Estratégias para Instagram: Insights e estatísticas para um bom planejamento em 2020

Conhecer as melhores estatísticas é essencial para conseguir desenvolver as melhores estratégias para sua página do Instagram! Conheça mais neste artigo!

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O Instagram brilha cada dia mais nos olhos de marcas que visam melhorar o relacionamento com seus clientes, melhorar as vendas e fazer inúmeras estratégias. 

Assim, conhecer as melhores estratégias podem proporcionar incríveis possibilidades para sua marca. Pensando nisso, neste conteúdo você poderá entender mais sobre os dados coletados pela SocialPilot. 

Pronto para analisar estatísticas e começar seu planejamento estratégico no Instagram? Então venha nessa jornada comigo! Boa leitura. 

Compreendendo a pesquisa 

Desenvolvida pelo cofundador da empresa e plataforma SocialPilot, Jimit Bagadiya, a pesquisa mostra dados relevantes para o entendimento do uso das redes sociais no ano de 2020. 

Disponibilizada uma vez ao ano, vale ressaltar aqui que a pesquisa abrange não apenas o Instagram – foco deste conteúdo – como também outras redes sociais, como o Facebook, Twitter, Tik Tok e outras. 

Por isso, manterei o foco nas estratégias do Instagram e insights que podemos tirar de suas estatísticas, e a pesquisa completa você poderá analisar clicando no link no final deste conteúdo, okay? 

O planejamento de público alvo

Mesmo sendo hoje uma das maiores plataformas para apresentação de marca, venda e engajamento com público alvo, o Instagram ainda não é a rede mais acessada no mundo. 

O Facebook, ferramenta excelente para desenvolvimento de campanhas e alcance de público ainda é a rede com maior índice de usuários ativos. 

Sendo assim, vale compreender desde já que muito dos planejamentos para o Instagram pode e devem ser estruturados também para o Facebook, e uma rede não substitui a outra! 

Com isso em mente, você poderá não apenas se relacionar com diferentes personas em diferentes redes, como terá ainda mais possibilidades trabalhando em ambas (ou mais) mídias. 

Em suma, antes de começar a agir, faça um bom estudo de público e saiba onde ele realmente está, podendo então direcionar seus investimentos para a mídia certa. 

O Instagram e seus dados mais relevantes 

Sendo a segunda rede mais acessada ou não, o Instagram ainda possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente segundo a SocialPilot, número absurdamente expressivo quando o assunto é presença digital. 

A transformação digital traz diariamente ainda mais pessoas, e com elas, ainda mais empresas. Isso significa que a cada dia que passa, mais e mais concorrência nasce. 

Sem entrar no mérito de discutir sobre a positividade ou negatividade da concorrência na rede, o dado importante aqui é que cerca de 80% dos usuários do Instagram seguem perfis profissionais – lojas, sites, empresas em geral – na rede. 

Com isso, podemos compreender que estamos falando de mais de 1 bilhão de pessoas, de diferentes idades, orientações, rendas e interesses. Se isso já não mostra oportunidades o suficiente, nós podemos ir mais além. 

Pensando nestes 80%, 60% deste todo alega encontrar novos produtos na rede. Se colocarmos na balança o número total de usuários da rede (mais de um bilhão), e vermos que 63% deste total acessa a plataforma todos os dias em média de 17 minutos, é fácil assimilar que você tem mais de meio milhão de pessoas para trabalhar diariamente. 

Dá pra perceber uma certa vantagem em usar o Instagram em sua estratégia, não é mesmo? Existem ainda dados que te ajudam na produção do conteúdo. 

Organização de ideais

Com um bom planejamento, você conseguirá compreender quantas vezes postar semanalmente, qual tipo de conteúdo seu público gosta entre outras informações. 

Mesmo essa produção pode ser melhor aprimorada com o uso da pesquisa, que revela que os vídeos fazem mais sucesso com o público, alcançando quase 22% mais interações que fotos normais e quase 20% para carrosséis. 

A humanização de uma página também é um fator importante para o desenvolvimento da página, uma vez que conteúdos com pessoas possuem 38% mais engajamento. 

Ainda circulando no ambiente da humanização, outro fator de extrema relevância é a produção própria de conteúdo. Ninguém gosta ou aceita cópias, e esta prática pode ser um grande tiro no pé na hora de produzir um conteúdo para seus seguidores. 

Mais que apenas likes ou comentários, isso está ligado diretamente a conversão, e segundo a pesquisa, posts com conteúdos próprios possuem quase 5% de vantagem sobre posts copiados.

Sendo assim, crie seus próprios conteúdos para melhorar seus resultados de maneira orgânica e aprimorar suas estratégias no Instagram!

A comunicação e relacionamento com seus seguidores/clientes 

Sendo um dos grandes pilares do marketing digital, hoje em dia o relacionamento é essencial para quem procura sucesso. Foi-se o tempo em que a compra era simples e a exigência era mínima. 

