Plataformas de E-commerce: conheça as mais recomendadas do mercado!

Quer abrir sua loja virtual? Conheça as melhores plataformas de E-commerce disponíveis no mercado e saiba qual pode te atender melhor!

Compartilhe esse post

O E-commerce hoje é fundamental para a maiorias dos negócios. Atendendo diversos segmentos, estar no meio digital ajuda muito nas vendas.

Mas, como aplicar um E-commerce ao meu site? Vale a pena? Falaremos sobre isso no post de hoje, então continue a leitura! 

Quem o E-commerce atende?

Antes de qualquer coisa, precisamos responder esta pergunta. No entanto, a resposta para essa pergunta é simples: basicamente todo empreendedor. 

Alguns poucos segmentos ficam de fora, como produtos que exigem muitos testes e um nível maior de experiência, como veículos, por exemplo (embora os demais serviços atrelados ao serviço funcione). 

Mesmo assim, é bom entender que seja como for, a construção de um e-commerce para um empreendedor é de extrema importância. 

Existem pessoas que já utilizam de espaços de marketplace por aí, como o Mercado Livre e outros modelos parecidos, onde essas pessoas comercializam seu produtos no meio digital. 

Por isso, estes canais de vendas pode ser muito interessante para esses empreendedores, que podem aproveitar de um espaço próprio para comercializar seus produtos/serviços. 

Mas, sendo um usuário experiente ou novato, é necessário muito cuidado na hora de aplicar a loja virtual para seu negócio, já que ele pode ser um famoso “tiro no pé”. 

Como assim? Simples, a loja virtual abre a empresa para novos horizontes, e toda essa visibilidade deve ser acompanhada de um sistema de atendimento adequado.

 Caso contrário, pode acontecer uma rejeição do público devido a de atendimento, além dos problemas técnicos, como dificuldades em acessar a página, velocidade de carregamento entre outras.

Por isso, saiba que ao decidir criar uma loja virtual, você deve se preparar para este modelo de comércio para conseguir aprimorar sua marca, e não destruí-la. 

E quais as plataformas mais recomendadas? 

Obviamente, como todo produto digital, existem inúmeras plataformas diferentes no mercado para o desenvolvimento de uma página e-commerce. 

Portanto, aqui abordaremos as mais utilizadas do mercado, assim como outras opções. O intuito é expandir suas possibilidades e ajudar a todos vocês, leitores, a tomar suas decisões. 

Magento 

A Magento é hoje, a maior plataforma para criação de comércio digital no mercado. Um grande diferencial da marca é que ela atende desde clientes pequenos até multinacionais. 

Como exemplo de clientes que usam a plataforma, podemos mencionar marcas como a Riachuelo, a Adidas, o Burguer King, a Saraiva entre milhares de outras. 

Só aí, já podemos entender que ela é uma das queridinhas dessa lista. Sendo assim, podemos afirmar para vocês que ela é um investimento seguro para investimento. 

A marca entrega um sistema completo e cheio de recursos, tudo isso com um custo benefício muito interessante. Mas sim, ninguém é perfeito, e a marca não está livre de reclamações. 

Entre as críticas aos serviços prestados pela Magento, estão a complexidade dos sistemas operacionais e até mesmo da experiência para o cliente. 

Há quem reclame também do sistema em si: muitos usuários acham que as lojas virtuais criadas pela marca sejam lentos e contêm problemas de carregamento. 

Como tudo tem seus dois lados, muitos também vão para o outro lado da briga e elogiam a marca. Entre as qualidades destacadas da Magento estão: 

  • Utilização global;
  • Plataforma Open Source, o que entrega maior segurança para o contratante;
  • Recursos extremamente avançados para aprimorar as vendas;
  • Uma ótima plataforma de métricas e SEO;
  • Grande display de templates e ótimas possibilidades de personalização;
  • Propriedade da loja e todos os canais que a rodeiam; 
  • Suporte para vendas internacionais;
  • Plataforma segura e estável, que dificilmente sai do ar ou coisas do gênero. 

Por isso, o público tende a aceitar mais a marca do que à rejeitar. Sendo assim, podemos concluir que se a Magento não é a mais recomendada, ela definitivamente está na lista das melhores. 

Woocommerce

Outro queridinho da galera que está crescendo a cada dia no Brasil é o Woocommerce. 

Ele é um plugin vinculado a plataforma do WordPress, uma das principais plataformas de criação de sites e blogs, extremamente recomendada entre as disponíveis do mercado. 

