8 Estratégias de Marketing Digital para impulsionar o setor de Energia Solar

Com o crescimento do mercado solar, falar sobre estratégias de marketing digital para impulsionar o setor de energia solar fotovoltaica é um assunto que, muito possivelmente, será recorrente.

Isso por este mercado ser um dos que mostram mais desenvolvimento na última década, e cada vez mais pessoas buscam por modelos não-poluentes, mais econômicos e sustentáveis de viver. 

Com isso, o mercado de energia solar fotovoltaica ganha força, e com este crescimento, vem o marketing digital: um modelo atual para um mercado atual. 

Sendo assim, iremos conversar neste conteúdo sobre os benefícios que o marketing pode oferecer para empresas do segmento de energia solar fotovoltaica, como impulsioná-las e conquistar cada vez mais clientes. 

Impulsionando o setor de energia solar fotovoltaica

Talvez a maior prioridade das empresas deste segmento, conseguir impulsionar a marca nos meios digitais é o grande desejo de empresas de todo o país. 

Assim como o marketing digital ajudou empresas durante a pandemia, como foi o caso das academias, por exemplo: empresas impactadas negativamente pela pandemia que ainda nos assola, diversas empresas, incluindo as líderes de mercado, migraram sua comunicação para o meio digital. 

Desta maneira, assim como o fenômeno visto nas academias, as empresas de energia solar também se beneficiam com o boom digital, mas com outro viés: a crise hídrica e outras que se desencadearam durante a pandemia também afetaram as contas de luz, e é aí que a energia solar fotovoltaica se sobressai. 

Com seu caráter sustentável, econômico (mesmo que o investimento inicial seja um pouco mais custoso), o setor ganha muita força na hora de ajudar pessoas a pagarem menos nas contas e, ao mesmo passo, reduzir a poluição e danos ambientais de outras gerações de energia. 

Assim, o marketing digital se torna a escolha ideal para entregar para cada vez mais clientes essa ideia de futuro, as possibilidades de investimento e os vários benefícios do modelo de produção e uso energético. 

8 maneiras de impulsionar o setor solar com o Marketing Digital

energia solar marketing digital

Para consegue entender como impulsionar, de fato, uma empresa de energia solar dentro do mercado já bastante competitivo, nós separamos 7 estratégias e práticas importantes para você se atentar. 

1 Site responsivo e com alta performance

O ranqueamento no Google ainda é uma das melhores maneiras de encontrar novos clientes, isso de maneira orgânica. Claro, não é uma missão fácil, já que estamos falando de agradar o algoritmo do Google. 

Assim, várias práticas relacionadas aos sites precisam acontecer, além do tão falado e, às vezes, temido, SEO. 

Para desenvolver o site da sua empresa do segmento solar, atente-se à: 

  • Criar um site responsivo: principalmente porque o volume de pesquisas feitas por smartphones crescem a cada dia mais. Segundo o IBGE, por exemplo, quase 80% da população brasileira usa aparelhos celulares. 
  • Agilidade de navegação: estamos em 2021, e ninguém tem paciência para sites que demoram a carregar, fato. Imagens, vídeos e demais elementos precisam carregar rápido. 
  • Design intuitivo e elegante: a estética do site é muito relevante, principalmente quando apresentamos produtos (como painéis solares, por exemplo), uma vez que isso pode deixar o site muito rústico e “quadrado”. Atente-se aos detalhes e crie um site bonito e intuitivo, fácil de mexer. 

Tudo isso que acabamos de mencionar vai muito além de apenas apresentar a marca: já estamos falando sobre a experiência dos usuários (UX) ao navegar no site da sua empresa.

Ainda sobre a experiência dos usuários, nosso próximo tema está ligado a leitura a navegação. 

2 Experiência do cliente com base no Marketing Digital 

Área que chega para somar o UX (User Experience no termo original, traduzido para experiência dos usuários), além de contar com um site bonito e “bom de navegar”, as informações existentes no site também são fatores diferenciais para conquistar mais clientes. 

Desta forma, o UX Writing pode ser entendido como a experiência de leitura dos usuários, a boa distribuição das informações e como, através dos textos, o site pode performar melhor. 

Nessa área estão presentes copys poderosas, chamadas de ação (CTA`s) que convertem e a qualidade dos dados apresentados. É sobre conquistar os clientes chamando atenção de maneira sincera, apresentando bem as qualidades do que você oferece. 

Portanto, contar com essa técnica de escrita de alta performance de maneira bem feita no seu site será ainda mais vantajoso, te ajudará na conquista de novos clientes e no aumento de acessos. 

3 Presença Digital nas Redes Sociais 

Para falar com o público na internet exige uma coisa: que você esteja presente nela! Uma das principais fontes de pesquisa utilizadas por clientes, seguidores e afins, são as redes sociais.

Por lá, as pessoas checam comentários, experiências, o que a empresa faz, tira dúvidas e muito, muito mais. Portanto, se você deseja crescer de maneira digital, é primordial que você crie um bom relacionamento com quem busca sua marca online. 

Trabalhe o design com o conteúdo de qualidade, apresentando tanto o lado estético que as pessoas amam com o tipo de conteúdo que sua Persona – o próximo tema neste texto – procura. 

4 Persona: conheça seu público ideal 

Quem compra equipamentos e contrata serviços relacionados ao mercado solar? Para quem você comercializa seus produtos? Qual a região que mais consome? Até onde você pode ir para efetivar uma compra?

Perguntas como as acima são essenciais se você, assim como qualquer empresa, deseja crescer. A definição de uma persona, que pode ser entendida como o cliente ideal, é essencial para saber quem consome o que você oferece. 