Agora, principalmente devido a grande gama de produtos no mercado e a descentralização de poderes de um produtor/prestador de serviços específico, o público está cada dia mais presente no processo de compra. 

Isso pode parecer intenso, mas funciona como uma via de mão dupla. A procura e a demanda não é mais linear, e a globalização está a seu favor. 

Desta forma, conseguir construir um processo de gestão funcional, aliado a processos de marketing de conteúdo eficazes são grandes estratégias para fazer de sua empresa um sucesso dentro do Instagram. 

O reflexo disso está no uso de anúncios – Instagram Ads – e o atual crescimento das compras online, principalmente devido a pandemia do Covid-19. Vemos na pesquisa o alto número de usuários que efetuaram compras após visualizá-los na rede: 30%. 

Esse número reflete também na estimativa de que 75% de todo o público presente da rede social provavelmente clicará em um anúncio em algum momento. Se colocarmos os influencers na jogada, esse número pode crescer ainda mais. 

Acredite, se relacionar bem com seus visitantes não é um monstro de sete cabeças. Várias funções do próprio Instagram te ajudam nesse processo, veja abaixo. 

Como o Instagram te ajuda no processo de relacionamento

Ferramentas simples do dia a dia do Instagram pode te ajudar e muito a conseguir encontrar, conversar e vender para seus clientes. 

Dois exemplos são: 

  • Localização; 
  • Hashtags.

O uso das localizações costumam ser descartados por vários pelo simples fato de não ser considerado necessário o suficiente, um grande erro! 

Posts com marcação de localização tendem a ter 79% maior engajamento, mais da metade! Assim, se você é um produtor local, por exemplo, comercializar dentro de sua região pode ser facilitado com um simples clique. 

Já as hashtags possuem diferentes utilidades, dependendo diretamente de seu endereço. Por não se tratarem de usabilidades fixas, você pode escolher as melhores hashtags que se adequarão melhor ao conteúdo postado, agindo de maneira singular. 

Mesmo assim, é interessante enquanto empresa utilizar as que mais mostram para os usuários seus serviços e como o oferecido pode ser o que o cliente precisa. 

Nada de hashtags que se formam em palavras, #pelo #amor #de #deus! Seu uso deve ser mais direto e muito mais planejado, sem exageros. O Instagram permite até 30 hashtags por post, o que não significa que você precisa de cada uma delas.

Separe entre 1 e 10 para aprimorar o alcance de suas postagens, compreendendo sempre quais podem ser mais eficazes em cada conteúdo. Segundo a pesquisa, a média é de 1 hashtag por post, tenha isso em mente quando escolher as suas, inclusive a relevância de cada uma! 

Sua marca em evidência: cuidado com o que você fala!

São mais de 40 bilhões de fotos postadas até agora (dia da pesquisa), você consegue imaginar a quantidade de postagens que deram errado? Eu não! 

Por isso, é de suma importância que você compreenda que por mais que seja uma rede social usada como entretenimento e lazer, tudo que você fala e faz é visto, por MILHÕES. 

Desta forma, entender o posicionamento da marca é de extrema importância para se portar de maneira coerente com o que a empresa acredita. Seja transparente e não entre em questões que não sejam relevantes para você, ou mais, que você realmente acredite. 

Veja o texto sobre marketing de conteúdo para entender melhor sobre esse tema, clique aqui! 

Seja qual for, valorize seu engajamento! 

As pessoas fazem sua marca crescer de maneira espontânea quando elas acreditam nela, no potencial que ela tem e na qualidade do que é oferecido. Por isso, faça tudo por eles! 

O Brasil está entre os 3 países mais presentes na rede com cerca de 66 milhões de usuários. E aí, você acredita na infinidade de possibilidades que sua empresa pode ter trabalhando para esse número (pensando em uma atuação apenas nacional)? 

Use o que a ferramenta te oferece para entregar sempre o melhor, e não perca oportunidades! Quer postar stories? Saiba que stickers melhoram a performance do vídeo em 83%. 

São pequenas coisas assim, como colocar um sticker em seu vídeo, que começam a melhorar suas métricas, vendas e afins! 

Use o Direct, sistema de chat do Instagram para melhorar a comunicação. Mais de 150 milhões de pessoas gostam deste tipo de diálogo com as empresas, porque não a sua? 

A pesquisa aponta que 80% das empresas valorizam o engajamento como maior métrica, acima de likes, por exemplo. Pensando assim, buscar outros meios de engajar é essencial para quem quer fazer estratégias no Instagram realmente funcionais!

Tudo pronto para começar seu planejamento estratégico? Conte com a Parafuso para te ajudar no processo de desenvolvimento e produção, estamos aqui para isso e muito mais! Fale conosco, clique aqui

Clicando aqui você tem acesso a pesquisa completa da SocialPilot, e clicando aqui você pode acessar outro conteúdo sobre Instagram, agora para conhecer mais sobre as ferramentas interessantes para utilizar na rede, aproveite! 

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