Saiba como o Marketing Social será necessário para sua empresa crescer no mercado!

Já pensou que sua empresa pode fazer mais que vender produtos? O marketing social é quase essencial hoje em dia. Quer saber mais? Leita este conteúdo!

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Momentos como o atual – uma pandemia – trazem a tona o melhor e o pior de várias empresas. Isso é ao mesmo tempo uma vantagem ou uma maldição, e depende também do tema deste conteúdo, o Marketing Social

Por isso, a jornada de leitura de hoje aqui no Blog da Parafuso é para você entender melhor como essa técnica ‘marketológica’ eleva o melhor das empresas e derruba, com grande veemência, as que tentam surfar na onda. 

Interessante, né? Então continue a leitura e vamos junto compreender melhor como você pode aplicar o marketing social em sua empresa com maestria, tenha uma boa leitura! 

O que caracteriza o marketing social?

Podemos compreender o Marketing Social como uma variação do conceito de marketing, onde em vez de focar em vendas e lucros, a empresa trabalha o lado social e humanitário da sociedade. 

Isso significa que fazer marketing social é um trabalho além que vender, lucrar, ou atém mesmo levantar uma bandeira: é trabalhar em prol do social para melhorar um ponto específico e segmentado da vida em sociedade. 

É um trabalho de causas, lutas e apoios sociais a uma ou mais áreas.

Realizando esta análise com base de um especialista, podemos entendê-lo dentro dos conceitos do “pai do marketing”, Philip Kotler

Presente em mais de uma de suas obras, o conceito de marketing social é mais presente em “Marketing 3.0 — As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado No Ser Humano”, livro lançado em 2010. 

Aqui podemos compreender como o marketing chamado de 3.0 por Kotler ultrapassa os conceitos anteriores de marketing: 

  • O marketing 1.0 ligado essencialmente ao lucro e nada mais; 
  • O marketing 2.0 ligado a satisfação do cliente, das necessidades do consumidor e começar a entender o que as pessoas realmente desejam antes de oferecê-los algum produto/serviço.

Já no 3.0 Kotler entende a necessidade de trabalhar – enquanto empresa – o social, e que mais que lucrar, instigar e compreender o desejo de seus consumidores, faz-se necessário empreender para o social. 

Em suma, o marketing social trabalha os valores da empresa, de maneira incisiva e clara, e o que a empresa busca para a melhoria do bem social, da humanidade. 

Qual o foco do marketing social?

Sendo absurdamente objetivo: O serviço de Branding

Melhorar não apenas as finanças da empresa, mas sim a percepção que a sociedade tem dela e como este link pode criar fidelização de público. 

Sob essa perspectiva, quanto mais seu marketing social funcionar, mais clientes você terá e maior será seu lucro, simples e diretamente por seus atos.

Parece lindo, certo? Mas não é nada simples, e uma vez trabalhado ele deve ser mantido, ou isso pode ser um tiro no próprio pé. 

Vale aqui uma rápida ressalva: Kotler vai ainda mais além em seu conceito de marketing social em seu livro “Marketing 4.0: Do tradicional ao digital”, recomendamos a leitura aqui!

Promessa é dívida!

Sabe o tiro no pé comentado acima? Ele pode ser resumido nesta frase: Promessa é dívida

Isso se dá devido a necessidade social das pessoas e no vínculo rapidamente criado mas extremamente delicado construído durante a construção do marketing social. 

Em palavras mais diretas, uma vez que você dá as caras na internet para falar sobre uma causa social e levantar aquela bandeira como sua, você tem que manter sua palavra e ir além: fazer algo a respeito

Então, fica aqui uma pergunta: o que você realmente faz para ajudar? 

Em tempos como o atual, o mercado é diretamente vinculado ao marketing social, desenvolvendo quase uma obrigatoriedade para as empresas. Saiba que isso não é necessário. 

Defender uma causa para parecer legal é um dos piores erros que você empreendedor pode cometer, uma das várias armadilhas que o marketing social trilha em seu caminho de sucesso. 

