O Tik Tok: A rede social mais famosa e promissora de 2020!

Você conhece o Tik Tok? A rede social famosa na China chegou ao ocidente e os profissionais de Marketing estão cada vez mais atentos a ela! Veja mais!

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É comum que uma rede social esteja em ascensão, certo? Hoje em dia não seria diferente, e essa rede é o famosinho Tik Tok

A rede social que teve 663 milhões de downloads em 2018 saiu do seu público inicial – os chineses – e caiu na graça dos ocidentais. 

Continue a leitura e veja mais sobre essa rede e como ela pode elevar sua marca em 2020!

O Tik Tok

Para começar, é preciso saber onde ele surgiu. 

Tratado por muitos como uma versão 2.0 do Musical.ly – app muito popular no Brasil antigamente – e que traz uma nova e atualizada ideia do falecido Vine, o Tik Tok é uma rede social focada em vídeos. 

Com vídeos de 15 segundos, a versatilidade da rede é uma de suas maiores características. Assim como era o Vine, a rede busca instigar e explorar a criatividade de seus usuários acima de tudo. 

A rede foi desenvolvida pela atual Startup mais valiosa do mundo, a chinesa ByteDance (que é estimada no valor de U$75 bilhões de dólares). Criado em agosto de 2018, só na China o Tik Tok tem em média 500 milhões de usuários diariamente conectados. 

Esse número exorbitante bate os grandes aplicativos como Facebook e Instagram em acessos, e por isso as marcas começaram a se atentarem pela promissor crescimento da rede. 

Os TikTokers, nome dado aos usuários da rede, passam em média 46 minutos diariamente na rede, lembrando que estamos falando de uma média de mais de 500 milhões de pessoas online. 

Com média de idade entre 16 e 24 anos, o Tik Tok se destaca entre os adolescentes e jovens por ser uma rede rápida, criativa e muito ligada aos conteúdos humorísticos. 

Como as marcas têm explorado a rede? 

Ainda sem a possibilidade de criar anúncios e monetizar conteúdos dentro da rede, o Tik Tok se difere do Instagram e Facebook, por exemplo, por ser livre de marcas sobrecarregando seu feed. 

Mais que isso, devido ao público muito jovem, as marcas precisam mudar muito seu jeito de pensar e inovar – ainda mais – em como utilizar esse público para conseguir realizar suas vendas. 

De uma maneira geral, vendas não é o foco direto das marcas presentes no Tik Tok hoje, e sim uma nova leitura de conteúdos para atingir o público mais jovem. 

A Red Bull e Sony, por exemplo, tem mostrado conteúdos diferenciados dentro da rede, buscando sempre a interação com a marca.

Entre esses recursos, o Tik Tok oferece: 

  • Reações;
  • Desafios;
  • Duetos;
  • Paródias;
  • Mesclagem de vídeos;
  • Diversas opções de filtros, músicas e efeitos já adaptados para o tempo de vídeo; 
  • Várias opções de edições de vídeo que são fáceis e intuitivas. 

Não à toa, os TikTokers gostam de conteúdos criativos, versáteis e divertidos. Os dados coletados pela GlobalWebIndex falam que 66% dos usuários preferem esse tipo de conteúdo. 

Além disso – aqui entram as marcas -, a pesquisa fala que cerca de 60% dos usuários gostam de desenvolver conteúdos criativos. 

Assim, seja trabalhando com influenciadores ou não, a marca que deseja sobreviver dentro do Tik Tok precisa obrigatoriamente entender que a rede tem vida própria e ela mesma dita as regras.

Como já mencionado – e que deve ser frisado sempre – o Tik Tok é muito ligado ao humor, principalmente devido a sua origem, o Musical.ly. 

Atividades radicais como o parkour e afins também fazem sucesso, inclusive, é onde o Red Bull trabalha seu público, por exemplo. Animais também fazem sucesso (e onde não fazem, certo?). 

Zanna Wharfe

A Estrategista e especialista em Branding e Conteúdo da empresa We Are Social fala sobre a presença de uma marca dentro da rede: 

Basicamente, a especialista fala sobre a necessidade de deixar os influenciadores do Tik Tok desenvolverem seus próprios conteúdos sem a influência direta das marcas, caso contrário, você nunca atingirá o resultado desejado. 

É tudo ligado a conexão com público: e quem melhor para entender um adolescente do que outros adolescentes, certo?

Claro, existem adultos presentes na rede, inclusive produzindo conteúdos relevantes para o grande público, mas ainda são minorias.

Grandes nomes internacionais como o apresentador Jimmy Fallon, Paris Hilton e Kris Jenner são famosinhos na rede, atingindo milhões de visualizações em cada uma de suas publicações. 

Os problemas

Claro, nenhuma rede é perfeita! Assim como o Instagram, o Facebook e o Twitter, alguns problemas podem atrapalhar o pleno andamento do app.

Entre os principais pontos negativos da rede, estão:

A grande superficialidade dos conteúdos e o tempo excessivo dos usuários no app (o que para a marca pode se tornar um problema).

Além disso, os usuários buscam  de uma maneira geral, fama por suas publicações. Isso não necessariamente é algo negativo, mas acaba gerando conteúdos banalizados, extremos, perigosos e até mesmo sexualizados. 

Inclusive, pensando exatamente nisso, a Índia, um dos países mais presentes dentro do Tik Tok com cerca de 120 milhões de usuários, bloqueou o download do app. 

Segundo o governo Indiano, a rede pode expor crianças e adolescentes (público majoritário da rede) a conteúdos impróprios para suas idades, como violência e nudez. 

A decisão não bloqueia os usuários já cadastrados, mas evita que novos downloads sejam realizados no país.

A ByteDance recorreu, claro. “Nós temos fé no sistema judicial indiano e estamos otimistas quanto ao resultado que seria bem recebido para os mais de 120 milhões de usuários ativos mensais na Índia”, foi o que os responsáveis pela gigante Startup chinesa disse em um comunicado oficial na CNN Business.

O futuro do Tik Tok dentro do Marketing de Conteúdo

Se a rede cresce, o interesse segue o mesmo rumo. É assim que várias empresas têm observado de perto o crescimento exponencial da rede. 

Muito promissor, o então sucessor do Vine – que fez muito sucesso, mas nem em seu auge atingiu o público que o Tik Tok já possui – tem ganhado cada vez mais permanência no mercado. 

Assim, muitos apostam que o Tik Tok irá perdurar, diferente do Vine.

O sucesso dos conteúdos da rede são muito bem aceitos pelo grande número de usuários e, mesmo sem a monetização, tem ganhado cada dia mais usuários. 

Assim, seria ele a novidade para melhorar a presença de marca e reafirmação de valores que as marcas precisam com o público mais jovem, possíveis compradores num futuro próximo? 

Então, fica a reflexão, e também a dica: fique de olho no Tik Tok, ele pode ser extremamente valioso neste ano de 2020! 

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