
Transforme Seu Segundo Semestre: Avaliação, Planejamento e Execução com Marketing Digital
À medida que o primeiro semestre chega ao fim, é um momento crucial para as empresas avaliarem seu desempenho, planejarem o futuro e definirem estratégias
A metodologia que você precisa para fazer de 2020 o ano da sua empresa: Objectives and Key Results, método de gestão conhecido como OKR é o famosinho entre grandes empresas que visam melhorar sua estrutura e claro, seus resultados.
Quer saber mais? Continue a leitura e entenda como o OKR pode fazer sua empresa atingir todos os objetivos definidos para o ano!
Metodologia que visa administrar o foco em alcançar objetivos, o OKR foi desenvolvido por Andrew Grove, ex-CEO da gigante Intel como uma maneira de gerir de maneira mais organizada e funcional a empresa.
De maneira sucinta, o OKR é o método que separa entre os funcionários da empresa os objetivos específicos em resultados chave que, após alcançados, fazem consequentemente a empresa alcançar os objetivos gerais pré definidos.
Como assim?
A ideia é usar a equipe completa – ou pelo menos os gestores líderes – lado a lado, cada um com suas responsabilidades específicas em prol de atingir um objetivo em comum.
Assim, em cada resultado alcançado – chamados aqui de resultados chave, a empresa caminha um passo adiante na obtenção do objetivo geral.
Para o método OKR funcionar, é necessário um brainstorming a fim de decidir, de maneira clara, os principais objetivos que sua empresa visa alcançar.
Vale ressaltar que a metodologia OKR não é exclusiva para empresas, sendo muito utilizada para pessoas físicas também! Quem não quer alcançar uma boa meta, não é mesmo?
Então, a principal característica é quebrar o objetivo geral, que normalmente é quase inalcançável, em objetivos menores, mais sucintos e palpáveis.
Sabe aquele famoso objetivo de “ser a maior referência em minha área de atuação”? Com a metodologia OKR você pensa além dele, entendendo não o que você quer ser, mas o que fazer para conseguir esse feito.
Para deixar a ideia mais fácil de absorver, vamos exemplificar com um dos objetivos mais famosos entre as pessoas: ser fitness! (Quem nunca se prometeu isso que atire a primeira pedra).
Ser o próximo galã da novela das nove com um corpo escultural e hábitos saudáveis.
Mudar a alimentação; realizar atividades físicas regulares; mudar hábitos que impossibilitam as anteriores de acontecer.
Então, entra o método OKR: quais objetivos eu preciso realizar, para alcançar os meus objetivos específicos? Eles são os principais focos neste momento, pois a partir dele, o objetivo geral estará mais próximo da minha realidade.
Essa é uma palavra importante quando o assunto é metodologia OKR: realidade. Assim, entender que você não pode se enganar é essencial. As metas devem ser realistas e dentro da sua capacidade, caso contrário, você provavelmente desistirá.
É importante se desafiar em todos os momentos, mas isso não significa escolher objetivos que não estão ao seu alcance.
Desta forma, entender sua capacidade fará que você saiba até onde seu limite vai, escolhendo assim de maneira assertiva os objetivos corretos.
Voltando ao nosso exemplo, o que você precisa fazer para mudar sua alimentação? Essa lista de tarefas e comportamentos a serem tomados irão impactar nas demais metas traçadas.
Você provavelmente precisará ir a um médico especialista para checar a saúde, certo? Uma dieta deve ser bem orientada. Depois, o quanto você precisará comer para fazer a nova dieta funcionar? Com que frequência? Algum alimento não poderá ser ingerido e deve ser cortado imediatamente da sua dieta?
Resolvendo estas questões, você estará um passo adiante na obtenção de sucesso em um de seus objetivos. Este método descritivo, detalhista e específico é o método OKR.
Sabendo disso, você aplicará no que precisar a fim de resolver, um a um, cada resultado chave, consequentemente resolvendo os objetivos específicos e por fim, o geral.
Fácil, certo?
Mas e a prática? Claro, ela é muito mais complexa e com certeza exigirá sacrifícios. Da mesma forma, a metodologia OKR aplicada em sua empresa deverá funcionar por etapas, que devem ser metrificadas.
Uma dica de ouro é envolver os responsáveis: lembra quando falamos de usar a equipe completa? Afinal, deixar todo o método nas mãos dos donos é algo arcaico e ultrapassado.
A empresa não funciona sozinha, e muito menos apenas com os esforços dos donos. Por isso, o engajamento de toda a equipe é fundamental para o processo de estruturação, desenvolvimento e por fim, obtenção de resultados.
Então, deixe todos cientes do que acontece, das dificuldades pelo caminho e de como, passo a passo, vencê-las. Lutem para alcançar os objetivos juntos, será o melhor caminho.
Independente do tamanho de sua empresa, essa metodologia pode sempre agregar algum valor e deve ser considerada.
Não à toa, o Google a utiliza desde 1999. Só aí conseguimos entender que algo realmente interessante está por trás, certo?
Desta forma, o OKR deve ser tratado com muito foco e afinco, além de relevância prioritária. Os resultados precisam ser transparentes e devem, obrigatoriamente, trazer insights para a equipe.
Quanto mais análises sob as métricas alcançadas acontecerem, menor é a chance de erros perdurarem. Por isso, não deixe o OKR se transformar em uma meta anual: ele deve ser usado durante todo o ano!
Uma análise trimestral é a ideal, conseguindo assim compreender o que está dando certo, o que precisa de mais atenção, o que foi alcançado e qual deve ser o próximo passo.
Em suma, questione-se em todos os momentos. Seguir um caminho reto é exaustivamente difícil. Então, é comum que seu caminho se transforme durante o processo, e essa mudança não pode abalar o objetivo final!
Portanto, mantenha o processo funcionando e faça sacrifícios: Não será nada fácil, mas com o foco necessário, a metodologia Objectives and Key Results se mostrará extremamente funcional!
Então, já conhecia essa metodologia? Já utilizou na sua empresa? Conte pra gente sua experiência!
Além disso, conheça também a grande diferença que um Customer Success pode fazer na sua empresa clicando aqui!
À medida que o primeiro semestre chega ao fim, é um momento crucial para as empresas avaliarem seu desempenho, planejarem o futuro e definirem estratégias
Separamos as 10 perguntas sobre SEO que todos mais querem saber e compilamos em um único conteúdo!