Assim, uma estruturação interna é necessária, e é imprescindível que você conheça suas forças e limitações (análise SWOT) para entrar nesse jogo. 

Parece desafiador? E é mesmo! Mas acredite, ele pode ser essencial e muito benéfico para sua empresa. 

Dificuldades a parte, quais benefícios o marketing social entrega?

A grosso modo, o lucro.

Mas podemos ir muito mais além que isso. A conquista de clientes provindos do marketing social é promissora e muito, muito animadora. 

Sistemas como os Crowdfudings, por exemplo, mostram que as pessoas estão realmente dispostas a investir – sim, essa é palavra, não gastar – em causas sociais as quais elas partilham daquele princípio. 

Pelo ponto de vista mercadológico, contar com o apoio dessas pessoas elevará sua presença digital – um dos pilares do marketing digital – e criará maior afinidade com o público em questão. 

Vale lembrar que a internet é tanto uma aliada quanto uma ceifadora, depende de como você aparece nela.

Assim, trabalhar de maneira efetiva o marketing social poderá agregar mais valor social a sua empresa, algo extremamente positivo. 

Responsabilidade social

É importante compreender que seu dinheiro, seus clientes e a causa em questão possuem uma característica igualitária: nenhum dos três são brincadeiras. 

Então, uma vez compreendido pela empresa qual valor irá ser trabalhado daqui pra frente, a partir de agora cabe a todos desta empresa lembrar a todo momento o que sua escolha significa. 

Desta forma, cada estratégia caberá dentro deste valor e é ele que será absorvido pelos consumidores.

Assim, a responsabilidade chega como uma obrigatoriedade da empresa, onde os frutos são plantados para, posteriormente, colher os resultados, assim como no processo de Inbound Marketing.

Como aplicá-lo? 

Construído em etapas, a maneira mais simplista de explicar o processo de adaptação do marketing social seria: 

  • Compreender qual tipo de causa cabe à empresa, a seus valores e ideais; 
  • Realizar por meio de uma pesquisa altamente estruturada quais valores serão trabalhados, porque e se existe projeto que possa auxiliar nesse processo; 
  • Selecionar as principais causas para trabalhar, sempre com transparência e efetividade das ações ao lado do público, não necessariamente para eles. 

Dessa maneira, será mais fácil conseguir compreender onde ir, como ir e quais efeitos estão acontecendo mediante as ações da empresa naquela causa, eles são funcionais? 

Lembre-se: é um trabalho quase vitalício, que deve ser exercido por vontade própria, não obrigação. 

Assim, será possível desenvolver muito mais engajamento com seus clientes e melhorar exponencialmente o relacionamento com eles, criando cada vez mais uma legião de seguidores que não só entendem a marca e suas escolhas, como também a defendam quando necessário. 

Saindo da teoria e partindo para a prática

Uma vez selecionada a causa, como atingi-la positivamente e por quais meios, agora é o momento ideal para começar a colocar em prática a idealização desse projeto social. 

Vale aqui entender – novamente – quais as limitações de sua empresa, e como você poderá fazer o marketing social funcionar sem se tornar uma fachada. 

Para isso, você pode responder algumas perguntas: 

  • Você possui o aporte financeiro para realizar um grande investimento? 
  • Sua campanha tem a capacidade real de ajudar ou seria uma tentativa falha utilizando um nome social importante? 
  • É necessário fazer tudo isso sozinho?
  • Quem pode te ajudar neste processo? 

Assim, com algumas dessas perguntas respondidas você poderá entender até onde você pode ir com o que você atualmente tem. 

