Inbound Marketing: O que é e como ele é importante para sua empresa

Conheça como o Inbound Marketing pode elevar sua empresa no mercado e gerar muito mais vendas para sua empresa! Acesse e confra o conteúdo.

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Vender está ficando cada vez mais complicado, certo? 

O cenário competitivo do mercado atual é um fator muito relevante para introduzir dentro das empresas novos métodos de se relacionar com seus clientes, e claro, possíveis clientes. 

Visando estreitar essas relações e melhorar de maneira significativa o crescimento das empresas, a forma que ela funciona e estipular um novo tratamento com seus clientes, nós temos o Inbound Marketing.

Não sabe o que é? Continue a leitura que te explicaremos com mais detalhes o que é o Inbound Marketing e como ele pode te ajudar nos resultados da empresa.

O que é o Inbound Marketing?

Definindo de forma bem resumida, é o processo de marketing que irá desenvolver um relacionamento muito mais qualificado com o cliente, que consequentemente, o trará para sua empresa. 

Isso significa que sua empresa deve investir em formas mais qualificadas de segmentação, criando assim uma base mais qualificada de leads. 

Mais do que isso, a vantagem da implementação dos processos do Inbound Marketing é a criação de conteúdos que criam uma lealdade maior à marca vindo do cliente. 

E como fazer isso de forma eficaz, que entrega bons resultados para a empresa e traga cada vez mais clientes?

Atração

O primeiro dos passos para as etapas do Inbound Marketing. Nele, você deve desenvolver conteúdos de qualidade e relevantes para seus possíveis clientes assim como a base de clientes existentes. 

Existem diferentes formas de entregar estes conteúdos. Um dos mais comuns hoje é a criação de um blog.

 Ele apoiará seu site ou comércio a desenvolver uma forma de se comunicar com a clientela de maneira mais leve, mais aprofundada e mais eficaz. 

Tomamos como exemplo um e-commerce que venda sapatos masculinos de grife: como esse produto conseguirá atingir o público correto e consumidor deste produto? 

O blog ajuda, e de forma excelente, em abrir as portas para os interessados. Isso porque, desenvolver conteúdos referentes à área, como por exemplo, “Conheça as 5 melhores formas de utilizar um sapato casual sem meias”, chama a atenção de pessoas que se interessam por esse tema. 

Sendo assim, quanto mais você investir em entregar conteúdos relevantes para seus possíveis clientes, maior as chances deles irem atrás do seu negócio quando forem comprar o produto que você oferece. 

Basicamente, é uma maneira de reafirmar sua marca como fonte de qualidade, criando credibilidade não apenas nos conteúdos, mas também nos produtos.

Conversão

O segundo processo das etapas do Inbound Marketing. Aqui, o intuito é conseguir o contato deste possível cliente, chamado então de lead.

Ou seja, esta etapa é o momento onde você, por meio de técnicas que ainda serão abordadas neste texto, conseguirá do visitante uma oportunidade de melhorar a relação entre empresa e cliente. 

Da forma mais comum, a empresa oferece algum conteúdo ou material rico em troca de dados pessoais de contato, abrindo assim portas para oferecer novos produtos e serviços.

Relacionamento 

Como já mencionado neste texto, o relacionamento é a chave do Inbound Marketing. Para isso, é necessário entender algumas coisas.

  • Cada cliente é um cliente, ou seja, não adianta desenvolver uma estratégia para um e tentar aplicá-la para outro; 
  • Você precisa saber filtrar a comunicação entre os clientes e padronizá-la para que todos sejam tratados da mesma maneira sem favoritismo;
  • “O cliente tem sempre razão”. Não, ele não tem, e você precisa administrar conversas desse teor para não perder o cliente, e nem passar por cima dos valores da empresa;
  • Entregue soluções, não apenas críticas. Tente sempre acrescentar ao produto do cliente e como apresentá-lo ao mercado.

Entre as formas de estreitar esta relação que geram excelentes resultados para a empresa, está o uso do email-marketing. Com ele, você consegue atingir sua base de leads de maneira controlada e planejada. 

Isso porque, com o uso de plataformas digitais como a RD Station (falaremos mais dela ainda neste texto), é possível criar formas inovadoras e práticas de se relacionar, como as newsletters, por exemplo. 

Com elas você tem a versatilidade de criar conteúdos semanais, quinzenais ou mensais, por exemplo, e entregar sempre a sua base novos conteúdos ou lançamentos de produtos, a fim de mantê-los sempre atualizados. 

Venda

Depois de atrair, manter a pessoa próxima e enchê-la de conteúdo, agora é a hora de lucrar com isso

Na penúltima etapa dos processos do Inbound Marketing, você vai efetuar suas vendas. Mais uma vez, a versatilidade é uma vantagem, já que você pode utilizar de modelos online ou offline de venda. 

Uma outra vantagem do processo de Inbound Marketing é o controle: isso porque como o relacionamento é feito desde o começo, de perto, quase íntimo, você entende seu cliente e quando ele está pronto para comprar. 

Isso ajuda em todos os processos e evita que você bombardeie seu lead com informações que ele não está pronto para receber, ou que serão digeridas de forma negativa. 

Análise de dados

E por último mas não menos importante, está a análise de dados.

Aqui é o momento de glória, onde você acompanha e entende os resultados entregues pela sua campanha.

