A Black Friday 2020 é uma das datas mais esperadas do ano para centenas de empresas.
Por quê? Provavelmente por ser uma das datas que mais moverá o comércio digital no ano de 2020! A data é tão promissora para a época atual que provavelmente transformará a maneira que ela funciona.
Para exemplificar, podemos entender os dados sobre consumo digital coletados pela Neotrust, pesquisa que fala sobre o faturamento e outras especificidades do e-commerce no ano de 2020.
Veja abaixo com detalhes:
O crescimento do E-commerce em 2020
Sabemos que a pandemia fez grande efeito no impulsionamento do e-commerce como meio majoritário de compras em todo o país, e isso reflete em dados.
Foi 53,4 bilhões em três meses (segundo trimestre do ano), número que representa pouco mais de 60% do faturamento de todo o primeiro semestre do ano.
Mais que isso, o crescimento foi tão grande neste segundo trimestre (principalmente em maio, mês que mostrou resultados incríveis no dia das mães, por exemplo), que a taxa de compras online foi 112,3% maior que o mesmo período de 2019.
O que isso muda? Muita coisa! Entender que os acessos a plataformas de e-commerce crescem dessa maneira mostra como os brasileiros tendem cada vez mais a usar o digital como fonte majoritária de mercado.
Outra forma de entender mais sobre esse fenômeno gerado pela pandemia se relaciona com os modelos de comércio mais afetados.
Temos como senso comum que, durante uma crise que “obriga” o país a entrar em lockdown, os produtos mais comercializados sejam de equipamentos eletrônicos, certo?
Afinal, o home office tornou-se uma realidade nacional, e a adaptação para o modelo digital foi quase forçada.
Isso é sim uma realidade, uma vez que entendemos que os maiores faturamentos foram para o mercado de telefonia (representando 17,6%), seguido por outro crescimento forte: o entretenimento (14,4%).
Assim, o curioso é quando tratamos sobre a procura, a demanda: o mercado com maiores taxas de vendas foi “moda e acessórios”, representando quase 20%. Ou seja: a necessidade do Home Office não é limitadora e nem segrega o mercado, todos tem chances de crescer.
O aumento mercadológico da Black Friday 2020
Pensando com base em dados que você acabou de ler, podemos concluir que o crescimento do e-commerce e dos modelos digitais para varejo digital torna-se uma realidade quase palpável.
Sendo assim, antes de dar dicas de como conseguir fazer sucesso de vendas na data e permitir que sua empresa seja realmente notada, faz-se necessário uma estruturação estratégica de seu negócio: você realmente está adaptado para o mercado digital?
Em suma, o erro de muitas empresas por aí é de pensar que a Black Friday é apenas uma data para vender: ela fala também de reconhecimento de marca e de inteligência mercadológica, evidenciando prós e contras de empresa de maneira cristalina.
Desta forma, antes de abrir as portas – físicas ou digitais – de sua empresa para a grande massa de clientes, você precisa se questionar se tudo está pronto, se essa porta não irá ruir.
Pense coisas como:
- Sua equipe está devidamente preparada física e psicologicamente para a grande demanda?
- Seu site suporta um volume mais intenso de acessos sem atrapalhar na experiência do usuário?
- Sua empresa consegue atender com qualidade uma grande gama de clientes ao mesmo tempo?
- Existe um processo bem definido onde os leads irão percorrer, ou a desordem toma conta?
- A promoção está coerente com seus preços sem causar a sensação de “propaganda enganosa”?
- Quais produtos você realmente dará descontos e qual será “a cara” da campanha?
- A promoção será direcionada para uma persona específica ou você trabalhará com uma gama massificada de clientes?
Essas são algumas perguntas que você pode se fazer – agora – para conseguir compreender melhor sobre o processo estrutural de sua empresa e estar pronto em tempo hábil para uma das datas mais esperadas do ano.
Vale ressaltar: segundo a pesquisa, as compras à vista estão em alta para compras corriqueiras ou de necessidades cotidianas (representando 45%).
Isso significa que será possível trabalhar com promoções mais direcionadas e trabalhar o preço realmente como um diferencial (lembrando que o preço médio para as compras à vista foi dado como R$299,00 reais).
Questionamentos feitos, agora é hora de receber algumas dicas para você conseguir fazer real sucesso na Black Friday e deixar sua marca na mente das pessoas.
6 dicas do que fazer para se preparar para o grande volume de clientes nesta Black Friday
Essas 6 dicas serão importantes para que você possa usar tudo que a Black Friday tem para oferecer com o mínimo de contra-indicações, sem danos.
Vale lembrar que, em vários casos, implementar imediatamente todas essas dicas não será uma tarefa fácil, mas isso pode se tornar uma meta futura. Mesmo assim, quanto mais implementações, melhor!
Velocidade de carregamento e hospedagem
Não adianta lutar para ter um bom produto, conseguir um bom time de vendas ou até mesmo pagar para um e-commerce f*da, se seu site não abre.