Alternativas

Como alternativas, podemos destacar algumas que são de grande valia para quem realmente busca começar a trabalhar o marketing social com real efetividade: 

  • Trabalhe causas que realmente engajam seu público-alvo, fazendo assim com que eles potencializem suas intenções para atingir resultados significativos; 
  • Apoie causas que partilham os valores da empresa, do público e que ainda sim precisam de apoio instantâneo; 
  • Trabalhe ao lado de empresas de terceiro setor  – ONG’s, por exemplo – que já possuem projetos vigentes que precisam de mais apoio; 
  • Não fique apenas preso a dinheiro – o que você tem a oferecer? Seus serviços podem ajudar a potencializar a causa escolhida? 
  • Trabalhe a filantropia quando possível, lembrando sempre de ser genuinamente coerente aos valores da empresa. 

Assim, podemos chegar a conclusão que ajudar sempre é uma vantagem, mas não significa fazer marketing social. Ele é mais complexo, mais duradouro e muito mais intrínseco dentro da empresa que uma doação solta. 

Certifique-se sempre de passar esses valores para sua equipe, ou construí-los ao lado dela, já que quanto mais engajados todos estiverem, mais sua empresa conseguirá registrar-se como uma real apoiadora. 

No final das contas, o marketing social é um trabalho de resultados, reais e palpáveis em busca de um mundo melhor. Por isso, trabalhá-lo é importante porque muda o cenário geral. 

Alguns projetos conhecidos nacionalmente

Alguns trabalhos de marketing social são famosos dentro do Brasil, e você pode tê-los ajudado em algum momento da vida! 

A seguir, veja alguns dos mais conhecidos: 

Cartas para o Papai Noel – Correios

Marketing Social - Papai Noel dos Correios

 

fonte: Papai Noel dos Correios

Campanha existente a 30 anos dentro do país, a campanha “Papai Noel dos Correios” já realizou o sonho de milhares de crianças carentes dentro do País, sendo uma das principais campanhas do ano. 

Aberta em meados de novembro até o fim de dezembro, a campanha ganha apoio da população geral e de empresas, que juntam forças para realizar o sonho de crianças em situações carentes, onde seu pedido na cartinha é realizado. 

Desta forma, ele visa trabalhar a solidariedade e educação, onde em todos as 28 diretorias regionais dos Correios auxiliam as próprias crianças a redigirem as cartas, de maneira manuscrita e com auxílio da língua portuguesa. 

Além disso, eles se certificam que todos os endereços estejam corretamente escritos a fim de evitar problemas com a entrega dos presentes. 

Conheça mais clicando aqui e saiba como participar!

Adotar é tudo de bom – Pedigree

Marketing Social - Adotar é tudo de bom

 

Fonte: Pedigree – Adotar é tudo de bom

A marca líder de mercado em produtos para animais domésticos também possui a maior – e mais bela – campanha de adoção de cães do Brasil. 

Portanto, com apoio de mais de 150 ONG’s destinadas e este fim, a campanha “Adoção é tudo de bom” já conseguiu realizar a adoção de mais de 76.895 mil cães desde seu lançamento. 

Além disso, saiba que é possível ajudar de diferentes formas, seja doações financeiras, voluntariado ou até mesmo participando no processo de divulgação. 

Veja mais sobre essa linda campanha clicando aqui.

McDia Feliz – McDonalds

 

Marketing Social McDia - Feliz

Fonte: McDonalds – McDia Feliz

Destinada para o cuidado e auxílio de crianças com câncer, o McDia feliz acontece anualmente no último sábado de agosto e visa, com apoio popular, arrecadar dinheiro para doações para essa causa. 

Durante este dia, toda a verba do famoso Big Mac – produto cargo chefe da empresa – é convertida em ajudar essa causa específica. Além disso, é relevante informar que o Instituto Ronald McDonald trabalha com diversas outras causas também. 

Veja mais sobre a campanha clicando aqui.

Já estruturou seu marketing social? 

Difícil, certo? Mas acredite, não é impossível

Portanto, trabalhe suas estruturas e você poderá desenvolver dentro da sua empresa um belo trabalho social, que transmita seus valores e ajude a criar um mundo melhor para todos nós! 

Quer saber mais sobre Marketing Digital e como o Marketing Social faz um papel primordial dentro dele? É fácil, fale com a Parafuso, é só clicar aqui

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