Saiba como impulsionar sua empresa nos últimos 4 meses do ano: 5 dicas de ouro!

Hora de aprender a impulsionar sua empresa para fazer dos últimos meses do ano um sucesso! Leia nosso conteúdo e veja dicas e mais!

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Passando rápido e absurdamente lento ao mesmo tempo, uma pergunta ainda reina entre os empresários: ainda dá tempo de impulsionar sua empresa até o final do ano? 

Com a reabertura do comércio, os consumidores de todos os segmentos estão mais interessados com o mercado se movimentando novamente.

Com a economia quebrada, o governo tenta acelerar a economia como, por exemplo, a baixa histórica realizada na taxa Selic para 2%, movimentando melhor o setor imobiliário.  

Este exemplo infelizmente não condiz com a maioria do mercado, e tem muita empresa por aí passando perrengue e até fechando as portas. 

Mas como lutar para se manter ativo no mercado e conseguir manter a empresa de pé, mesmo antes de vencermos a pandemia? 

Não temos fórmulas mágicas, acredite, a Parafuso tentou. Mesmo assim, podemos ajudar com o que temos em mãos: dicas de como impulsionar a empresa durante este período ainda complicado. 

Aplicar cada uma das dicas que daremos a seguir poderá virar o jogo para sua empresa, permitindo que você estruture melhor a casa e consiga melhorar suas vendas, lucros e afins. 

Vamos para as dicas? Veja a primeira: 

1 Controle total de contas

Impulsionar sua empresa 1 

 

Hora de separar algumas horas do seu dia para conseguir por ordem na casa. 

Isso porque, conseguir manter o controle das finanças da empresa, o que entra, saí, ou o que já está planejado, por exemplo, pode fazer toda a diferença. 

Crie uma (ou mais, de acordo com a necessidade) planilha e coloque todas as suas contas dos próximos 4 meses (tudo que for concreto). 

Débitos, créditos, pagamentos agendados, enfim, tudo que for relevante para conseguir entender a verba real da empresa. 

Agora, coloque as necessidades mensais planejadas para os próximos meses. Lembre-se da sazonalidade, das peculiaridades do seu negócio que pode variar muito no fim de ano, no movimento mercadológico, etc.

É uma boa hora para realizar retenções, trabalhando com leads mais qualificados e aproveitando de sistemas operacionais para conseguir manter o controle, como um CRM, por exemplo. 

Tudo “no papel”? Agora vamos entender melhor sobre os consumidores de hoje. 

2 Estudo mercadológico: conheça seus compradores em potencial 

Impulsionar sua empresa 2

 

O comportamento dos consumidores mudou muito devido à pandemia e a quebra da economia com o lockdown e outros efeitos provindos do isolamento social. 

Assim, como podemos entender o comportando do cliente? Com pesquisas, claro! 

O impulsionamento das compras digitais não é nenhum segredo, claro, já que a transformação digital que tomou o país é uma realidade já muito bem estabelecida. 

Uma pesquisa realizada pelo Facebook IQ sobre compras de fim de ano mostraram alguns dados interessantes: 

Entre os protagonistas do fim de 2020, por exemplo, estão a geração X e os Baby Boomers, pessoas que adaptaram seus hábitos de consumo para o digital. 

Baby Boomers e Geração X 

Classificados como os que nasceram após a Segunda Guerra Mundial (1945 até 1964), os chamados Baby Boomers foram as pessoas que ajudaram a começar a reconstituição da economia, provindo do chamado Baby Boom, época apelidada graças ao grande índice de natalidade pós-guerra. 

Já a geração X é a que segue os Boomers, de nascidos a partir de 1965 até 1981, época de difícil mercado ainda sofrendo pelo pós Segunda Guerra, com a economia muito abalada e empregos escassos. 

A importância desse público

Criou-se erroneamente a ideia de que apenas as gerações Y e Z (milennials e pós-milennials, respectivamente) sejam os grandes pioneiros das compras online. 

Essa pesquisa nos mostra a inovação gerada pela transformação digital e a adaptação do público “mais velho” dentro do mercado digital com grande afinco. 

Assim, Natal e outras datas são focos, segundo a pesquisa, do público mais velho, que tendem a consumir mais durantes estas datas. 

Além disso, podemos ver também que 78% dos pesquisados (todos os grupos somados) possuem o hábito de comprar durantes as promoções de fim de ano, um número elevado. 

Entre os modelos de compra, 73% são de produtos novos, ou seja, antes fora do radar destes compradores, e 91% alega comprar mais para si do que para outros. 

Esses dados nos ajudam a compreender que, embora o país esteja em grande retenção, ainda é muito promissor criar foco em produtos de grande saída e talvez até realizar novos lançamentos. 

O investimento nestas compras pode ser um fator importante para ajudar na arrecadação de fundos e para a empresa passar o fim de ano com um pouco mais de conforto, ou até mesmo no azul. 

3 Sazonalidade 

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Já que estamos falando sobre consumo, é impossível não conversar sobre as principais épocas da segunda quinzena do ano para impulsionar o lucro de empresas. 

A Black Friday

A última sexta-feira do mês de novembro é uma data esperada por muitos durante todo o ano. 

