda em 13% em apenas um mês. Ótimo, você conseguiu atingir a meta esperada e conquistou o sucesso que você queria para aquele mês. 

Mas e seu cliente? Era isso que ele de fato queria? Talvez não só isso. No final, o que ele buscava era conseguir vincular seu produto a um solucionador de problemas para os clientes, apresentando que seus benefícios de fato são relevantes para este público, gerando assim a fidelização. 

Esse exemplo é simples, mas serve para entender que não necessariamente seu cliente buscará, sempre, apenas o lucro. A relevância ou valor do produto pode ser muito mais interessante para ele conseguir manter as vendas, mantendo assim também sua empresa sob controle por mais 6 meses, por exemplo. 

Pegou a ideia? É por este motivo que o profissional de CS tem a obrigação de estar alinhado com seu cliente e deve entender o que a empresa busca, mais do que apenas o que ela precisa. 

É por isso que para muitos estudiosos, o sucesso de um Customer Success está baseado em 3 grandes pilares que devem ser não apenas conhecidos, mas respeitados na hora de desempenhar a função. 

Vamos ver estes pilares a seguir: 

1 – O Engajamento 

Nome comum quando o assunto é sucesso, principalmente devido a grande presença das redes sociais no mercado atual, o engajamento vai muito além de likes e seguidores. 

O que é um cliente engajado para a empresa? Essa pergunta deve comandar os passos do CS para assim, buscar o resultado que o cliente busca. 

O que o cliente final precisa fazer para ser considerado “engajado” dentro das propostas do seu cliente? Realizar 3 compras no mesmo mês? Consumir 10 conteúdos em 15 dias? 

Essa proposta deve estar pensada antes de colocá-la em prática, conseguindo então controlar quem está mais conectado com a empresa e onde este cliente em potencial – lead – está dentro do funil de vendas. 

2 – A taxa de cancelando – Churn

Se vocês estuda sobre Customer Success, você já leu esta palavra incomum em algum lugar: o Churn. Conhecido como a taxa de cancelamento de um cliente com a empresa, sendo assim, área que requer muita atenção. 

Quanto menos clientes se desligarem da empresa melhor, por isso, o Customer Success deve prever os supostos churns e revertê-los em clientes engajados novamente. 

Conseguindo antecipar o churn, você será capaz de realizar ações e planejamentos junto a empresa para evitar que o churn aconteça. É muito importante entender também que o churn não é algo repentino. 

Geralmente, ele vem de uma caminhada maior de descontentamento com os serviços prestados ou produtos oferecidos. Desta forma, é necessário um estudo mais aprofundado em como este cliente está sendo tratado e quais são suas queixas.

Não negligencie a opinião de seus clientes, nunca. A saúde de seus clientes é importante para compreender como ele agirá, e deve ser acompanhada de muito perto.

 Conseguindo fazer isso, você poderá evitar crises mais facilmente, além de conhecer melhor o cliente e como ele pensa e age, atuando de maneira mais eficaz para que ele continue a caminhada com você. 

3 – Análise de métricas 

Seu cliente precisa saber que o que você está fazendo está agregando para a empresa dele. Não adianta gerar resultados no escuro

Para conseguir fazer esta entrega, existem inúmeras ferramentas no mercado. Entre elas, várias delas mostram a satisfação do cliente, pesquisas mais estruturadas e várias outras funções. 

Entre estas ferramentas, o CS conseguirá ver como anda o cliente, se existe possibilidade de churn e várias outras coisas, meses antes! Por isso, investir em ferramentas pode aprimorar muito a funcionalidade deste serviço e agregar muito para a empresa. 

Entre eles, os mais famosos são o Health Score, plataforma que visa entender e analisar a “saúde do cliente”, como está sua satisfação com os serviços/produtos oferecidos e onde está sua taxa de churn, se ele está em risco ou preparado para upsell, por exemplo. O NPS – Net Promote Score também está entre os queridinhos, que funciona como um sistema de pesquisa de satisfação numérica. 

Aquela famosa pergunta: “de 0 a 10, qual a possibilidade de você entrar no blog da Parafuso e ler outro artigo maravilhoso igual esse?” é o exemplo perfeito de uma pesquisa NPS. 

Ela parece ser muito básica, mas é possível adquirir várias novas ideias para o time de marketing e CS, principalmente quando a pesquisa é um pouco maior. 

Além disso, é uma ótima função para entender como os clientes estão interagindo com a marca e o que pode ser melhorado, vale a pena investir! 

Entregar esse tipo de métrica para seus clientes será de extrema relevância para que ele veja real valor no que você faz, no que entrega e mostrará para ele que seus serviços são de fato valiosos. 

Seja esperto!

O Customer Success é cada dia mais necessário para conseguir criar uma marca bem vista e realmente relevante para a vida das pessoas. Esse tipo de valor, hoje em dia é tudo!

Por isso, se sua empresa visa o crescimento da maneira correta, certifique-se de ter um bom profissional de CS para acompanhá-lo nesta caminhada! 

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