Quase 1000%: A Parafuso e o mercado de agências

A Parafuso tem crescido todo ano! Mais que isso, o mercado de agências também cresce exponencialmente anualmente. Entenda mais sobre o mercado de agências!

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As agências de marketing digital crescem no mercado nacional, e tendem a crescer mais ainda.

Estudos recentes realizados em conjunto pelas empresas Resultados Digitais e Rock Content, trazem grandes novidades sobre como o mercado de agências digitais vem crescendo no país. 

Portanto, prossiga a leitura desse artigo e entenda melhor sobre o funcionamento, principais serviços e várias outras questões que rodeiam as agências de marketing digital e publicidade. 

Os modelos de agência

Para entender sobre os serviços, antes é necessário conhecer sobre quais são os tipos de agência que estão no mercado. 

Existem diferentes nomenclaturas para esse modelo de negócio, além de várias empresas híbridas ou extremamente segmentadas. 

Entre elas estão as Agências de Comunicação, Agências de Publicidade, Escritórios de Design, Agências de Consultoria de Marketing, Agências de Marketing Digital e muitas outras. 

Mas vale ressaltar uma coisa muito relevante: 43,2% dos respondentes se autointitulam Agências de Marketing Digital. 

Entre elas, existem agências como a Parafuso Creative Station, empresa belorizontina em pleno desenvolvimento focada no modelo híbrido, com atendimentos especializados em design, produção de vídeos, social media e claro, marketing e marketing digital. 

Com crescimento de 960% em seu primeiro ano, a empresa se torna referência como uma empresa do segmento pode crescer de maneira exponencial apenas entregando resultados significativos para seus clientes. 

E aí se cria o questionamento: Como? Bom, existem diferentes formas de crescer no mercado digital.  

Observando um pouco mais sobre a pesquisa mencionada no início deste texto (que você pode ler na íntegra clicando aqui), é possível observar que em vários casos, empresas veem como oportunidade a criação de nichos de mercado. 

Assim, tornar-se referência em uma área específica pode aumentar exponencialmente a relevância de sua agência dentro daquele nicho.

É uma jogada inteligente e sonho de muitas empresas por aí, mesmo não sendo uma obrigação. 

As empresas híbridas como a Parafuso são bons exemplos que ser nichado não é uma obrigação, mesmo que seja funcional. Inclusive, a dificuldade de não ser especialista em uma área pode ser maior. 

E como administrar?

Sendo especialista em Marketing Digital! 

Sim, você pode ser nichado e saber tudo sobre a área de seus clientes, mas se você não ter um grande conhecimento em Marketing Digital, estará fadado ao fracasso. 

O processo não é simples, e é por isso que a Parafuso se destaca: Os métodos eficazes de prospecção de leads trazem para os clientes segurança e lucro, acarretando de forma natural o crescimento da agência. 

Além disso, vale ressaltar que segundo a pesquisa, a maioria da aquisição de novos clientes é realizada por indicações de clientes ou parceiros. Sabendo disso, entregar o melhor para seus clientes atuais é quase uma fórmula de prospecção de sucesso, o que a Parafuso faz muito bem. 

A presença ativa do CEO com a equipe também é um diferencial, que em conjunto trabalha o melhor funcionamento dos serviços, ajudando também a construir um clima organizacional mais agradável e linear. 

As orientações do CEO em conjunto com o setor comercial também são bastantes funcionais para a equipe – ou responsável solo – do setor, mesmo sendo ideal que o comercial funcione de maneira independente. 

O marketing de conteúdo também é uma boa estratégia, já que é um dos modelos mais importantes hoje dentro do marketing digital.

A prospecção de clientes com o uso desta técnica é fundamental e, para quem busca crescimento digital, quase obrigatória. 

Mas afinal, o que a Parafuso oferece para funcionar tão bem? 

Com o aumento do número de clientes das agências, é importante que a empresa saiba muito bem o que ela produz e seja 100% sincera consigo mesma (e com seus clientes, claro).

Entre os serviços mais comuns, estão os trabalhos com mídias digitais como Google e Facebook ads, famosas mídias pagas, além de serviços de social media e marketing de conteúdo. 

Interessante ressaltar que coincidentemente – ou não – estes são os três principais serviços em exponencial crescimento e desenvolvimento entregue pelas agências, segundo a pesquisa. 

Talvez por isso, o start rápido da Parafuso dentro dessas áreas ajudou no pleno desenvolvimento da empresa de forma tão veloz – afinal, foram MIL por cento!

