Transforme Seu Segundo Semestre: Avaliação, Planejamento e Execução com Marketing Digital
À medida que o primeiro semestre chega ao fim, é um momento crucial para as empresas avaliarem seu desempenho, planejarem o futuro e definirem estratégias
Precisando daquela dica marota sobre alguns mitos que circulam no Marketing Digital? Então separe o café, umas bolachinhas e aproveitem esse conteúdo!
Nele, você poderá tirar dúvidas e entender melhor questões pontuais que podem te ajudar a aprimorar sua estratégia de Marketing Digital, identificar problemas em produção de conteúdo e muito mais!
E aproveite também nosso E-book sobre os Mitos do Marketing Digital e veja vários tópicos que não puderam entrar neste texto! Boa leitura!
Não, não e não! Esse erro super comum e que possivelmente atrapalha muitas empresas por aí.
O Marketing de Conteúdo é de fato para sua Persona. Vamos do início: você conhece o conceito de persona?
A persona de uma empresa é um modelo fictício de cliente perfeito, totalmente compatível com o produto/serviço que a empresa oferece.
Ou seja, ela é a representação do seu público, afetando dentro dos processos de marketing não apenas quais os tipos de conteúdo devem ser produzidos, mas também o comportamento que a empresa deve seguir, tipo de linguagem entre vários outros aspectos.
Assim, o Marketing de Conteúdo deve ser criado para ela, a representação direta do seu público alvo. Pensando neste rumo, você conseguirá criar conteúdos que atendem diretamente as dores de quem te acompanha, criando mais intimidade e credibilidade com eles.
Além disso, vale lembrar que ao produzir a persona para definir as estratégias e metodologias do Marketing de Conteúdo, você poderá utilizá-la para outras áreas dentro da empresa.
Novamente, não. Os blogs são plataformas interessantíssimas e que conversam muito com as estratégias de Marketing de Conteúdo, mas não sustentam todo o processo sozinhos.
Assim, colocar o uso frequente do blog da sua empresa é sim uma ótima ideia, mas você não pode parar por aí e acreditar que sua empresa vai mudar da noite pro dia.
Até por que, vale lembrar que as metodologias do Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são planejamentos de médio-longo prazo.
Por isso, agregue o uso dos blogs na sua estratégia juntamente com a produção de E-books, Webnars, frequência nas redes sociais e conteúdos sempre relevantes para sua persona.
Lembre-se: integração entre mídias é um gigantesco diferencial, aproveite!
Talvez te ajude, embora não seja uma obrigação!
A verdadeira diferença sobre o uso do blog e sua frequência é a periodicidade!
Ou seja, não é necessariamente sobre a quantidade, mas sim a qualidade. Ninguém, repetindo, ninguém, lê conteúdos irrelevantes, fracos de embasamento ou de caráter duvidosos.
Portanto, para realmente ser notado e criar a credibilidade que sua empresa precisa alcançar com o uso do blog nos grandes buscadores (Google, Bing e afins), é importante que você saiba sobre o que fala com propriedade e com uma frequência confortável para seus leitores.
Produções para blog tem mais a ver com conteúdos atemporais, ou até mesmo super nichados, com foco total dentro dos interesses do público alvo.
Assim, textos como “O que é o Marketing de Conteúdo” ou “5 livros para quem busca aprender sobre Marketing Digital” são bons exemplos de conteúdos relevantes para quem busca aprender e que não “perdem a validade”.
Por isso, invista nos conteúdos corretos, no tempo certo. Não deixe seu público aguardando conteúdos por muito tempo, mas também não os sature com conteúdos demais e qualidade de menos. Encontre a medida perfeita!
Novamente começando a lista com um belo não. O número de seguidores é importante, mas a qualidade deste público, por exemplo, é muito mais relevante para sua empresa.
Como assim? Explicando de uma maneira prática: O que você, empreendedor, prefere?
Ter 10 mil seguidores fãs de carros no Instagram, onde você comercializa bicicletas com a intenção de diminuir poluentes no planeta.
Ou prefere ter 3 mil seguidores que não só entendem o que você quer como mensagem, mas também apoiam a prática a ponto de influenciar outras pessoas a fazer o mesmo?
É sobre isso que métricas como essas falam: a qualidade é, na grande maioria das vezes, é mais relevante que a quantidade.
Isso porque desenvolver uma base de apoiadores à marca, o que ela fala e o que vende é mais interessante que ter um número gigante de pessoas que não necessariamente compram sua ideia ou seu produto.
Ainda nesta ideia, ter uma base mais fiel, que acredita no que você oferece, abre espaço para fãs que influenciam outras pessoas a comprar o que você oferece, além de serem por si só, possíveis clientes.
Por isso, é importante segmentar e entender seu público, onde ele está e como conquistá-lo, criando assim uma base muito mais forte, não necessariamente com números exagerados, mas que disseminam sua empresa como algo positivo a todos de forma muito mais eficaz.
Antes de qualquer coisa: como você pode afirmar isso? Com a era digital que vivemos mais forte que nunca, é muito comum que pessoas dos mais diversos locais, gêneros, idades e afins estejam presentes nas redes.
Assim, afirmar sem uma pesquisa muito minuciosa que seus clientes não são pessoas presentes nos inúmeros cenários digitais é quase uma prepotência.
Analisemos alguns dados sobre a presença de usuários nas redes sociais:
Facebook: Mais de 2 bilhões de usuários mundialmente, sendo 130 milhões brasileiros
Instagram: Mais de 400 milhões de usuários, sendo 69 milhões brasileiros. Além disso, o Instagram domina os gráficos como a rede queridinha da galera
Youtube: Mais de 1 bilhão de usuários, o Youtube é a segunda maior rede, atrás apenas do Facebook.
Twitter: Mais de 300 milhões de usuários, sendo aproximadamente 30 milhões de brasileiros
Linkedin: Mais de 300 milhões de usuários, entre eles, grande parte são representantes de empresas do mundo inteiro
Pinterest: Atingindo quase de 300 milhões de usuários mundialmente, o Pinterest tem crescido muito com mais de 100 milhões de usuários no Brasil
Whatsapp: Com cerca de 1,5 bilhão de usuários mundialmente, a rede de mensagens atinge quase metade da população brasileira!
Sendo assim eu te pergunto: tem certeza que seus clientes não estão nas redes sociais?
Pesquisa e confirme dados antes de negar o uso das redes, por que ao fazer isso, você pode estar perdendo as melhores oportunidades para sua empresa!
Se anteriormente nós falamos sobre a necessidade de estar presente nas redes é de extrema relevância para sua empresa, é necessário entender onde.
Por isso, ainda trabalhando o lado da pesquisa para entender seu público alvo, conheça onde eles estão!
É extremamente importante para seus resultados saber em quais redes você precisa investir para se comunicar da maneira mais adequada com seu público, evitando gastos desnecessários e esforços que não trarão retorno.
Além disso, vale ressaltar que as redes sociais são diferentes, e o comportamento dos usuários é diferente de rede para rede. Isso quer dizer que, um mesmo usuário tem hábitos no Facebook que podem ir em total contrapartida com seu comportamento no Twitter, por exemplo.
Sendo assim, suas estratégias devem ser diferentes para cada rede, visando sempre impactar da maneira correta o público e atender as demandas deste grupo.
Gerir redes sociais não é uma tarefa fácil, principalmente quando são várias. Por isso, valorize sua mão de obra e foque seus esforços onde realmente traz resultados efetivos para sua empresa.
A resposta é sim! Conheça com quem você trabalha e conte com a excelência de trabalho de quem busca o crescimento da sua empresa com você.
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