Venda Sazonal: 6 dicas para trabalhar a sazonalidade para obter mais sucesso

Venda sazonal: sua empresa merece fazer sucesso nas datas comemorativas! Veja 6 dicas para conseguir se preparar para as sazonalidades do ano de 2021!

Venda sazonal caracteriza-se como o pico de vendas durante datas específicas do ano, geralmente em dias comemorativos envoltos na cultura de uma sociedade. 

Com este modelo de vendas, empresas de diversos segmentos conseguem se beneficiar de momentos específicos do ano para impulsionar as vendas e lucrar mais. 

Além disso, podemos ressaltar que várias dessas datas são esperadas durante todo o ano, justamente por serem diretamente interligadas com o tipo de negócio de cada empresa.

Portanto, vamos entender neste post um pouco mais sobre como estruturar boas campanhas sazonais, como conseguir se sobressair meio a concorrência e mais. 

Veja abaixo 6 dicas para conseguir trabalhar a venda sazonal dentro da sua empresa e obter bons números de vendas! 

O que é sazonalidade?

Como mencionamos acima, a sazonalidade se caracteriza a momentos específicos durante o ano que possibilitam maior viabilidade de vendas. 

Na nossa área, o Marketing sazonal é essa área de estudo e atuação, onde empresas de publicidade e marketing digital – como a Parafuso – estudam as melhores datas para cada cliente. 

Desta forma, conseguimos utilizar essas datas a favor da obtenção de resultados ainda melhores, entendendo as principais datas para cada negócio, as mais funcionais e como trabalhá-las. 

Assim, como fazer a venda sazonal se tornar um diferencial, uma vez que a maioria das empresas também irá fazer? Com estudos, planejamento e claro, ação! 

Portanto, vamos seguir para as 6 dicas propostas neste conteúdo para ajudar você a compreender melhor o que fazer para sair na frente da concorrência, ou pelo menos competir de frente com ela! 

1 Planejamento estratégico prévio 

Começando do começo: um bom processo de planejamento faz toda a diferença na hora de desenvolver uma campanha de sucesso. 

Aqui, iniciamos os estudos de: 

  • Quais as principais datas? 
  • O que será ofertado? 
  • Quais as condições? 
  • Quando a campanha começará?
  • Até quando ela irá rodar? 
  • Existe alguma peculiaridade nesta data?

Perguntas básicas como essas ajudam – e muito – no processo de iniciar, de maneira estratégica, um bom planejamento. 

Estude bem o público-alvo da campanha e como impactá-lo. Vamos a um exemplo: 

Se você quer aproveitar a páscoa, data especial para as crianças, como impactá-las entendendo que campanhas infantis são restritas e, de várias formas, proibidas no Brasil? 

Vale a curiosidade: não é permitido por Lei do Conanda (Conselho Nacional da Criança) a prática de várias atividades que estimulem a venda para crianças. Entre algumas peculiaridades da lei, estão: 

  • Uso de desenhos animados; 
  • Representação de crianças no conteúdo; 
  • Uso de linguagem infantil e outros elementos, como o excesso de cores; 

Acima são algumas das normas restritivas da Lei, e se você quiser conferir melhor, pode clicar aqui. 

Desta forma, voltando ao nosso exemplo, como vender ovos de páscoa para a criançada? Quem é de fato o shopper (comprador)? Afinal de contas: quem deve conhecer os produtos, suas promoções e seus benefícios? 

Comece respondendo esse simples exercício e você poderá compreender como, dentro de um bom planejamento, ministrar suas campanhas sem esbarrar em problemas legais e de caráter jurídico, por exemplo. 

Mais que isso, a comunicação também muda, assim como a estratégia. Sendo assim, entenda bem sua campanha, como você quer vendê-la e a aderência do seu público-alvo para ela. 

2 Foco na meta estabelecida

Já que estamos falando de venda, consequentemente estamos também falando de dinheiro. Afinal, a meta é lucrar, certo? 

Com isso em mente, é preciso trabalhar com métricas para conseguir gerenciar os resultados da sua campanha, compreender o que realmente está funcionando e o que precisa melhorar. 

Com o Marketing Digital você tem essa possibilidade, antes incomum no meio publicitário. Portanto, esteja sempre por dentro do que acontece com suas campanhas e analise métricas: 

  • ROI; 
  • CAC;
  • CPC e outras métricas do marketing digital.

Mas, mesmo assim, vá mais além: quanto você gasta pela produção dos produtos ofertados? Qual o preço mercadológico dele? Se maior que os concorrentes, porquê? os clientes enxergam esse valor agregado do produto, ou apenas acham mais caro?

Faça-se perguntas o tempo inteiro: você precisa respondê-las antes dos seus clientes perguntarem. 

Uma vez que suas metas estão estabelecidas, você poderá gerencias os valores investidos na obtenção dos clientes, na melhoria da produção e muito mais: coloque tudo na ponta do lápis! 