Outra vantagem é o uso das ferramentas e plataformas de automação de marketing, que auxiliam muito na entrega de resultados a um número maior de leads de forma organizada e funcional. 

O crescimento desse tipo de plataforma também cresceu, uma grande dica para quem ainda não é adepto. Para entender melhor, bastante ver que em comparação com o ano de 2018, o aumento foi de 16,8%, alcançando mais da metade dos votantes da gigante pesquisa. 

Ainda não está convencido? Na Parafuso existem clientes com cerca de 5 mil leads atendidos e “alimentados” por fluxos de automação, sempre entregando bons resultados. 

Legal, certo? Então seja você um empresário ou apenas um interessado, essa é a hora de anotar em um post it “utilizar ferramentas de automação” para não esquecer! 

Quais os melhores conteúdos que devo me preocupar em produzir?

Pergunta difícil, certamente. Impossível? Não mesmo!

Entender quais os melhores conteúdos é uma tarefa muito, muito complicada, principalmente se você não trabalha com um modelo nichado de clientes. 

Mas felizmente, é possível e funciona de maneira muito eficaz. Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são os assuntos indispensáveis nessas horas. 

Observando a pesquisa, marketing de conteúdo é uma das realidades presentes nas agências, não apenas por sua funcionalidade, mas também pelo fator financeiro. 

Como assim? Simples, é uma forma gratuita de trazer tráfego para seu site, aumentar a relevância e credibilidade da sua empresa na internet e muito mais. 

Assim, fica bem fácil entender porque dentro dos gráficos, a diferença é tão visível. Ocupando o terceiro lugar, antes ocupado por outra função, o marketing de conteúdo é um dos queridinhos das agências que buscam ajudar seus clientes da maneira mais eficaz, seguido pela criação de sites. 

Ele exige grandes esforços, principalmente de tempo e qualidade, já que a competição não é nada fácil.

Aqui, entram técnicas complexas como o SEO (técnica de ranqueamento, outra função presente na lista), que quando bem-feitas, viram o jogo para o crescimento de muitas empresas por aí. 

Uma boa opção:

Os blogs também são grandes pioneiros do aumento de tráfego e consequentemente, de vendas. O SEO presente nos conteúdos faz o Google entender que aquelas informações podem ser relevantes para o público, priorizando sua aparição nas pesquisas da plataforma. 

Blog da Parafuso é um exemplo disso, que organicamente aumentou a visita do site de maneira satisfatória já nas primeiras semanas de uso. 

Além disso, o inbound marketing se torna uma das principais maneiras de se vender, afetando diretamente o setor comercial, que trabalha com atendimentos muito mais personalizados com os clientes. 

Fomentando o mercado da produção de conteúdo, dentro desse novo processo de vendas chamado de Inbound Sales, as agências conseguem organizar melhor seus leitores, leads e clientes de maneira mais adequada, como podemos ver até nas funções dos Hunters (chamados também de SDR ou Pré-vendas).

Nesse processo, inclusive utilizado pela Parafuso, os leads são separados em uma espécie de triagem, onde são analisados perfis de clientes e parceiros, buscando entender o que é melhor não apenas para os leads, mas também para a própria empresa. 

Assim, o marketing de conteúdo ajuda no processo de vendas de maneira indireta, onde sua funcionalidade toma outras proporções. 

Resumindo, mais um post it para você colar na sua tela!

Além das produções que envolvem o marketing de conteúdo, é necessário também trabalhar com as outras áreas de relacionamento, reafirmação de marca e prospecção de clientes. 

Entre elas, estão: 

Social Media 

Estar presente na internet, nesta altura do campeonato, é indispensável. Por isso, utilizar sabiamente as redes sociais será de longe uma das melhores maneiras de reafirmar a marca, o que ela prega e o que ela faz no grande mercado. 

Manter um bom relacionamento sem perder a identidade da empresa é difícil, principalmente quando envolver o lado emocional de cada um – funcionários, clientes e parceiros -, mas ele deve ser controlado. 

São ótimas para tirar dúvidas, cuidar de crises que venham a acontecer entre várias outras vantagens. 

Mídias pagas 

Um dos mais reais investimentos que uma empresa pode fazer nas redes sociais. Trabalhar com os ads (Facebook, Instagram, Google e afins) são grandes divisores de águas: Os que fazem sucesso, e os que não fazem. 

É tão relevante que existem empresas hoje que investem milhões em apenas um post de Facebook, por exemplo, entregando um só conteúdo para milhares de pessoas para alcançar algum objetivo específico. 

