
Transforme Seu Segundo Semestre: Avaliação, Planejamento e Execução com Marketing Digital
À medida que o primeiro semestre chega ao fim, é um momento crucial para as empresas avaliarem seu desempenho, planejarem o futuro e definirem estratégias
Momentos como o atual – uma pandemia – trazem a tona o melhor e o pior de várias empresas. Isso é ao mesmo tempo uma vantagem ou uma maldição, e depende também do tema deste conteúdo, o Marketing Social.
Por isso, a jornada de leitura de hoje aqui no Blog da Parafuso é para você entender melhor como essa técnica ‘marketológica’ eleva o melhor das empresas e derruba, com grande veemência, as que tentam surfar na onda.
Interessante, né? Então continue a leitura e vamos junto compreender melhor como você pode aplicar o marketing social em sua empresa com maestria, tenha uma boa leitura!
Podemos compreender o Marketing Social como uma variação do conceito de marketing, onde em vez de focar em vendas e lucros, a empresa trabalha o lado social e humanitário da sociedade.
Isso significa que fazer marketing social é um trabalho além que vender, lucrar, ou atém mesmo levantar uma bandeira: é trabalhar em prol do social para melhorar um ponto específico e segmentado da vida em sociedade.
É um trabalho de causas, lutas e apoios sociais a uma ou mais áreas.
Realizando esta análise com base de um especialista, podemos entendê-lo dentro dos conceitos do “pai do marketing”, Philip Kotler.
Presente em mais de uma de suas obras, o conceito de marketing social é mais presente em “Marketing 3.0 — As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado No Ser Humano”, livro lançado em 2010.
Aqui podemos compreender como o marketing chamado de 3.0 por Kotler ultrapassa os conceitos anteriores de marketing:
Já no 3.0 Kotler entende a necessidade de trabalhar – enquanto empresa – o social, e que mais que lucrar, instigar e compreender o desejo de seus consumidores, faz-se necessário empreender para o social.
Em suma, o marketing social trabalha os valores da empresa, de maneira incisiva e clara, e o que a empresa busca para a melhoria do bem social, da humanidade.
Sendo absurdamente objetivo: O serviço de Branding.
Melhorar não apenas as finanças da empresa, mas sim a percepção que a sociedade tem dela e como este link pode criar fidelização de público.
Sob essa perspectiva, quanto mais seu marketing social funcionar, mais clientes você terá e maior será seu lucro, simples e diretamente por seus atos.
Parece lindo, certo? Mas não é nada simples, e uma vez trabalhado ele deve ser mantido, ou isso pode ser um tiro no próprio pé.
Vale aqui uma rápida ressalva: Kotler vai ainda mais além em seu conceito de marketing social em seu livro “Marketing 4.0: Do tradicional ao digital”, recomendamos a leitura aqui!
Sabe o tiro no pé comentado acima? Ele pode ser resumido nesta frase: Promessa é dívida.
Isso se dá devido a necessidade social das pessoas e no vínculo rapidamente criado mas extremamente delicado construído durante a construção do marketing social.
Em palavras mais diretas, uma vez que você dá as caras na internet para falar sobre uma causa social e levantar aquela bandeira como sua, você tem que manter sua palavra e ir além: fazer algo a respeito.
Então, fica aqui uma pergunta: o que você realmente faz para ajudar?
Em tempos como o atual, o mercado é diretamente vinculado ao marketing social, desenvolvendo quase uma obrigatoriedade para as empresas. Saiba que isso não é necessário.
Defender uma causa para parecer legal é um dos piores erros que você empreendedor pode cometer, uma das várias armadilhas que o marketing social trilha em seu caminho de sucesso.
Assim, uma estruturação interna é necessária, e é imprescindível que você conheça suas forças e limitações (análise SWOT) para entrar nesse jogo.
Parece desafiador? E é mesmo! Mas acredite, ele pode ser essencial e muito benéfico para sua empresa.
A grosso modo, o lucro.
Mas podemos ir muito mais além que isso. A conquista de clientes provindos do marketing social é promissora e muito, muito animadora.
Sistemas como os Crowdfudings, por exemplo, mostram que as pessoas estão realmente dispostas a investir – sim, essa é palavra, não gastar – em causas sociais as quais elas partilham daquele princípio.
Pelo ponto de vista mercadológico, contar com o apoio dessas pessoas elevará sua presença digital – um dos pilares do marketing digital – e criará maior afinidade com o público em questão.
Vale lembrar que a internet é tanto uma aliada quanto uma ceifadora, depende de como você aparece nela.
Assim, trabalhar de maneira efetiva o marketing social poderá agregar mais valor social a sua empresa, algo extremamente positivo.