Com a definição de uma ou mais personas, você poderá administrar suas estratégicas com mais assertividade, compreendendo como se comunicar, qual o comportamento de quem busca seus serviços, o que essas pessoas querem e como elas pretender adquirir. 

Trabalho inicial em qualquer projeto digital, as personas serão peças-chave no desenvolvimento estruturado da sua empresa. 

Por exemplo: aqui na Parafuso, os estudos e o desenvolvimento das personas acontecem no início de qualquer trabalho, seguidos de mapas mentais para compreender o comportamento e jornadas estruturadas de vendas

Com isso, conseguimos guiar os setores no desenvolvimento de basicamente tudo: a produção de conteúdo, a criação, a gestão de anúncios e demais serviços prestados pela agência. 

Portanto, se você deseja realmente entender como seu público quer que você se porte, saiba exatamente para quem você vende! 

5 Investimentos em Campanhas ADS: Sucesso do Marketing Digital 

campanha ads Parafuso

Google, Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Twitter: você sabe o que essas empresas tem em comum? Todas trabalham com o sistema de anúncios! 

Chamados ADS (Facebook ADS, Google ADS e afins), os anúncios são métodos de impulsionar, literalmente, sua empresa dentro do âmbito digital. 

Utilizando os principais buscadores e as mais populosas redes sociais, nessa plataformas gerenciadas por um profissional especializado existe um mundo novo, cheio de oportunidades e possibilidades. 

Para facilitar seu entendimento, vamos dar um exemplo do poder do Facebook Ads: 

O LookALike, sistema de identificação de leads (possíveis clientes) consegue, através de estudos comportamentais, geográficos, etários, etc., encontrar outras pessoas que possuem um perfil parecido com o que você deseja. 

Isso significa que, se você sabe qual seu cliente ideal – persona – você poderá, com uma única ferramenta, encontrar outras pessoas quem também se encaixam neste perfil, conseguindo designar suas campanhas diretamente para essas pessoas. 

Desta forma, todo dinheiro investido se transforma em novas oportunidades. Portanto, quanto melhor identificado, maior serão suas possibilidades de conversão, ou seja, mais vendas seu time conseguirá. 

Por isso, contar com um gestor especializado no setor de anúncios será importante, principalmente devido a GIGANTE mão de obra que este serviço exige. 

A Parafuso gerenciou em 2020 mais de 3 milhões de reais em mídias, gerando resultados para significativos para clientes, batendo metas de vendas e muito mais, conheça mais sobre nossos serviços conversando com um consultor. 

6 Marketing de Conteúdo: ofereça ainda mais para seus clientes

A produção de conteúdos para empresas de energia solar tem ligação direta com o funcionamento do setor, dados relevantes entre outros temas que ajudam a desmistificar os benefícios dessa tecnologia. 

Indo mais além, o sucesso do marketing de conteúdo para sua empresa pode ser resumido em: 

  • A potencialização da presença da sua marca como uma referência; 
  • Conquistar mais clientes através de conteúdos úteis e relevantes para impulsionar o mercado; 
  • Ranquear cada vez mais sua empresa nas páginas do Google, alcançando cada vez mais clientes; 
  • Possibilitar o desenvolvimento de estratégias de conteúdo, inclusive para trabalhar o Inbound Marketing também. 

Desta maneira, o Marketing de Conteúdo tem o poder de munir a empresa com conteúdos ricos que engajam cada vez mais clientes, aumentando a presença da marca nos buscadores e possibilitando mais vendas mensalmente. 

Falando em buscadores…

7  SEO e o ranqueamento nos buscadores 

Como já mencionamos, estar presente na primeira página do Google será o maior diferencial orgânico para sua empresa. 

Para conseguir este feito, será necessário trabalhar com o Search Engine Optimization, conhecido como SEO. São suas diversas práticas que possibilitam que o Google, primordialmente, entenda que o conteúdo produzido por você é o ideal para quem buscar o tema. 

Separado por palavras-chave, o Google, então, entregará seu conteúdo como uma prioridade, compreendendo que ele responde à pergunta que o usuário está buscando. 

Vale ressaltar que o ranqueamento não é garantido, o que faz do SEO uma prática recorrente. Palavras, títulos, qualidade do conteúdo, relevância da marca (acessos) e muito mais: tudo isso conta na hora de manter o ranqueamento. 

Portanto, quando o assunto é ranqueamento, praticamente todos os temas citados neste conteúdo levam às práticas do SEO, somando cada vez mais para possibilitar a presença na primeira página do Google. 

8 E-mail Marketing e Fluxo de automação 

E depois que conquistamos os possíveis clientes? Vem o relacionamento! Além das redes sociais, telefone, WhatsApp entre outros, um meio de relacionamento que merece sua atenção é o E-mail Marketing. 

Com grande poder de venda, de manter o interesse dos leads e clientes, os e-mails são ferramentas poderosas na divulgação de informações. Vale lembrar que seu caráter um pouco mais formal é ideal quando falamos de outras empresas, o que pode ser uma questão muito relevante para empresas do segmento solar! 

Ao lado de ferramentas de gestão, por exemplo, será possível separar de maneira segmentada cada cliente, acompanhando o relacionamento, seus maiores interesses e muito mais. 

Assim, você poderá saber quais estratégias colocar em prática, usando também o envio de conteúdos de maneira automatizada, otimizando o dia a dia sem perder qualidade de comunicação com seus clientes. 

Conclusão 

Quer saber mais sobre como o marketing para empresas de energia solar pode ajudar a impulsionar o seu negócio? Aproveite o crescimento do setor fotovoltaico para elevar seus serviços e conquistar mais clientes!

Neste conteúdo nós conseguimos te mostrar benefícios, mas conversando com um de nossos consultores você poderá entender ainda mais, além de conhecer cases de sucesso da agência e os trabalhos que já realizamos neste segmento! 

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