10 PERGUNTAS SOBRE SEO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER A RESPOSTA!

Separamos as 10 perguntas sobre SEO que todos mais querem saber e compilamos em um único conteúdo!

O SEO (Search Engine Controle) é o controle de práticas para ranqueamento orgânico mais utilizado no mundo. Essa estratégia de ranqueamento impulsiona empresas, aumenta o volume de vendas entre outros benefícios. 

Pensando nisso, é comum que ele seja complicado e exija tempo, bastante tempo, principalmente quando falamos da urgência exigida hoje em dia no âmbito digital. 

Assim, hoje é dia de falar de SEO, mais precisamente sobre dúvidas comuns sobre essa função estratégica e como potencializar os resultados gerados organicamente. 

E aí, bora? Prossiga com a leitura e conheça 11 perguntas sobre SEO e tire suas dúvidas sobre ele! 

1 O SEO é gratuito? 

A resposta mais simples é SIM! Por trabalhar técnicas e ações a serem realizadas antes e durante – principalmente – as produções, os resultados do SEO são orgânicos e não exigem pagamentos. 

O modelo que se aproxima, em conceito, do SEO, é o SEM (Search Engine Marketing). A diferença é: o SEM é relacionado às práticas para ranqueamento pago, enquanto o SEO é orgânico. 

Então, embora as práticas sejam relativamente parecidas, no SEM nós falamos sobre os investimentos em mídia paga, os anúncios, como aqueles criados no Google Ads, por exemplo. 

Sendo assim, com essa divisão entende-se que o SEO se caracteriza como o modelo orgânico e livre de investimentos financeiros, enquanto o SEM é utilizado no setor de ranqueamento dos anúncios pagos. 

Mesmo assim, é importante ressaltar que o SEO em si pode ser gratuito, mas na maioria dos casos, contar com um profissional especializado será necessário. 

Portanto, os investimentos em SEO não são necessariamente gratuitos – mas a prática, sim.

Claro, ele pode ser efetivado e dar muito certo na mão de qualquer um que entenda suas técnicas, mas contar com um especialista como a Parafuso, por exemplo, será um grande diferencial. 

2 Os resultados do SEO são imediatos? 

dinheiro - perguntas sobre SEO Parafuso

Não, não são. Entende-se o SEO de uma forma muito relativa ao Inbound Marketing; uma série de práticas e ações de médio/longo prazo em prol de benefícios mais estruturados. 

Isso significa que, por mais que os resultados possam aparecer com mais agilidade, a média comum do SEO é de 6 meses pra mais. 

Mas, por quê? Além do tempo da plataforma do Google analisar minuciosamente todo o conteúdo publicado, existem também fatores relevantes na hora de um ranqueamento acontecer, tais como: 

  • a relevância do conteúdo criado;
  • o caráter educativo do material, sendo uma solução real para a dor dos leitores;
  • permanência na página e volume de acessos; 
  • qualidade dos backlinks;
  • devido preenchimento de dados como alt text`s. 

Assim, é de uma inocência – ou esperança – muito grande contar com o SEO como uma medida imediatista: o tempo sempre será um dos grandes aliados do SEO. 

Além disso, é muito importante ressaltar que o resultado do SEO não necessariamente funciona sozinho. Sendo assim, a empresa precisa estar preparada para os próximos passos.

Isso acontece porque, com o volume de acessos aumentando em uma das páginas ranqueadas do seu site, por exemplo, a otimização do funil de vendas precisará funcionar. 

Pense da seguinte forma: se seu time não está preparado para um grande volume de atendimentos, a primeira posição do Google para sua página de “solicitar orçamento” pode ser um tiro no pé. 

Portanto, ao começar a aplicação do SEO em suas páginas (site, blogpost, landing pages, etc.) tenha em mente que todo o funil de vendas que roda na empresa precisa ser funcional. 

Sua empresa precisa estar preparada! 

3 Como escolher as Keywords corretas? 

Antes de começar: Keyword ou, em tradução livre, palavra-chave, é a menina dos olhos de ouro do SEO. 

Isso porque é através dela que o material será identificado pelo buscador e, só assim, o ranqueamento será efetivado. Portanto, um texto excelente não é nada sem a Keyword correta. 

Para encontrar a palavra-chave ideal (e todas as suas variações), é necessário compreender: 

  • a Persona alvo da empresa (ou campanha);
  • o nicho mercadológico que sua empresa se encontra e deseja atingir;
  • o volume de acessos de cada keyword;
  • a concorrência dessa keyword;
  • análise de concorrentes e das palavras-chave usadas por eles;
  • qualquer informação relevante que possa impactar negativamente sua empresa (negativação de palavras);

Dessa forma, será possível encontrar palavras-chave que realmente dialogam com suas estratégias a fim de qualificar cada vez mais os leads gerados. 

Neste material sobre O que é SEO criado pela Parafuso você consegue entender mais sobre SEO, palavras-chave e muito mais, sugiro a leitura! 