Esse processo é importantíssimo para entender o que foi positivo e o que precisa melhorar, o que realmente deu certo e pode ser replicado, e o que deve ser interrompido imediatamente.

Uma grande vantagem de ser realizado em plataformas digitais, é que você consegue acompanhar também durante o andamento da campanha, fazendo alterações caso seja necessário.

Todos os dados adquiridos nesta parte do processo são seus filtros para entender não apenas números adquiridos (o que são de extrema importância), mas também parte do comportamento de consumo de seus clientes.

Estratégias e Materiais Ricos

Agora que você já conhece como o funil de vendas é importante para os processos do Inbound Marketing, falaremos mais sobre como atingir de maneira assertiva o público alvo. 

Entre as estratégias mais eficazes, estão as técnicas de otimização de conteúdo, o chamado SEO.

De maneira resumida, o SEO é a forma orgânica de ranqueamento no Google a fim de gerar maior contato do público com seu site. 

Isso quer dizer que quanto mais seu produto e a imagem da sua empresa valorizam, mais o Google entenderá que seu conteúdo/site é relevante e entregará para mais pessoas.

Basicamente, investir nas técnicas SEO é uma maneira gratuita de impulsionar sua empresa. 

Mesclando a vantagem do SEO com um conteúdo de qualidade, é de extrema importância que você continue investindo em entregar uma boa experiência para seus visitantes. 

Assim, alguns materiais são de grande valia para quem visa melhorar cada vez mais o conteúdo entregue. Entre estes materiais estão: 

E-books 

Um dos mais comuns materiais ricos, os e-books são muito bem aceitos pelos visitantes. Tudo o que você precisa fazer é investir na criação de um produto que vá agregar algo para o público, e não algo vazio. 

Por exemplo, uma empresa que vende materiais de construção, pode criar um e-book que ajude os clientes a entender quais os melhores materiais para um piso específico, evitando compras desnecessárias ou incorretas. 

Webnars

Este material já é mais complexo e exige uma produção maior, mas também pode ser muito válido para explorar um novo público e chamar mais leads para sua empresa.

Funciona de forma prática: é basicamente uma vídeo aula, geralmente ao vivo, onde um ou mais responsáveis por mediar a conferência dá uma aula para os visitantes, ensinando algum conteúdo válido para o público alvo.

Assim, os webnars servem para manter o público engajado e ajudar a sua página a ser mais inclusiva, além de abordar diferentes mídias. 

As Melhores Ferramentas 

 Além de saber como engajar o público, você também precisa saber que para ajudar no processo de implementação do Inbound Marketing existem ferramentas incrivelmente úteis para auxiliá-lo. 

Entre as várias do mercado, algumas se destacam bem. São elas: 

RD Station

Umas das plataformas mais conhecidas do mercado, o sistema criado pela Resultados Digitais é um grande negócio para quem quer automatizar os processos de marketing da empresa. 

Com funcionalidades como criação de landing pages, pop-ups e fluxos de automação de e-mails, o sistema da RD é completo para aqueles que visam controlar melhor os processos de relacionamento entre a empresa e o lead. 

Além disso, ele também libera acesso a várias métricas muito bem explicadas e completas, o que também ajuda muito na análise de dados e levantamento de informações para gerir melhor suas campanhas.

SEMRush

A plataforma é referência em análise de dados competitivos para marketing. Com o SEMRush, você consegue verificar palavras chave, o quanto elas são pesquisadas e suas derivações.

Essa análise é de grande valia se você pretende crescer no posicionamento do Google de forma orgânica.

O SEO da sua empresa vai ser muito mais preciso utilizando a ferramenta, e a análise provavelmente vai ser mais eficaz para alcançar seus objetivos. 

Vale ressaltar que o SEMRush é uma plataforma paga, e sua versão gratuita é extremamente limitada. 

Por isso, se você quiser utilizar a plataforma, pesquise bem e saiba se o investimento na plataforma é viável para sua empresa no momento e se ela será de fato aproveitada ao máximo de seu potencial. 

LeadLovers

Outra plataforma de marketing que ajuda a gerir dados e aumentar a qualidade do relacionamento com o cliente. Com ela você conseguirá analisar dados de pesquisa e andamento de campanhas.

Outra oportunidade que a plataforma disponibiliza para seus assinantes é a chance de criar um cadastro personalizado para cada lead, liberando para eles acesso a um infoproduto, por exemplo. 

Essa funcionalidade pode ser útil se sua empresa trabalha com esse modelo de negócio e facilitará muito o processo de divulgação e distribuição do seu produto.

Saiba quem pode te orientar nesse processo!

Para finalizar, você precisa entender que gerir as campanhas e implementar as várias técnicas de Inbound Marketing na sua empresa é uma tarefa muito difícil. 

É necessário uma visão profissional para atingir resultados de forma mais rápida e com maior aproveitamento dos investimentos realizados por você. 

Sendo assim, invista em empresas qualificadas na área para auxiliar você nesta jornada, sabendo que o investimento trará retorno. 

A Agência Parafuso vem crescendo cada dia mais com o foco em gerar resultados satisfatórios para todos os clientes. O Crescimento do cliente é nosso foco! 

Conheça mais sobre nossa empresa e veja como podemos ajudar você a alavancar sua marca para atingir resultados incríveis! 

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