A cada dia que passa, a paciência das pessoas diminui. Isso quer dizer que, se seu site demora a carregar, ele está fora do jogo.
Você precisa de um bom servidor e um bom serviço de hospedagem para conseguir manter, durante todo o dia (semana ou até mês em alguns casos), seu site no ar e operante.
Deslizes? Fuja deles! Site sem certificados de segurança e que demoram uma eternidade para completar carregamentos serão basicamente descartados na alta demanda, então já passou da hora de investir em um bom produto web.
Responsividade e acessibilidade
Seja perfeito onde você estiver!
É com essa frase de efeito que explico sobre a responsividade do site/página: os smartfones estão cada vez mais presentes na vida de todos nós, e isso também influencia nas vendas.
Por isso, conseguir adaptar seu site para os diferentes formatos – smartfones, tablets, PC e outros – fará toda a diferença para impulsionar suas vendas e permitir que seus clientes tenham uma boa experiência comprando de você (spoiler, esta é nossa próxima dica).
Já quando o assunto é acessibilidade, o processo de adaptação pode ser um pouco mais demorado. A transformação digital avança dia a dia, e isso também influencia no que as empresas tem feito para melhorar essa questão.
É difícil? Talvez, mas não é impossível, e não deve ser uma opção descartável: um dia ela será fortemente cobrada.
Qualidade do serviço e experiência do usuário
Se você não agradar seu consumidor, alguém vai, e ele não será mais seu.
Seus esforços precisam estar 400% ligados na intenção de criar a melhor experiência para seus clientes, isso será um verdadeiro diferencial.
A Black Friday é, normalmente, um grande caos: lojas cheias que geram muita confusão, sobrecarregamento de funcionários e experiências intensas em todos os presentes.
Voltando para o digital, o fato de não estar aglomerado em uma fila não isenta a empresa de prestar um atendimento de qualidade, de se importar com a espera e muitos outros.
Afinal, um grande diferencial do digital é estar presente em vários locais ao mesmo tempo, e isso pode ser a linha de corte para as empresas que fazem sucesso de vendas na Black Friday e as que fracassam.
Portanto, valorize a experiência de quem te dá lucros, de quem se fideliza pouco a pouco com sua empresa.
Facilite a leitura dentro do seu site e trabalhe uma comunicação direcionada a sua persona – mesmo que a demanda fuja um pouco do seu público alvo.
Quanto mais simples e direta for a mensagem e a experiência, menos passível a erros vocês está, pense nisso.
Organização e canais funcionais de atendimento
Engana-se quem está lendo este conteúdo pensando apenas em lojas físicas e em plataformas de e-commerce.
Dentro do digital, atender, se relacionar e vender são correlacionados de maneira muito singular, e o atendimento em todas as mídias plausíveis para sua marca é essencial.
O famoso Omnichannel precisa acontecer de maneira estratégica, organizada e otimizada. Trabalhe os diferentes canais de atendimento com o mesmo afinco e saiba se relacionar com todos.
Pós-venda e Sucesso do Cliente
A Black Friday passou, e com ela todas as responsabilidades foram embora? Negativo!
Um erro gigantesco é pensar que a sexta-feira mais esperada do ano trata de uma data, e não de um comportamento. Principalmente quando falamos de digital, várias coisas, boas e ruins, podem acontecer.
Por isso, o estado de alerta precisa ser máximo e ininterrupto: você precisa ser reativo e estar pronto para solucionar quaisquer problemas que possam aparecer.
Além disso, o CS responsável por sua empresa precisa estar atento a como manter os clientes a todo vapor, mantendo o relacionamento de excelência vivo mesmo sob grandes demandas.
Personalização de Serviços e atenção a detalhes
Conseguir oferecer algo novo, único e inigualável é complicado: mesmo assim, você pode tentar!
As pessoas valorizam a personalização de conteúdos (podemos exemplificar com os e-mails marketing, blogs e até ofertas de E-books). Assim, pensar em como chamar atenção de maneira criativa e única pode fazer suas vendas decolarem.
Sabemos que é dificílimo conseguir dar atenção única para um cliente, principalmente quando a demanda é muito grande como da Black Friday, por exemplo.
Mesmo assim, faça um esforço e tente, dentro das suas possibilidades, criar um ambiente diferenciado e mais “a cara” da sua empresa!
Gostou das dicas e já está pronto para conseguir fazer as vendas de sua empresa decolarem nessa Black Friday?
Lembrando que as possibilidades são super promissoras e que, especificamente neste ano de 2020, o feriado virá com tudo para impulsionar vendas de todos os segmentos, então aproveite!
Então, quer entender melhor sobre como você pode usar o digital a seu favor? Baixe nosso E-book gratuito sobre Facebook e Instagram Ads e entenda melhor sobre os famosos anúncios digitais!
Precisa de mais? Então fale com a gente e vamos juntos tentar fazer sua empresa decolar!