Então, leituras em dia, é hora de efetuar sua pesquisa de palavras-chave: você pode usar ferramentas como a SEMRush, Ubersuggest entre outras: elas serão excelentes auxílios nesse momento! 

4 Quem faz SEO?

A pergunta de 1 milhão de reais em barras de ouro que valem mais que dinheiro (risos). Afinal, quem faz SEO?

A resposta mais simples poderia ser: qualquer um que entenda suas práticas e tenha afinidade com a produção dos materiais a serem divulgados. 

Agora, se o interesse é menos generalista, podemos dizer que o SEO é feito pelo: 

  • Analista Especializado de SEO;
  • UX Designer + UX Writer;
  • WEB designer + UX Writer;
  • Programador + UX Writer;
  • Redator com foco em Marketing Digital. 

Melhor, não? Profissionais que possuem afinidade com o Marketing Digital são muito mais propensos a compreender, por experiência, as técnicas de SEO necessárias para efetivar um ranqueamento. 

Então, saber que a possibilidade está aí para todos é uma vantagem, mas abrir os olhos pra quem dedica sua vida profissional para isso não pode – nem deve – ser descreditado. 

5 Qual o impacto das imagens no SEO e por que o Text Alt é importante?

perguntas sobre seo dúvida - Parafuso 

O Google não lê imagens, ponto. Ao mesmo tempo, ele entende que as imagens são necessárias para otimizar os conteúdos, humanizar o contato com os leitores e, em muitos casos, “materializar” o texto para facilitar o entendimento. 

Isso significa, de maneira prática, que não utilizar as imagens nos textos pode “tirar pontos’ do seu conteúdo na hora da leitura do algoritmo. 

Mas, calma, nem tudo está perdido: para isso existe o Text Alt: uma maneira de identificar em texto o que aquela mensagem passa para o leitor. 

É comum, por exemplo, usar a palavra-chave como Texto Alternativo para melhorar ainda mais o SEO. Mesmo assim, é importante que a descrição da imagem seja respeitada, o que significa que o Text Alt deve ser coerente com o teor da imagem. 

Portanto, na hora de escolher a imagem, tente vincular estas duas exigências: respeite o teor da imagem e tente vincular a palavra-chave (ou palavras relacionadas a ela) no Text Alt. 

6 Quais as principais KPI`s do SEO?

Os KPI`s são os identificadores de desempenho da sua estratégia. Utilizada para o SEO, assim como em âmbitos como o setor de mídia (campanhas) e até mesmo a gestão da empresa, as KPI`s mostrarão as métricas que você busca em cada estratégia. 

A SEMRush, uma das principais empresas quando falamos sobre SEO e métricas (inclusive já mencionada e recomendada neste conteúdo) define, em um dos seus posts, 12 métricas importantes para o SEO. São elas: 

fonte: SEMRush

Em resumo: As métricas vão de acessos à conversões, toda a parte estrutural do orgânico como o número de sessões, taxas de rejeição, visibilidade, CTA`s entre outros. 

Além disso, passa por conceitos voltados a resultados financeiros como o ROI, a construção de links nos conteúdos/site e a parte de construção WEB, como a velocidade de carregamento da página. 

O que podemos tirar disso: que na hora de identificar os KPI`s realmente relevantes para o SEO, nós precisamos nos atentar para todas as métricas relacionadas ao acesso orgânico, entender o comportamento dos visitantes dentro das nossas páginas e nunca esquecer o Retorno dos Investimentos previstos. 

Pra fechar esse conceito: a relação marketing e vendas também entra nessa conta, onde analisar as chamadas de ação e o volume de conversões também devem ser identificadas e metrificadas. 

Caso tenha interesse, ao final deste material terá um link de acesso para o conteúdo em questão utilizado para essa explicação. 

7 O que é utilizado na hora do ranqueamento? 

Quando pensamos exclusivamente na leitura do buscador (Google, Bing, etc.) dentro de cada página, é fundamental pensar também no algoritmo de ultra inteligência. 

Mudando regularmente, é muito complicado cravar informações sobre o que é obrigatório para um ranqueamento ser efetivado. Com a expertise da Parafuso no assunto, podemos identificar as seguintes práticas: 

  • O tempo do usuário em cada página;
  • a funcionalidade da página, sua fácil interação e o conteúdo intuitivo;
  • a boa estruturação do conteúdo, em títulos e assuntos bem definidos;
  • a velocidade de carregamento da página e o quanto ela é eficiente para o usuário (CTA bem definido);
  • a usabilidade da página e seu caráter responsivo, principalmente pensando no grande volume de acessos via smartphones;
  • a qualidade e relevância dos backlinks identificados em cada texto; 
  • as pesquisas na SERP e a taxa de cliques calculada; 
  • a autoridade do site referente aos usuários: quanto mais relevante, melhor; 
  • o uso de palavras-chave de maneira orgânica e sem atrapalhar a leitura; 
  • a identificação devida das imagens no Text Alt e descrição;

8 O que não fazer? 

Nessa lista de perguntas sobre SEO nós falamos bastante sobre o que fazer para conseguir ranquear um conteúdo, mas o que não deve ser feito? 