3 Benefícios bem estabelecidos

benefícios venda sazonal

O que seu produto tem que ninguém mais oferece? Além de justificar seus preços, você poderá também compreender seus diferenciais: e o diferencial é nada mais que um benefício. 

Com essa resposta em mãos chega a hora de usá-la de maneira estratégica. Você pode fazer uma promoção dentro de uma promoção, por exemplo. Vamos explicar. 

Voltando ao nosso exemplo da Páscoa, geralmente o mês de abril é o totalmente comemorado por essa data sazonal. Sendo assim, podemos ver promoções mensais acontecendo. 

Mesmo assim, trabalhar uma promoção de páscoa mensal, depois uma outra promoção no dia oficial da páscoa pode ser um grande diferencial para impulsionar suas vendas no dia. 

Assim, você está oferecendo duas promoções ao mesmo tempo, mesmo que elas não sejam financeiras. Vale lembrar: promoção não é desconto. 

Então, trabalhar a mente dos clientes poderá ser uma boa forma de impulsionar essa venda sazonal, funcionando também em outras no decorrer do ano. O que entra em jogo aqui é a comunicação da campanha e como o público irá entendê-la.

Assim, entramos no próximo tópico, diretamente relacionado a este. 

4 Originalidade e customização 

Seja você, todo mundo sempre fala. Mas afinal, é assim tão fácil? 

No ramo empresarial, oferecer serviços de exclusividade não é necessariamente uma tarefa simples, mas pode – e deve – acontecer. 

Essa é a hora de olhar para dentro e enxergar o que realmente difere sua empresa das demais. O que é original, completamente seu para oferecer? 

É seu atendimento? É sua maneira de embalar? Deixe seus clientes verem isso! Neste passo, posso usar como exemplo a atuação de algumas lojas de livros que tenho visto. 

Meio a pandemia, o hábito de leitura tem se tornado uma válvula de escape, e empresas que trabalham com o envio de livros ou a produção de papelaria, por exemplo, trabalham cada dia mais a produção como diferencial. 

Assim, ver o processo carinhoso de entrega, com cheirinhos, brindes e um processo empático de envio pode ser o que as pessoas buscam na hora de escolher uma empresa e efetivar a compra. 

Em resumo: elas estão mostrando um diferencial original, parte da metodologia da empresa para os clientes. Inspiração escrita, agora é sua vez: o que sua empresa pode oferecer como diferencial, não necessariamente palpável, para os clientes? 

Aí está sua chave de ouro para conquistar cada vez mais clientes sem precisar se desdobrar em várias formas a ponto de perder a própria identidade. 

Valorize o que é seu, os outros irão também! 

5 Benchmarking: estude seus concorrentes!

Nada como uma boa stalkiada, não é mesmo? O Benchmarking caracteriza-se como o estudo de concorrentes, onde você vê, compreender e estuda o passo a passo dos seus clientes.

É uma prática comum, mas que não necessariamente é realizada da maneira correta. Não basta olhar o produto, aqui estamos falando de um estudo profundo que envolvem processos, metodologias e afins.

É um estudo para conseguir compreender de onde vem o sucesso dos seus clientes, como ele o suporta e o que pode ser replicado e claro, melhorado. 

Concorrentes diretos e indiretos: mapeie todos eles, você vai precisar. Além de inspirações, você poderá entender como melhorar a gestão da sua empresa, aplicar novos processos mais otimizados e até mesmo o que não fazer! 

6 Análise crítica

Análises venda sazonal

Por fim, mas não menos importante, entramos na parte de análise. Este é seu momento de ser meticuloso, incisivo e altamente criterioso. 

Nada pode passar direto, seu estudo deve ser muito detalhado, principalmente antes de colocar todos os planos em prática. Deixe de lado o “gostei” e coloque em prática o “é exatamente isso que eu preciso”, não tem porque não se dar ao luxo de escolher apenas o melhor. 

Assim, você poderá impulsionar sua venda sazonal de maneira assertiva e fiel às diretrizes da empresa. Mesmo assim, não deixe de ouvir conselhos e abrir a mente para possibilidades antes fora do seu radar. 

Tudo pronto para rodar sua campanha sazonal? O trabalho ainda não acabou, na verdade, apenas começou. Fique de olho nas métricas, no volume de conversão, na eficácia do seu time de vendas e outros fatores que possam afetar a obtenção máximo de resultados. 

Portanto, aqui você poderá analisar se a data sazonal escolhia faz real sentido para os interesses da sua empresa, o que pode te poupar de gastos desnecessários e do mau aproveitamento dos seus recursos disponíveis.

Pronto para jogar sua venda sazonal nas alturas? Conte com nossa consultoria em vendas e com as práticas do Marketing Digital para elevar ainda mais sua obtenção de resultados. Fale com a gente e saiba como podemos te ajudar!

Ainda pensando no seu resultado, deixo abaixo acesso a um E-book gratuito sobre o Facebook e Instagram Ads, acredito que entender melhor sobre essa ferramenta poderá te ajudar a realizar a escolha ideal para sua empresa!

facebook ads

Explore mais

Vamos fazer negócio? :)

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio!