Hard Skills e Soft Skills caracterizam-se como os conjuntos de características técnicas e socio-culturais / socio-comportamentais que constroem profissionais e suas qualificações.
Assim, o tema deste conteúdo terá foco em desenvolvimento pessoal e profissional, aplicando uma visão mercadológica sob o perfil de profissionais de todas as áreas.
Neste texto você entenderá:
- o conceito e definição de Hard e Soft Skills;
- os principais impactos nas empresas;
- como avaliar essas características;
- como as empresas podem ajudar no desenvolvimento destas habilidades.
Vamos começar? Boa leitura!
Hard Skills: definição
Como conceito principal, as denominadas Hard Skills são as aptidões técnicas aprendidas pelos profissionais.
Desta maneira, podemos entender este conceito como as maneiras práticas e teóricas de aprendizado técnico, assim como podemos ver nos currículos, por exemplo.
Veja a seguir as Hard Skills mais comuns:
- Cursos de idiomas;
- Cursos tecnólogos;
- Graduação superior;
- Treinamentos especializados;
- Graduações acadêmicas como mestrado e doutorado;
- Estudos técnicos de operação e desenvolvimento de máquinas;
Assim, fica fácil ligar as Hard Skills ao aprendizado especializado de alguma área, geralmente permitindo que a pessoa seja identificada em alguma função devido aos seus estudos.
Um profissional de marketing digital, por exemplo, conquistas suas Hard Skills a partir de cursos que ensinam a obtenção de resultados por meio digital, ferramentas de gestão de anúncios e muitos outros.
Maiores exigências
É como que, em algumas áreas, certos conhecimentos sejam cobrados. O design, por exemplo, é uma função que depende do uso profissional de ferramentas técnicas para edição e tratamento de imagem.
Assim, vemos comumente nas vagas:
- Graduação superior;
- habilidades em língua estrangeira;
- habilidades práticas com sistemas, operacionalização de maquinários e afins;
- experiências profissionais que caracterizam o funcionário como apto a operar alguma plataforma/sistema.
Assim, vale dizer que não devemos nos prender às cobranças citadas acima, mas podemos exemplificá-las como algo do dia a dia de quem busca um emprego.
Soft Skills: definição
Seguindo um caminho diferente das Hard Skills, as Soft Skills são relacionadas ao conhecimento socio-cultural e comportamental das pessoas.
Assim, saímos do caráter técnico e essencialmente prático das coisas, caminhando então para conceitos mais abrangentes e humanos, totalmente ligados a relacionamentos, respeito, etc.
Estão entre as principais Soft Skills:
- a empatia;
- boa comunicação social;
- boa qualidade em relacionamentos interpessoais;
- espírito de liderança;
- proatividade;
- senso crítico;
- respeito social.
Portanto, podemos entender as Soft Skills como uma série de aptidões pessoais que estimulam o desenvolvimento humano – o que consequentemente desenvolve as empresas.
Maiores exigências
Nessa altura do campeonato você já consegue lembrar de algumas Soft Skills dos seus tempos de entrevista, né?
Entre elas, podemos destacar:
- a proatividade;
- o bom relacionamento em equipe;
- a agilidade para impedir e/ou resolver conflitos;
- o respeito.
Com essa boa noção destes 2 conceitos, podemos começar a pensar sobre como essas características impactam nas empresas e no mercado.
Principais impactos das Hard Skills e Soft Skills nas empresas
Cada tipo de habilidade afeta o âmbito empresarial de forma diferente. A partir de agora, iremos falar sobre algumas das principais áreas afetadas.
Na equipe
Pensando em equipes de todos os tamanhos, as Soft Skills são de grande importância para conseguir manter o respeito no trabalho, permitindo que a empresa tenha um ambiente confortável para todos.
Além disso, com as Hard Skills bem definidas, podemos criar um ambiente mais funcional e uma equipe mais preparada para conseguir atender todas as demandas, otimizando e agilizando serviços diariamente.
Clima organizacional
Ainda diretamente relacionado a equipe – com foco no relacionamento – um bom clima organizacional é aquele onde o respeito, a empatia e a produtividade acontecem naturalmente.
Já falamos sobre este tema aqui no blog da Parafuso, e você pode aprender como criar um bom clima organizacional dentro da sua empresa clicando aqui!
Operação
Com uma equipe estruturada técnica e socialmente, a operação da empresa fica mais otimizada e flui infinitamente melhor, permitindo que a empresa alcance mais resultados contando com pessoas que realmente querem fazer a diferença.
Assim, o combo Hard e Soft Skills fará grande diferença para os números no fim do ano.
Como a empresa pode avaliar essas características e habilidades?
O desespero bate agora: como saber se as pessoas possuem as características necessárias (desejos da empresa).
A mensuração das Hard Skills são mais simples de serem medidas, afinal, elas estão no currículo (primeiro contato).
Já as Soft Skills são mais delicadas, e nem sempre o que foi dito transcende para a realidade.
Então, como mensurar? Temos algumas dicas:
Processos seletivos
Manter o contato humanizado durante um processo seletivo será essencial para conseguir entender melhor sobre as pessoas em um primeiro contato.
Priorize as entrevistas presenciais, onde a conversa pode fluir melhor, o candidato pode interagir com outras pessoas e com o ambiente corporativo em um primeiro momento.
Vale lembrar que estamos falando de um cenário pós-pandemia ou que, pelo menos, a empresa tenha meios para entregar a segurança dos candidatos com medidas preventivas.
Dinâmicas de grupo
Ainda pensando em um cenário onde é permitido o contato aproximado com um grupo de pessoas (pode entrar, vacina), as dinâmicas de grupo são excelentes para enxergar algumas Soft Skills).
Entre elas, o trabalho em equipe, a boa comunicação interpessoal, o relacionamento e várias outras.
Lembrando que as dinâmicas podem sim ser digitais, e que elas também funcionam muito bem desta maneira. Assim, basta colocar ainda mais foco para os resultados obtidos, uma vez que fica mais difícil analisar o comportamento dos candidatos durante a dinâmica.
É possível desenvolver essas habilidades?
A resposta é um belo sim!
Tanto Hard Skills quanto Soft Skills podem ser aprendidas e desenvolvidas durante a vida, e o ambiente corporativo pode ser muito importante para tais evoluções.
A empresa tem um papel muito importante neste processo, podendo ajudar bastante no desenvolvimento pessoal de cada um de seus funcionários.
A empresa pode:
- Patrocinar cursos para a equipe – ou individuais – com foco em aprimorar as habilidades técnicas de cada um;
- Treinamentos especializados;
- Dinâmicas para estimular o trabalho em equipe e a união;
- Palestras institucionais e/ou de convidados;
- Oferecer material de apoio para ajudar nos estudos, assim como nas relações;
Portanto, chega de ficar parado esperando sua equipe crescer: investimento humano deve ser uma grande prioridade dentro da sua empresa!
Então, como sua empresa estimula o desenvolvimento de Hard Skills e Soft Skills na empresa?
Hora de colocar a mão na cabeça e começar a valorizar essas duas modalidades de habilidades – as técnicas e as pessoas – com mais foco, criando uma equipe forte e motivada.
Quer ajuda para pensar no futuro? Temos um infográfico que talvez seja do seu interesse, onde você poderá conhecer tendências para o ano de 2021 e como possíveis mudanças podem afetar seu negócio!
Quer conhecer? Clique no banner abaixo e faça o download, é gratuito!