A primeira dica do que não fazer é tentar mentir para o Google: como mencionamos, os algoritmos da plataforma são ultra inteligentes, e por mais que possam ser enganados um pouco, isso não rende. 

Portanto, nada de gracinhas: será pior para você depois. Evite:

  1. Repetir incansavelmente a palavra-chave dentro do conteúdo: essa prática é antiga e cria uma péssima experiência de leitura, algo condenável para o buscador; 
  2. Deixar de mencionar a palavra-chave: ela precisa aparecer, mas apenas o suficiente para não interferir na leitura;
  3. Esquecer as descrições das imagens; 
  4. Plagiar conteúdos: se você acredita que algo seja relevante para seu conteúdo, referencie, isso pode ser bem-visto como uma boa construção de backlink;

Em suma, recomendamos o seguinte: se você acredita que conhece uma forma de burlar a ferramenta, não faça. Assim, mesmo quando não é a intenção, você consegue se proteger de possíveis erros condenáveis da plataforma. 

Vale ressaltar: no caso de erros como os mencionados, a retaliação pode ser muito prejudicial para sua empresa, como bloqueios, não ranqueamento nem busca das suas páginas entre várias outras. 

tudo sobre inside sales - Ebook Parafuso

9 Meu conteúdo ranqueou, e agora? 

Parafuso, aconteceu: eu consegui ranquear! Okay, mas quais serão suas próximas ações? 

Entenda o SEO como um filhote de cachorro: 100% dependente de você. Isso significa que ele precisará de periódicos cuidados, sempre com muita atenção. 

Por isso e muitos outros motivos já mencionados neste conteúdo, cuidar do SEO e manter o ranqueamento da página torna-se um desafio tão grande quanto conseguir ranquear. 

Sua empresa tem concorrentes, certo? Pois bem, eles também são seus concorrentes no ranqueamento, e a briga é violenta e feroz. 

Portanto, se você conseguiu ranquear um material é porque o Google entende a qualidade da sua produção, mas tanto os clientes quanto os concorrentes irão ver o que você fez. 

O que isso significa? Que ações serão tomadas para te destronar das primeiras posições, diariamente. É uma luta árdua, mas que pode ser vencida com a atenção devida. 

Pense nessa dica: 

Tenha um levantamento das suas páginas ranqueadas e acompanhe o mercado referente àquele conteúdo: algo mudou? Se a resposta é sim, é hora de atualizar – rapidamente – o seu conteúdo, permitindo que ele continue sendo o mais relevante no assunto. 

Assim, o SEO caracteriza-se como um trabalho vitalício (até a estratégia fazer sentido), e criar um planejamento para mantê-lo trará muitos resultados para a sua empresa. 

10 Como aplicar o SEO no site, blog e landing pages existentes? 

Atualizando, atualizando, atualizando! Assim como acabamos de mencionar, manter os materiais atualizados será primordial para o resultado de cada página. 

Inclusive, atualizar materiais que não estão ranqueados pode ser uma excelente opção, uma vez que este cenário poderá mudar. 

Lembra do cenário competitivo? Bom, você poderá ser o destronador também, e está tudo bem! Estude a qualidade dos seus concorrentes e compreenda, de maneira técnica, como ele chegou no topo para assim, fazer melhor. 

Parece algo simples ao ler, mas todos sabemos que é um trabalho árduo. Mesmo assim, se você já tem algum conteúdo ranqueado, é hora de confiar na expertise antes utilizada e replicá-la. 

Então, o Benchmarking (estudo de concorrentes) será essencial para, então, entender o que fazer com seus conteúdos “parados”. 

Se o mundo do SEO é cíclico, que a roda gire ao seu redor!

Chegamos ao fim das nossas perguntas sobre SEO: acha que alguma ficou de fora? Espero que sua jornada neste conteúdo tenha sido esclarecedora e relevante para suas novas estratégias! 

No Instagram da Parafuso você poderá deixar mais perguntas relacionadas a SEO pra gente responder: abrimos caixas de perguntas toda semana! Siga nosso perfil e aprenda junto com a gente diariamente. 

Clicando aqui você poderá acessar o conteúdo indicado durante o texto sobre os KPI`s do SEO. 

Reitero a dica pra acessar este material da Parafuso sobre o que é o SEO e questões referentes a ele, como títulos, SERP`s e outros conceitos, clique aqui. 

Agradecemos a jornada! Confira mais conteúdos relevantes no Blog da Parafuso, é só clicar aqui pra conferir a lista completa! 

Explore mais

Vamos fazer negócio? :)

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio!