Hard Skills e Soft Skills: diferenças e importância dessas habilidades para sua empresa

Hard Skills e Soft Skills são conceitos muito relevantes de conhecer na hora de construir uma equipe de sucesso, avaliar seu time e muito mais! Entenda melhor!

Hard Skills e Soft Skills caracterizam-se como os conjuntos de características técnicas e socio-culturais / socio-comportamentais que constroem profissionais e suas qualificações.

Assim, o tema deste conteúdo terá foco em desenvolvimento pessoal e profissional, aplicando uma visão mercadológica sob o perfil de profissionais de todas as áreas.

Neste texto você entenderá: 

  • o conceito e definição de Hard e Soft Skills;
  • os principais impactos nas empresas;
  • como avaliar essas características; 
  • como as empresas podem ajudar no desenvolvimento destas habilidades.

Vamos começar? Boa leitura! 

Hard Skills: definição 

Como conceito principal, as denominadas Hard Skills são as aptidões técnicas aprendidas pelos profissionais. 

Desta maneira, podemos entender este conceito como as maneiras práticas e teóricas de aprendizado técnico, assim como podemos ver nos currículos, por exemplo. 

Veja a seguir as Hard Skills mais comuns:

  • Cursos de idiomas; 
  • Cursos tecnólogos; 
  • Graduação superior; 
  • Treinamentos especializados; 
  • Graduações acadêmicas como mestrado e doutorado; 
  • Estudos técnicos de operação e desenvolvimento de máquinas;

Assim, fica fácil ligar as Hard Skills ao aprendizado especializado de alguma área, geralmente permitindo que a pessoa seja identificada em alguma função devido aos seus estudos. 

Um profissional de marketing digital, por exemplo, conquistas suas Hard Skills a partir de cursos que ensinam a obtenção de resultados por meio digital, ferramentas de gestão de anúncios e muitos outros. 

Maiores exigências

É como que, em algumas áreas, certos conhecimentos sejam cobrados. O design, por exemplo, é uma função que depende do uso profissional de ferramentas técnicas para edição e tratamento de imagem. 

Assim, vemos comumente nas vagas: 

  • Graduação superior; 
  • habilidades em língua estrangeira; 
  • habilidades práticas com sistemas, operacionalização de maquinários e afins; 
  • experiências profissionais que caracterizam o funcionário como apto a operar alguma plataforma/sistema.

Assim, vale dizer que não devemos nos prender às cobranças citadas acima, mas podemos exemplificá-las como algo do dia a dia de quem busca um emprego. 

Soft Skills: definição 

Seguindo um caminho diferente das Hard Skills, as Soft Skills são relacionadas ao conhecimento socio-cultural e comportamental das pessoas. 

Assim, saímos do caráter técnico e essencialmente prático das coisas, caminhando então para conceitos mais abrangentes e humanos, totalmente ligados a relacionamentos, respeito, etc. 

Estão entre as principais Soft Skills: 

  • a empatia; 
  • boa comunicação social; 
  • boa qualidade em relacionamentos interpessoais;
  • espírito de liderança;
  • proatividade;
  • senso crítico;
  • respeito social. 

Portanto, podemos entender as Soft Skills como uma série de aptidões pessoais que estimulam o desenvolvimento humano – o que consequentemente desenvolve as empresas. 

Maiores exigências

Nessa altura do campeonato você já consegue lembrar de algumas Soft Skills dos seus tempos de entrevista, né?

Entre elas, podemos destacar: 

  • a proatividade; 
  • o bom relacionamento em equipe; 
  • a agilidade para impedir e/ou resolver conflitos;
  • o respeito.

Com essa boa noção destes 2 conceitos, podemos começar a pensar sobre como essas características impactam nas empresas e no mercado. 

hard skills e soft skills team

Principais impactos das Hard Skills e Soft Skills nas empresas

Cada tipo de habilidade afeta o âmbito empresarial de forma diferente. A partir de agora, iremos falar sobre algumas das principais áreas afetadas.

Na equipe

Pensando em equipes de todos os tamanhos, as Soft Skills são de grande importância para conseguir manter o respeito no trabalho, permitindo que a empresa tenha um ambiente confortável para todos. 

Além disso, com as Hard Skills bem definidas, podemos criar um ambiente mais funcional e uma equipe mais preparada para conseguir atender todas as demandas, otimizando e agilizando serviços diariamente. 

Clima organizacional 

Ainda diretamente relacionado a equipe – com foco no relacionamento – um bom clima organizacional é aquele onde o respeito, a empatia e a produtividade acontecem naturalmente. 

Já falamos sobre este tema aqui no blog da Parafuso, e você pode aprender como criar um bom clima organizacional dentro da sua empresa clicando aqui! 

Operação 

Com uma equipe estruturada técnica e socialmente, a operação da empresa fica mais otimizada e flui infinitamente melhor, permitindo que a empresa alcance mais resultados contando com pessoas que realmente querem fazer a diferença. 

Assim, o combo Hard e Soft Skills fará grande diferença para os números no fim do ano. 

Como a empresa pode avaliar essas características e habilidades? 

O desespero bate agora: como saber se as pessoas possuem as características necessárias (desejos da empresa). 

A mensuração das Hard Skills são mais simples de serem medidas, afinal, elas estão no currículo (primeiro contato). 

Já as Soft Skills são mais delicadas, e nem sempre o que foi dito transcende para a realidade. 

Então, como mensurar? Temos algumas dicas: 

Processos seletivos

Manter o contato humanizado durante um processo seletivo será essencial para conseguir entender melhor sobre as pessoas em um primeiro contato. 

Priorize as entrevistas presenciais, onde a conversa pode fluir melhor, o candidato pode interagir com outras pessoas e com o ambiente corporativo em um primeiro momento. 

Vale lembrar que estamos falando de um cenário pós-pandemia ou que, pelo menos, a empresa tenha meios para entregar a segurança dos candidatos com medidas preventivas. 

Dinâmicas de grupo

Ainda pensando em um cenário onde é permitido o contato aproximado com um grupo de pessoas (pode entrar, vacina), as dinâmicas de grupo são excelentes para enxergar algumas Soft Skills). 

Entre elas, o trabalho em equipe, a boa comunicação interpessoal, o relacionamento e várias outras. 

Lembrando que as dinâmicas podem sim ser digitais, e que elas também funcionam muito bem desta maneira. Assim, basta colocar ainda mais foco para os resultados obtidos, uma vez que fica mais difícil analisar o comportamento dos candidatos durante a dinâmica. 

É possível desenvolver essas habilidades?

hard skills e soft skills doubt

A resposta é um belo sim

Tanto Hard Skills quanto Soft Skills podem ser aprendidas e desenvolvidas durante a vida, e o ambiente corporativo pode ser muito importante para tais evoluções. 

A empresa tem um papel muito importante neste processo, podendo ajudar bastante no desenvolvimento pessoal de cada um de seus funcionários. 

A empresa pode: 

  • Patrocinar cursos para a equipe – ou individuais – com foco em aprimorar as habilidades técnicas de cada um; 
  • Treinamentos especializados;
  • Dinâmicas para estimular o trabalho em equipe e a união; 
  • Palestras institucionais e/ou de convidados; 
  • Oferecer material de apoio para ajudar nos estudos, assim como nas relações; 

Portanto, chega de ficar parado esperando sua equipe crescer: investimento humano deve ser uma grande prioridade dentro da sua empresa! 

Então, como sua empresa estimula o desenvolvimento de Hard Skills e Soft Skills na empresa? 

Hora de colocar a mão na cabeça e começar a valorizar essas duas modalidades de habilidades – as técnicas e as pessoas – com mais foco, criando uma equipe forte e motivada. 

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