Sucesso de vendas: 8 Hábitos para transformar seus resultados mensais

Quer entender como conquistar o sucesso de vendas? Com estes 8 hábitos você poderá melhorar o dia a dia e conseguir aprimorar os resultados obtidos!

Conseguir ser um verdadeiro sucesso de vendas é o que todo profissional da área sonha, certo? Mas, sonhos a parte, é muito difícil obter real sucesso quando o serviço não está devidamente otimizado.

Mais que isso, é preciso muita disciplina, inteligência emocional e trabalho de equipe para que o setor de vendas obtenha melhores resultados. Vamos discorrer mais sobre este tema? 

Acompanhe nossas dicas para transformar seus hábitos diários em práticas potentes e se tornar um sucesso de vendas excepcional! 

Continue a leitura e aproveite. 

1 SDR e Qualificação de Leads 

Antes de começar a falar sobre sucesso de vendas, precisamos falar sobre os primeiros passos da estruturação do setor de vendas. 

Aqui, vive o SDR – Sales Development Representative, profissional responsável por filtrar os leads gerados, atuando como o pré-vendas. Como explicamos neste post em nosso Instagram, o SDR tem como responsabilidade o contato inicial, o momento de descobrimento dos interesses do lead. 

Então, entre os hábitos necessários para gerar um bom contato, assim como um SDR, será necessário a cordialidade, o interesse e a curiosidade. 

Já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”? Isso é bastante real, o que torna o primeiro contato de extrema importância. Portanto, a atenção neste passo precisa ser altamente policiada, mantida e respeitada. 

Não abra precedentes negativos, principalmente no começo do contato! 

Então, conseguindo criar um bom contato, estaremos um passo mais próximo de uma venda, conseguindo filtrar aqueles leads que já estão no momento de compra, aqueles curiosos – que podem entrar para os planejamentos do Inbound Marketing – e os que podem ser, com muita cautela, descartados. 

Essa é a função do SDR, impactando todo o processo e possibilidade de conquistar sucesso em uma venda. 

2 Aprimoramento do contato: metodologia Omnichannel

sucesso de vendas Omnichannel

Lead encontrado, agora é hora de manter o contato e transformá-lo em uma ferramenta precisa de vendas. A dica principal é: não deixe todos os esforços para conquistar os leads (SDR) e relaxe o atendimento após isso. 

O cliente só é cliente quando a venda acontece, e até lá, sua tarefa é conseguir manter este relacionamento cada vez melhor. 

A metodologia Omnichannel – que em suma trata do aprimoramento dos atendimentos, estando presente em todas as redes que seus leads estão – será sua aliada na hora de se comunicar com seus possíveis clientes. 

Diretamente ligado ao setor de vendas, o Omnichannel é excelente para cercar, na maneira positiva da palavra, seus leads, possibilitando que ele melhore o processo de relacionamento e tenha uma experiência mais interessante com sua marca por meio do atendimento personalizado. 

Desta forma, otimize seu tempo para conseguir controlar todos os contatos provindos de todas as redes, tarefa difícil, mas não impossível. 

3 Rotina e organização 

Parte do comportamento chave de um bom profissional de vendas está aqui: na organização. Conseguir manter uma rotina organizada é uma tarefa mais complicada do que parece, e muito, muito escorregadia. 

Basta um volume um pouco maior de contatos – provindos, por exemplo, de campanhas ADS ou Inbound Marketing – para fazer toda a rotina se descarrilhar, o que pode acabar com a saúde de vendas da empresa. 

Justamente por isso, crie uma rotina bem alinhada com os outros setores e faça do setor de vendas um exemplo para o resto da empresa, afinal, vendas é fundamental para a vida do negócio. 

O que isso significa? Que a organização do vendedor é o vagão inicial de uma trem longo: e ele precisa funcionar perfeitamente. 

4 Flexibilidade e empatia 

Aqui mora a essencial de um bom atendimento: a empatia. É muito fácil – e comum – entrarmos em um “modo vendas”, realizando funções do cotidiano de maneira robotizada. 

É neste momento que, geralmente, perdemos a linha da personalização e atendemos todos os clientes da mesma maneira. Nada disso! Mesmo sob o olhar de um script de vendas, é preciso flexibilidade e empatia para conseguir tratar cada cliente da maneira ideal, o que precisa ser identificado durante a conversa inicial. 

Tente entender: 

  • o posicionamento daquele cliente para com seu mercado de atuação; 
  • as peculiaridades do cliente; 
  • como ele se comunica e gosta de agir; 
  • detalhes sobre o produto/serviço oferecido por ele; 
  • os empecilhos que ele enxerga que possam o impedir a contratação do seu serviço;
  • qual valor ele precisa ver para contratar seu serviço;
  • o que ele busca e como seu serviço pode ser o essencial para ele neste momento. 

Estes pontos citados são excelentes questionamentos empáticos para manter e observar no contato com o lead, criando melhor afinidade e melhorando o relacionamento. 