Assim, a entrada do Woocommerce vem como um bônus extremamente interessante, já que ele, diferente de seu maior concorrente citado no texto acima, é totalmente gratuito. 

O WordPress é, de modo generalizado, gratuito (existem opções pagas para liberações específicas). 

Por isso, podemos entender seu crescimento dentro do mercado, já que a possibilidade de desenvolver um projeto de e-commerce completo sem gastar muito brilha nos olhos de muitos empreendedores. 

Vale ressaltar que as funcionalidades do plugin são excepcionais, funcionam perfeitamente e são editáveis de acordo com o interesse do usuário. 

O combo perfeito

Portanto, o combo WordPress + Woocommerce tem em seu custo benefício um grande diferencial. mesmo sua abrangência sendo, talvez, inferior ao seu concorrente direto citado acima. 

Já conhecido como um sistema de gestão de conteúdos (CMS – Content Management System, no nome original) excelente, o WordPress é uma plataforma intuitiva e amigável. 

Esta qualidade reflete diretamente no modelo de loja virtual criado pelo plugin, o que deixa a experiência do usuário muito melhor. 

Se você entende um pouco de marketing e SEO, já sabe que a experiência do usuário é o foco do Google. Sendo assim, quanto mais sucesso sua loja fizer agradando os usuários, mais irão chegar. 

Ressaltando também que estar entre os 3 primeiros na pesquisa do Google pode aumentar suas vendas em quase 80%. 

Voltando as qualidades do plugin, estão destacadas o fácil aprendizado no sistema, assim como o fácil processo de otimização dentro dele. O número de especialistas em WordPress também é importante, já que ele acaba se aprimorando cada dia mais. 

Ele também permite a integração entre outros sistemas, além da utilização dos outros plugins disponíveis na plataforma que à deixam extremamente funcional. 

A personalização é rápida e cheia de opções, além de uma infinidade de opções para a personalização da loja virtual. Por estes motivos, o combo WordPress + Woocommerce é super recomendado para pequenos negócios. 

Quais outras opções eu tenho? 

Bom, explicadas as duas principais segundo os dados gerais de uso, agora daremos 3 opções de plataformas que também são bem avaliadas para criar uma loja virtual. 

Wix

Quem nunca viu um anúncio no YouTube do site Wix, não está mexendo na internet de forma correta. 

A plataforma concorrente do WordPress em criação de sites e blogs também fornece a opção de criar uma estrutura para e-commerce. 

Ele é uma boa recomendação para quem não tem experiência em desenvolvimento de estruturas como essa, isso devido a sua maneira fácil, prática e intuitiva de edição e diagramação. 

A diagramação para os dispositivos móveis também ajuda a estruturar bem uma loja virtual funcional, que seja fácil de gerir e esteja acessível para todos os públicos. 

O sistema de acompanhamento de entregas e recebimento de contas é excelente. Além disso, o Wix permite o pagamento por meio do Pay Pal, boletos bancários e cartões de crédito sem a necessidade de pagar comissões. 

PrestaShop

Entre as plataformas para o desenvolvimento de lojas virtuais, o PrestaShop se destaca pelo seu uso intuitivo, sem poluições visuais. 

Ele é bem elogiado por seus usuários, e a facilidade de utilizar o sistema e criar/adicionar novos produtos também faz com que a plataforma entre na lista dos bons sistemas de e-commerce. 

Ele é uma plataforma de fácil instalação e é mais focada em atender pequenas e médias empresas. 

Open Cart

Outro sistema que tem como foco a praticidade e a utilização fácil e leve, a plataforma Open Cart tem uma lista extensa de benefícios. 

Com ela, você tem a possibilidade de utilizar outros idiomas, acesso a cadastros ilimitados de produtos, marcas e departamentos. 

O sistema também tem uma vasta gama de suportes (imagens, google merchant e vários outros), facilitando a utilização. Consegue também criar e enviar newsletters, aprimorar um sistema de entrega e devolução de produtos entre outros serviços. 

 

Gostou de aprender mais sobre os sistemas de E-commerce? Esperamos que vocês consigam se decidir e fazer o melhor investimento para iniciar e/ou impulsionar a loja virtual de vocês! 

Conhece outras plataformas? Comente a que você usa pra gente! Aproveite e siga nosso Instagram e acompanhe nosso blog, tem sempre conteúdos frescos para vocês!

Acompanhe nossos conteúdos

Deixe seu comentário