Crescimento do Mercado Digital

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Não é novidade que o Marketing Digital e os modelos novos de gestão de leads são processos crescentes no mercado, certo? 

Por isso, é extremamente importante toda empresa refletir sobre seus investimentos nessa área se ela busca um crescimento significativo em um período menor de tempo. 

Diante disso, separamos esse conteúdo para você que quer entender melhor sobre o crescimento e a valorização do mercado digital no nosso país. Continue a leitura!

O crescimento 

Você com certeza já ouviu alguém dizer que “a crise chega pra todos“, certo? Pois é, mas acaba que algumas áreas acabam tomando a crise como uma oportunidade de crescimento. 

No caso da comunicação no âmbito digital, esse crescimento é devido, em certa parte, devido ao custo alto dos meios tradicionais de comunicação. 

Televisão e rádio, assim como outros meios midiáticos tradicionais são caros. Veiculação de comerciais em horário nobre de uma agência televisiva, por exemplo, batem valores milionários.

Existe retorno? Claro que sim, mas as condições não são as melhores, principalmente em momentos de crise. E aí entra os novos e atualizados modelos de comunicação digital que tem aumentando nos últimos anos.

Para esclarecer um pouco mais, podemos observar a pesquisa realizada pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) em parceria com a plataforma da comScore, que buscou abranger o crescimento de uso de mídia digital no mundo. 

Essa pesquisa nos mostra que entre 2015 e 2016, o investimento projetado para crescimento do uso de mídias digitais era de 12% entre os anos, equivalente a R$10,4 bilhões de reais.

Mas aconteceu deste dado ser impreciso. Isso porque o valor excedeu ao projetado, crescendo 26%, e não 12%. 

Ou seja, de R$10,4 bilhões de reais, o investimento aumentou realmente para R$11,8 bilhões.

 Esse dado é importante para entendermos que não só o investimento é maior, mas também para saber que cada vez mais a demanda dessa área tende a crescer ainda mais.

Os dados da IAB Brasil ainda trazem que o investimento esperado para o ano de 2017 era de mais 26%, o que prova mais uma vez que é uma área em clara ascensão. 

O salto foi ainda maior quando comparamos com 2018 onde o crescimento bateu 25,4%, alcançando incríveis R$14,8 bilhões, mostrados na pesquisa “Digital AdSpend 2018“, ainda realizada pela IAB Brasil.

O investimento publicitário

Entre os maiores investimentos, estão os de softwares e plataformas de pesquisas, como o Google, Bing e afins. 

Essas plataformas estão diretamente ligadas ao tráfego orgânico, por isso, é importante ficarmos ligados a suas atualizações para entender melhor quais tipos de investimentos realizar nelas. 

Segundo a pesquisa, desde 2016 a área é a líder de crescimento dentro dos investimentos, chegando a representar 44% do investimento total. 

Os “Displays e Mídias Sociais” equivalem ao segundo maior na lista, crescendo 32% se comparado com o crescimento de 2016, o que pode ser uma análise interessante quando você for dividir as verbas do seu setor de marketing. 

Além disso, os vídeos também mostram um crescimento exponencial se comparado com 2016. Representando 3,2 bilhões dentro dos R$14,8 bilhões (a menor parcela de crescimento se comparado com as outras áreas). 

Mas a informação que realmente interessa é: entre 2016 até 2018, o uso e investimento nos vídeos cresceu 44%. Isso significa que a mídia está ficando mais comum e a cada dia, mais pessoas são adeptas a realizar este investimento. 

De forma resumida, podemos observar que a área não só cresce como também se renova pouco a pouco a cada dia, enraizando melhor novos modelos e abrindo novas oportunidades para investimento. 

E você conhece a vantagem de investir em Marketing Digital?

Se acima entendemos que o crescimento da área é clara e tem enorme potencial, agora vamos abordar quais as vantagens que o Marketing Digital tem a oferecer para você. 

Controle e análise de informações 

Com a implementação de plataformas voltadas para o controle e aplicação de técnicas de marketing digital, você consegue ter muito mais dados a serem analisados.

Estes dados são mais organizados e tem muito mais detalhes, onde é possível entender melhor o comportamento do seu consumidor e quais produtos e serviços oferecidos por você fazem mais sucesso.

Além disso, após a captação de uma parcela significativa dos dados coletados, você consegue verificar e acompanhar o andamento da campanha e seu retorno, mesmo antes dela terminar.

Isso significa que, caso levantando que a campanha está falhando ou não sendo bem aceita, é possível realizar edições de forma rápida e que podem mudar totalmente os resultados, tudo com o mesmo investimento. 

Interatividade rápida e funcional 

Totalmente diferente das mídias tradicionais, que tendem a funcionar de uma maneira mais unilateral, o processo de marketing digital é muito mais interativo.

Com contato mais acessível, principalmente por estar mais presente nas redes sociais, ambientes hoje de interação universal, o modelo digital de marketing pode usufruir dos diferentes sistemas, plataformas e aplicativos, ficando mais próximo dos usuários.

Email, Instagram, Facebook, Whatsapp… O contato pode ser por essas outras plataformas de diálogo que geram mais engajamento com o público, seja diretamente ou por comentários.

O importante é entender que a relação entre empresa e cliente está, e deve estar, mais próxima dos clientes a todo tempo. 

Segmentação 

Se a ideia é um relacionamento individualizado e feito com excelência, você deve conhecer quem está do outro lado da conversa. 

Visando isso, o modelo digital é muito mais eficiente que as mídias do modelo tradicional. Um anúncio na televisão, por mais segmentado seja, ainda vai atingir inúmeras pessoas que não se interessam por determinado produto. 

Isso pode até parecer positivo se visto da perspectiva de “quanto mais, melhor”. Mas acaba que isso não é verdade. 

O correto a se dizer é: “quanto mais pessoas interessadas, melhor.” Por isso, impactar pessoas que não se interessam por seu produto é jogar dinheiro fora. 

Já no marketing digital, o foco é segmentar de maneira profunda, visando um público realmente interessado e uma base de leads promissora, disposta a acompanhar sua marca e seus produtos, mesmo ainda não sendo clientes.

O passo para a venda é um outro assunto e requer mais do que apenas segmentação, mas este processo é de extrema importância se você quer maiores chances de sucesso e claro, economizar.

Baixo investimento

O retorno que vem do marketing digital é volátil, assim como o investimento nele. 

Então, podemos dizer que é muito mais fácil e viável realizar testes para verificar o potencial das campanhas antes da veiculação oficial, lapidando melhor as peças e vendo quais funcionam mais. 

Além disso, simplesmente por estar no âmbito digital, é muito mais possível criar campanhas que viralizem ou que são entregues a uma gama grande do público alvo, investindo um valor muito inferior se comparada com as campanhas em mídias tradicionais.

A mídia espontânea também é uma realidade mais acessível, principalmente pela grande velocidade e praticidade de compartilhamentos presentes nas redes sociais e afins.

Interessante saber como o mercado digital é importante para seu negócio, né? Por isso saiba como realizar estes investimentos da forma mais funcional para o seu negócio. 

Aposte em empresas como a Parafuso, agência que visa o crescimento de seus clientes como uma prioridade! 

Aqui, nós voltamos nossos esforços para a coleta de dados e resultados relevantes para sua empresa, onde juntos desenvolvemos o melhor para firmar sua empresa como uma referência no ramo de atuação.

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