O cliente moderno gosta de diálogo, praticidade e agilidade, tudo isso sem abrir mão de serviços que gerem valor para sua própria marca. Então, atua neste meio e conquiste ele pelo coração – e pela solução que você oferece! 

5 Seu melhor amigo: o CRM

Se você trabalha com vendas e o CRM não é seu melhor amigo, algo está errado. Registrar informações é parte da essencial do trabalho de vendas, principalmente quando a negociação precisa de mais tempo para se concretizar.

Citando uma frase de um autor até o momento desconhecido (se souber, nos avise por favor): “Um lápis fraco ainda é melhor que uma memória forte”. 

Portanto, aprimorar o lápis é usar o CRM no seu dia a dia, anotando e mantendo todas as informações fundamentais para o contato sempre nas mãos quando precisar. 

Lembrar detalhes é essencial para gerar mais valor no seu atendimento, e ter cada detalhe de cada cliente disponível é o sonho de uma memória forte. Então, a ferramenta fará o trabalho difícil para você, basta manter o foco e conseguir organizar bem seu dashboard. 

Lembra das peculiaridades de cada cliente citadas acima? Coloque tudo no CRM e você verá, depois da quinta reunião, que sabê-las será um grande diferencial! 

Falamos um pouco mais sobre CRM neste conteúdo sobre Inside Sales, outra técnica de vendas excelente para manter no radar: outra impulsionadora de sucesso de vendas! 

6 Controle de tarefas

sucesso de vendas - controle e vendas

Ainda falando sobre o CRM, mas envolvendo mais suas habilidades de organização, existe algo que ninguém te conta sobre o setor de vendas: quando o serviço tem qualidade, a quantidade aumenta, e não o contrário. 

Com isso em mente, organizar suas tarefas – ligações, teleconferências, reuniões e afins – durante o dia é um fator determinante para o sucesso de vendas no fim do mês.

Então, mude de hábitos: em vez de atender um milhão de ligações desesperadamente, organize sua agenda do dia com menos contatos, mas com mais tempo para realmente conversar, entender e conquistar seus leads. 

Claro, entenda suas demandas e tenha cuidado para não perder leads devido à demora do contato. O início dessa organização pode ser complicado e até mesmo conturbado, mas uma vez aplicado, seu serviço irá fluir mais e com mais assertividade. 

Faça testes! Converse com seus gestores e entenda o que pode ser feito para melhorar seu dia a dia sem impactar negativamente a rotina da empresa e mostre os resultados para os responsáveis. 

Gere valor nos seus atendimentos! 

7 Valorize a inteligência emocional 

Essa dica serve tanto para os vendedores quanto para os gestores (mostre para eles!): 

A saúde e inteligência emocional é fator de altíssima relevância para o trabalho do setor de vendas rodar com perfeição. A pressão é sempre grande, e o setor pode ser alvo de comentários agressivos e outros comportamentos não convencionais. 

Portanto, cabe aos gestores treinarem o time de vendas para tratar de situações atípicas, ajudando os vendedores a manterem o controle e respeito em situações de conflito. 

Não perca a cabeça! Ninguém está bem todos os dias, isso é humano, mas no âmbito profissional este tipo de sentimento não pode transparecer – não negativamente.

Portanto, a comunicação entre time de vendas e gestão precisa estar alinhada de maneira clara e sincera. Precisa de alguns minutos para se recompor antes de outra reunião? Comunique com seu gestor. 

Assim, aprimorar a inteligência emocional é uma importante evolução que funciona tanto para o momento de trabalho quanto para a vida pessoal, e cabe a todos os envolvidos promoverem essa evolução. 

8 Não trabalhe sozinho(a)! 

De maneira objetiva, empresas de todos os segmentos precisam dividir a empresa em setores especializados, isso é normal. Inclusive, este texto é destinado para uma dessas equipes: o time de vendas. 

Mesmo assim, o trabalho não acontece sozinho, e não deve! Por exemplo, a relação Marketing e Vendas é famosa, mas cabe a gestão (e o interesse das equipes) de manterem a comunicação mais aproximada. 

Esse relacionamento interno é excelente para melhorar o clima organizacional e a cumplicidade. Eventos, reuniões gerais e confraternizações ajudam na unificação do time, melhorando o contato entre setores. 

Dúvidas? Pergunte outras opiniões, as pessoas a sua volta têm muito a oferecer, basta procurar. 

Indo mais além, cases da sua empresa podem se tornar pautas de suas reuniões com clientes, exemplificando resultados de sucesso para instigar e gerar mais valor ao serviço oferecido por sua empresa. 

Portanto, saiba os resultados de cada setor, pesquise, certifique a viabilidade das informações e use sua própria empresa para promover sua venda! 

Conclusão 

Pronto para se tornar um sucesso de vendas? Com a aplicação imediata destes hábitos, práticas e comportamentos você poderá se aprimorar cada vez mais, transformando seus serviços em resultados! 

Conheça mais sobre como aprimorar o relacionamento com seus clientes lendo este conteúdo sobre Marketing One to One, uma técnica excelente para revolucionar os resultados obtidos. 

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