Trazendo para uma realidade mais palpável, tomemos um exemplo da Parafuso quando falamos de uma campanha de Facebook Ads. 

Um dos clientes da agência realizou uma campanha que estava planejada para pouco mais de um mês. A campanha teve de ser cancelada em 15 dias, porque o número de leads alcançados estava sobrecarregando o setor comercial! 

Com apenas 3 dias (sexta, sábado e domingo), a Parafuso conseguiu 500 leads! Esse se tornou um dos cases de sucesso da empresa, e mostra de forma prática o quanto uma mídia paga bem realizada, segmentada e produzida pode ter efeito para os resultados de uma empresa. 

E o que as pessoas buscam ao contratar uma agência de Marketing Digital? 

O trabalho árduo das agências não é à toa: Não é fácil manter-se vivo na internet, não positivamente pelo menos. 

Por isso, credibilidade da marca é um diferencial que poucas empresas realmente têm, e é também umas das maiores buscas de quem contrata os serviços das agências. 

Além disso, campanhas de Branding e Rebranding são muito procuradas, principalmente por quem busca mudar os ares da empresa, atualizar identidades visuais e afins. 

Claro, resultados ainda estão presentes nos maiores desejos, uma surpresa para 0 pessoas. Mas aqui tem um detalhe muito importante: Resultado não necessariamente é financeiro, isso depende do que a empresa busca. 

Muitas vezes, aumentar a base de leads é mais viável para uma empresa que já tenha muitos clientes. Para outras, ter uma página do Instagram que converse bem com seu público.

Sendo assim, saber o que quer, quando quer (sistema de metas) e como quer, é o que move a maioria das empresas a procurar os serviços das agências de marketing digital e publicidade. 

E quais os maiores benefícios de escolher uma empresa de Marketing Digital? Porque não escolher outro modelo? 

Tudo bem, até agora falamos muito bem sobre os resultados que as agências de Marketing Digital entregam, como por exemplo, a Parafuso. 

Mas porque escolhê-las? 

Além dos resultados, o controle que as agências entregam são muito relevantes para quem busca crescer no mercado.

Os acompanhamentos metrificados ajudam a ter maior controle dos leads que chegam, saem e podem, possivelmente, entrar.

Mais que isso, as possibilidades de segregação são mais eficazes, alcançando seu público-alvo de maneira mais assertiva, impulsionando a geração de leads e vendas. 

O controle do ROI (Retorno por investimento, na tradução comum) e do CAC (Custo de aquisição de cliente) também são mais funcionais com as métricas alcançadas no marketing digital. 

Portanto, é mais interessante para os clientes – e mais funcional para as agências – utilizar desses processos de levantamento de dados para melhorar seus resultados de maneira mais rápida. 

E quais as principais dores das agências? 

Bom, as agências tradicionais jogam muitas vezes no escuro: uma campanha pode dar certo, ou muito errado, e esse dado só será descoberto após o lançamento. 

Com as novas técnicas, hoje é mais fácil conseguir acertar na escolha de público, mas ainda é um risco que as agências deste modelo enfrentam. 

Já as digitais sofrem com a desvalorização do serviço, principalmente financeiro, muitas vezes pela falta de conhecimento do público geral sobre o marketing digital e seus processos.

Além disso, muitas agências sofrem com a precificação, muitas vezes tornando o mercado muito desbalanceado, seja para mais caro ou para mais barato.

Por isso, agências como a Parafuso entendem que os processos devem ser muito bem articulados e apresentados aos clientes, a fim de ajudá-lo a conhecer mais sobre o que a agência faz, como faz e para quais fins. 

Os cases de sucesso ajudam, dando um norte para os novos clientes do que eles podem alcançar. 

Invista com sabedoria!

Escolher uma agência para trabalhar pode ser algo arriscado. 

Por isso, temos três dicas finais para você, que está interessado em contratar uma agência para ajudá-lo a melhorar o reconhecimento da sua empresa: 

 

  • Aposte em uma empresa com bons cases de sucesso, palpáveis e que trabalham um bom diálogo
  • Conheça bem a estrutura da agência, seus processos e como você fará parte deste processo criativo
  • Você precisará de contato frequente, por isso, uma agência acessível será muito importante para mantê-lo por dentro de tudo que será desenvolvido para sua empresa

 

Seu dinheiro precisa ser bem utilizado: faça bem sua pesquisa e não deixe de utilizar as várias práticas que o Marketing Digital pode oferecer para colocar sua empresa no topo! 

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