É importante compreender que seu dinheiro, seus clientes e a causa em questão possuem uma característica igualitária: nenhum dos três são brincadeiras.
Então, uma vez compreendido pela empresa qual valor irá ser trabalhado daqui pra frente, a partir de agora cabe a todos desta empresa lembrar a todo momento o que sua escolha significa.
Desta forma, cada estratégia caberá dentro deste valor e é ele que será absorvido pelos consumidores.
Assim, a responsabilidade chega como uma obrigatoriedade da empresa, onde os frutos são plantados para, posteriormente, colher os resultados, assim como no processo de Inbound Marketing.
Construído em etapas, a maneira mais simplista de explicar o processo de adaptação do marketing social seria:
Dessa maneira, será mais fácil conseguir compreender onde ir, como ir e quais efeitos estão acontecendo mediante as ações da empresa naquela causa, eles são funcionais?
Lembre-se: é um trabalho quase vitalício, que deve ser exercido por vontade própria, não obrigação.
Assim, será possível desenvolver muito mais engajamento com seus clientes e melhorar exponencialmente o relacionamento com eles, criando cada vez mais uma legião de seguidores que não só entendem a marca e suas escolhas, como também a defendam quando necessário.
Uma vez selecionada a causa, como atingi-la positivamente e por quais meios, agora é o momento ideal para começar a colocar em prática a idealização desse projeto social.
Vale aqui entender – novamente – quais as limitações de sua empresa, e como você poderá fazer o marketing social funcionar sem se tornar uma fachada.
Para isso, você pode responder algumas perguntas:
Assim, com algumas dessas perguntas respondidas você poderá entender até onde você pode ir com o que você atualmente tem.
Como alternativas, podemos destacar algumas que são de grande valia para quem realmente busca começar a trabalhar o marketing social com real efetividade:
Assim, podemos chegar a conclusão que ajudar sempre é uma vantagem, mas não significa fazer marketing social. Ele é mais complexo, mais duradouro e muito mais intrínseco dentro da empresa que uma doação solta.
Certifique-se sempre de passar esses valores para sua equipe, ou construí-los ao lado dela, já que quanto mais engajados todos estiverem, mais sua empresa conseguirá registrar-se como uma real apoiadora.
No final das contas, o marketing social é um trabalho de resultados, reais e palpáveis em busca de um mundo melhor. Por isso, trabalhá-lo é importante porque muda o cenário geral.
Alguns trabalhos de marketing social são famosos dentro do Brasil, e você pode tê-los ajudado em algum momento da vida!
A seguir, veja alguns dos mais conhecidos:
Campanha existente a 30 anos dentro do país, a campanha “Papai Noel dos Correios” já realizou o sonho de milhares de crianças carentes dentro do País, sendo uma das principais campanhas do ano.
Aberta em meados de novembro até o fim de dezembro, a campanha ganha apoio da população geral e de empresas, que juntam forças para realizar o sonho de crianças em situações carentes, onde seu pedido na cartinha é realizado.
Desta forma, ele visa trabalhar a solidariedade e educação, onde em todos as 28 diretorias regionais dos Correios auxiliam as próprias crianças a redigirem as cartas, de maneira manuscrita e com auxílio da língua portuguesa.
Além disso, eles se certificam que todos os endereços estejam corretamente escritos a fim de evitar problemas com a entrega dos presentes.
Conheça mais clicando aqui e saiba como participar!
A marca líder de mercado em produtos para animais domésticos também possui a maior – e mais bela – campanha de adoção de cães do Brasil.
Portanto, com apoio de mais de 150 ONG’s destinadas e este fim, a campanha “Adoção é tudo de bom” já conseguiu realizar a adoção de mais de 76.895 mil cães desde seu lançamento.
Além disso, saiba que é possível ajudar de diferentes formas, seja doações financeiras, voluntariado ou até mesmo participando no processo de divulgação.
Veja mais sobre essa linda campanha clicando aqui.
Destinada para o cuidado e auxílio de crianças com câncer, o McDia feliz acontece anualmente no último sábado de agosto e visa, com apoio popular, arrecadar dinheiro para doações para essa causa.
Durante este dia, toda a verba do famoso Big Mac – produto cargo chefe da empresa – é convertida em ajudar essa causa específica. Além disso, é relevante informar que o Instituto Ronald McDonald trabalha com diversas outras causas também.
Veja mais sobre a campanha clicando aqui.
Difícil, certo? Mas acredite, não é impossível!
Portanto, trabalhe suas estruturas e você poderá desenvolver dentro da sua empresa um belo trabalho social, que transmita seus valores e ajude a criar um mundo melhor para todos nós!
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