E finalmente chegou a nova plataforma de anúncios que todos estão esperando: O TikTok Ads já está entre nós!
A nova plataforma Business da rede mais famosinha de 2020 já era esperada desde meados da segunda quinzena do ano passado, e agora ela é uma realidade.
Neste conteúdo falaremos sobre essa plataforma, as possibilidades que ela pode trazer para o Marketing Digital e uma passo a passo para a criação conta de anúncios!
O que é o TikTok Ads?
Também chamado por TikTok Business, essa nova plataforma atuará como o já famosos Facebook Ads, plataforma de anúncios da rede vizinha.
Assim, empresas poderão começar anunciar dentro do Tik Tok, utilizando banners e o já esperados, vídeos.
Também como a rede vizinha, dentro do app será possível segmentar público, por dados demográficos e por interesse, algo como o Look a Like existente no Facebook.
Com algorítimos que já indicam vários conteúdos com base em seus interesses – encontrados no intitulado “For You“, agora existirão espaços publicitários que funcionarão de maneira similar.
Quem já apareceu por lá
Ainda em fase de desenvolvimento e com liberações exclusivas, poucas empresas conseguiram aval para anunciar dentro da plataforma.
Vale ressaltar que, independente da liberação do TikTok Business, várias empresas já criam conteúdo orgânico na rede, inclusive fazendo muito sucesso entre os seguidores.
A Red Bull, por exemplo, é uma das grandes pioneiras, e hoje conta com mais de 5 milhões de seguidores em seu perfil, onde mostra inúmeros de esportes radicais que patrocina.
Já nos anúncios, a Black Friday de 2020 foi dominada pela Magalu, empresa que cresceu MUITO durante o ano afetado pela pandemia de Covid-19. Fizemos um conteúdo contando um pouco do sucesso da empresa em nosso Instagram, confira clicando aqui.
Além dela, a Amazon também já deu as caras nos anúncios, principalmente em anúncios de abertura (assim que você abre seu aplicativo pela primeira vez).
Estes anúncios foram de curtos vídeos com possibilidade de “passar” com a rolagem da tela após alguns segundos, funcionando como o skip do Youtube.
Benefícios de investir no TikTok Ads
Entender que o crescimento da rede e do número de usuários (que hoje já não é mais dominado pelo mercado chinês), foi um fenômeno é inegável, mas muitas pessoas não acreditaram que ela iria, de fato, vingar.
Com expectativa mais altas que anteriormente, o Tik Tok não apenas vingou, como é uma das redes (se não, a maior) mais promissora para o ano de 2021.
Seus conteúdos dinâmicos e divertidos já ultrapassaram o público inicialmente dominante de adolescentes, alcançando pessoas de várias idades com conteúdos segmentados de basicamente todas as áreas.
Assim, estar presente em uma rede como esta é quase uma garantia de sucesso, embora os cuidados precisam ser redobrados: maleáveis que são, trabalhar com as produções para a rede podem ser um grande desafio.
Falando em desafios, o Tik Tok é cheio deles, o que deve ser muito explorado por empresas a partir de agora.
Além disso, se os vídeos já não estivessem muito presentes no Marketing de Conteúdo antes, agora eles serão mais difundidos, ganhando proporções cada vez maiores.
Já alimentou um Videomaker hoje?
Registrando-se na plataforma TikTok Business
Como o próprio Tik Tok já vem dizendo, a nova plataforma existe para criar muito mais que conteúdo: nela você cria trends, cria conexões e muito mais.
Isso nos mostra a versatilidade que a própria plataforma espera para o sistema de anúncios, entendo as possibilidades que a rede pode oferecer.
Para começar o processo de registro, acesse o site oficial da rede (clique aqui), chegando a uma página inicial que explica basicamente o universo de possibilidades que mencionamos.
Depois, você tem a opção de selecionar qual tipo de produtor de conteúdo você se encaixa: empresas ou produtores independentes.
Continuando o processo, agora é hora de registrar os dados específicos para registro, como login, tipo de negócio, e-mail, orçamento médio (baseado em Dólares) e outros dados.
Pronto! Seu cadastro foi solicitado e é submetido a avaliação da rede para liberação, que envia a resposta dentro de alguns dias (geralmente).
Tudo registrado: e agora?
Bom, agora é começar a anunciar e metrificar seus resultados! Funciona através de 7 passos que vamos te mostrar abaixo.
1 Onde começar
O primeiro passo é a publicação, que você pode fazer normalmente na plataforma. Depois, clique em “Mais” e encontre a aba “Promover”.
2 Sua meta
O segundo passo é compreender qual a meta de interesse para sua campanha paga no Tik Tok Ads. Aqui você define, por exemplo, o caminho que sua campanha seguirá, então escolha com atenção.
3 Definição de público
Neste momento começa a segmentação de público, que funciona como outras ferramentas ADS. O Objetivo aqui é encontrar seu público-alvo para melhorar os resultados da promoção.
4 Detalhes da segmentação
Diferente de outras platafomar ADS, no TIK TOK ADS ainda não é permitido a segmentação de público por cidade nem Estado, apenas:
- País;
- Idade;
- Gênero;
- Interesse.
Isso significa que a segmentação fica um pouco mais generalizada, embora ainda exista a possibilidade de vincular seus conteúdos com falantes da sua língua e cultura.
5 Pagamento
No quinto passo você precisará preencher seus dados de pagamento via cartão de crédito. A função boleto ainda não é uma realidade, então um cartão de crédito válido será necessário para prosseguir com a campanha.
6 Aguarde a confirmação
Quase no fim do cadastro, aguarde pela tela de confirmação de cartão: uma forma que a plataforma encontrou de validar o cartão de crédito cadastrado e a aceitação de seu uso. Geralmente rápido, essa tela liberará o último passo.
7 Confirmação
Pra fechar a campanha com chave de ouro e a segurança que você precisa para obter resultados está a tela final: a confirmação.
Aqui será o momento de:
- Confirmar se as configurações previamente feitas estão corretas;
- Selecionar por quanto tempo a campanha irá rodar;
- Selecionar o valor gasto no decorrer dos dias.
Tudo escolhido. e conferido? Clique em “Pagar e iniciar promoção” e veja os resultados chegando!
Bom, agora é importante estudar como a rede pode ser boa para sua empresa e já começar a bolar estratégias para quando a liberação acontecer!
Vale também entender que a conta é gratuita, podendo ser utilizada por qualquer um. Além disso, na plataforma também existem outros aplicativos da Startup chinesa que gerencia a rede, mas que não necessariamente estão liberadas no Brasil.
Animados para mais uma possibilidade de crescimento digital? O Tik Tok é conhecido pelos conteúdos personalizados e a grande interação entre os usuários, o que será MUITO relevante para as empresas que criarem boas estratégias.
Quer uma boa aula para entender como anunciar no TikTok Ads? Como mencionamos, o Facebook Ads tem muita relação nas configurações da nova plataforma, e entender um consequentemente te ajudará a compreender o outro!
Separamos um E-book gratuito para você ficar por dentro do Facebook e Instagram Ads e começar a estudar sobre o Look a Like e os outros sistemas da tão famosa rede vizinha!
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