
Transforme Seu Segundo Semestre: Avaliação, Planejamento e Execução com Marketing Digital
À medida que o primeiro semestre chega ao fim, é um momento crucial para as empresas avaliarem seu desempenho, planejarem o futuro e definirem estratégias
Que qualquer empresa precisa de uma boa gestão não é segredo pra ninguém, correto? Mas você sabia que existem ferramentas que te ajudam a desenvolver melhor o papel de gestor?
Elas servem não só para organizar, mas também planejar como o futuro da empresa vai seguir. Sendo assim, essencial para deixar tudo mais claro e prático para todos.
Então, criamos este post para você, que precisa de ajuda para aprimorar os métodos de gestão da sua empresa! Portanto, confira essas 4 ferramentas, boa leitura!
O Trello é uma ferramenta para organização que pode ser utilizado de maneira gratuita. Acessado diretamente pelos navegadores (Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari e Internet Explore), sem a necessidade de downloads, ou pela instalação do app próprio do Trello para smartphones.
Vale ressaltar que existe a possibilidade de um plano gold que libera outras funcionalidades, embora o uso gratuito seja extremamente útil e funcional.
A plataforma funciona como uma planner divisório, em “boards”, onde é possível criar diferentes boards a fim de separar as funções, as páginas e até mesmo em empresas e clientes.
Dentro de cada Board, você utilizará cartões. Cada cartão é alterável e serve para delegar funções, separar tarefas e acompanhar o andamento dos projetos.
Seu uso é simples e intuitivo, e a gestão pode ser realizada de forma conjunta e cooperativa. Por exemplo, é possível separar os cartões como uma lista de tarefas, do início até sua conclusão.
Isso significa que é possível criar uma linha de produção, desde a liberação da tarefa até sua conclusão. Os cartões podem ser “arrastados” entre as diferentes colunas a fim de seguir este fluxo.
Além disso, também é possível realizar comentários, marcar outros participantes de cada Board (que são adicionados pelo gestor), etiquetar cada cartão com suas devidas funcionalidades e muito mais.
Um dos seus principais diferenciais é que a plataforma é extremamente visual, sua organização é 100% editável e, com a possibilidade de etiquetar os cards, seu acompanhamento é extremamente fácil.
A Análise SWOT é uma das principais (e indispensáveis) ferramentas mercadológicas para entendimento e gestão de campanhas e empresas.
Com a ajuda dela, você consegue entender melhor sobre sua empresa, sobre seus objetivos e seu uso ilumina as ideias previstas para o planejamento futuro.
SWOT é a junção das principais características observadas neste método. É uma análise que busca entregar um diagnóstico útil do funcionamento da empresa, permeando por meio dela, as decisões futuras.
Esse estudo serve para verificar possibilidades, principalmente quando se trata da tomada de decisões que deverão ser tomadas. Portanto, podemos dizer que ela a balança entre os pontos positivos e negativos que permeiam sua escolha.
Como mencionado, SWOT é a junção das quatro palavras de estudo:
Strenghts (Forças) – É o estudo que visa entender os pontos fortes da empresa e/ou campanha à ser aplicada.
Weakness (Fraquezas) – É a análise dos pontos fracos que podem prejudicar o resultado final.
Opportunities (Oportunidades) – É a análise das oportunidades que podem ser aproveitadas para conseguir bons resultados, ou para aproveitar momentos oportunos para aplicar inovações, etc.
Threats (Ameaças) – Momento de observar as questões que podem não ser vantajosas para o investimento da empresa. Aqui entram os concorrentes diretos e indiretos e os trabalhos que eles estão desenvolvendo.
O estudo dessas quatro questões é o que faz com que a análise SWOT possa ser útil para a empresa, já que ela dá a oportunidade para se preparar para possíveis problemas e enxergar oportunidades antes não cogitadas.
É com este modelo de quadro, geralmente feito digitalmente ou escrito, que a análise SWOT é aplicada.
O ideal é que seja feito em um momento de brainstorming, em conjunto, já que diferentes pontos de vista podem agregar muito mais aos dados que a análise pode entregar.
Você já deve ter visto que ao adquirir um novo smartphone, alguns dos aplicativos do Google são instalados a fim de ajudá-lo na vinculação de suas contas.
Essa rede de aplicativos se chama G Suite: uma lista de funcionalidades disponibilizadas pelo Google para a instalação, seja em aparelhos móveis ou computadores.
Nesta plataforma constam aplicativos que estamos mais que acostumados em usar, como o Gmail, o Google Drive (um dos principais meios de armazenamento), o Google Agenda, também muito utilizado para se programar para compromissos e afins, entre outros.
Uma diferença é que no G Suite existem 3 planos diferentes, sendo eles:
Outra ferramenta – e essa não necessariamente digital – são os organizadores queridinhos de muita gente.
Muito comum em papelarias por todo o Brasil, de vários modelos e cores, mas também disponíveis em modelos digitais (para quem prefere não trabalhar com papelaria por aí), os Planners são utilizados para separar dados, atingir resultados esperados, e muito mais.
Ele funciona de forma simples: São tabelas, gráficos e quadros para programar, planejar e gerir dados relevantes para sua empresa. Sejam lançamentos de produtos, serviços, agendamento de postagens ou datas de anúncios, tudo vai antes para o Planner!
É uma forma extremamente prática de se programar, entender melhor o que ainda falta para ser produzido e evitar problemas futuros. Também é prático para encontrar possíveis erros e conseguir consertá-los rapidamente sem atrapalhar sua gestão.
Além disso, ele também serve para a pós produção, já que devido a sua estrutura organizada, ele ajuda a analisar dados. Portanto, sua utilidade vai muito além do que deixar tudo segmentado: ele também te mostra os resultados de forma eficaz.
E aí, gostou das dicas? Se você pretende otimizar o processo de gestão e organizacional da sua empresa, aposte em ferramentas que te ajudem neste processo!
Então, quer mais dicas como estas? Confira outras dicas interessantes aqui no blog, e lembre-se de seguir a Parafuso nas redes sociais!
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