Ditando basicamente a entrada para o mês das compras natalinas, a Black Friday é a época do ano com o maior número de promoções em basicamente todos os setores do mercado. 

Já conhecida como grande impulsionadora da economia devido ao grande giro de dinheiro, talvez a Black Friday tenha sido a salvadora de muitas empresas durante 2020, e 2021 não será diferente.  

Em suma, será uma data primordial para ditar o que será o mês seguinte. Mesmo assim, afobar não é uma opção e é de extrema importância que algumas coisas sejam consideradas: 

  • O estudo de público-alvo está correto? 
  • A comunicação está assertiva para conseguir impactar com mais eficacia? 
  • A empresa está preparada para a data de grande demanda mesmo em isolamento social? 
  • Os canais de atendimento estão estruturados o suficiente para conseguir criar uma boa experiência nos usuários/clientes? 
  • A velocidade e qualidade de entrega estão caminhando de acordo com a magnitude da demanda? 

Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser feitas para conseguir criar uma Black Friday de real sucesso. 

Natal 

Assim como a Black Friday, o Natal também precisa ser estudado com muito cuidado. 

O feriado, diferente do anterior citado, é muito mais enraizado na cultura e tem muito peso quando o assunto é consumo. 

Ele envolve valores como a família, o carinho e o amor, todos de representação conjunta de afeto. 

Mais que isso, devido ao isolamento social instaurado, estar com a família tem outro significado hoje, muito mais intenso que qualquer outro ano. Isso fará do natal uma data mais importante, impactando consideravelmente os consumidores de todas as idades. 

Desta forma, o mês do natal tem grande potencial para conseguir estruturar melhor as finanças de sua empresa, ajudar no relacionamento com os clientes e a criar um 2022 mais interessante. 

Pergunte-se os mesmos questionamentos citados no outro feriado, e lembre-se que é importante ter o próximo tema deste conteúdo. 

4 Bom relacionamento entre empresa – cliente 

Impulsionar sua empresa 4

Se você acompanha a Parafuso com certeza já sabe que relacionamento é primordial para conseguir criar um público leal. 

Isso transcende as áreas e, no mercado atual, é essencial para construir uma marca duradoura. 

Nunca foi tão falado – e exigido – sobre a necessidade das empresas se posicionarem, apoiarem causas sociais e praticarem o Marketing Social com tanto afinco como hoje. 

Acontece que as pessoas querem se sentir incluídas em causas, consumindo primordialmente daquelas marcas que carregam seus ideais. 

Isso não é uma novidade tão grande, já que este comportamento já é falado a um bom tempo. Mas diferente de todos os outros anos, 2021 também é peculiar neste quesito. 

Questões como causas sociais, manifestações e até posicionamento político fizeram de 2020 e continuam fazendo em 2021 um ano de mudanças intensas para as marcas. A internet ajuda a crescer, mas quando uma empresa não sabe se posicionar, a internet pode ser cruel.

Justamente com isso em mente, a transparência no relacionamento nunca foi tão necessária para conseguir construir uma marca estruturada, com valores sinceros e de conhecimento público. 

Funil de vendas 

Impulsionar sua empresa Funil de vendas

Respeito ao funil de vendas também será um grande diferencial para o relacionamento assertivo em 2021. Gestão e otimização de serviços serão de grande valia para conseguir atender as demandas da empresa até 2022. 

Portanto, fique atento a todo o processo de funil de vendas: 

  • A qualificação; 
  • Geração e tratamento de Leads; 
  • A oferta interessante para sanar a dor do cliente; 
  • O fechamento com processo de pós-venda bem realizado. 

Com isso otimizado no CRM e Marketing da empresa, será possível impulsionar a empresa para frente de maneira mais confortável, menos riscos e maior facilidade de solucionar problemas. 

Assim, é hora de colocar as vendas como prioridade, nunca esquecendo do bom relacionamento para deixá-la realmente funcional, afinal, qualidade de produto/serviço não é tudo. 

5 Investimento Digital

Impulsionar sua empresa 5

O digital dominou o mundo inteiro, e disso você já sabe. Mas o que talvez não esteja tão claro assim é que o digital é o principal investimento que precisa ser realizado. 

A transformação digital obrigatória que ocorreu no Brasil mudou a forma de vender para sempre: muitos públicos, que antes não cogitavam usar o digital, agora são mais que adeptos. 

Deixe a pesquisa do Facebook IQ rebater em sua cabeça: os maiores compradores das comemorações de fim de anos são as pessoas mais velhas, não os jovens. 

Então, a Parafuso te pergunta: se eles se adaptaram, por que você não pode? 

Estar presente no digital será essencial para fazer sua empresa crescer com bons ROI`s (Retorno de investimentos – em tradução livre). 

Google, Facebook e Instagram Ads serão seus maiores aliados na hora de manter sua empresa aberta e operando, conseguindo crescer e lucrar antes mesmo de 2022. 

Seja cauteloso, mas também seja visionário: o digital te levará onde você nunca imaginou alcançar. 

Dica Bônus: Capacitação adequada

Impulsionar sua empresa capacitação

Não adianta querer agradar seus clientes se o mesmo não acontece com sua equipe. Toda a empresa, repetindo, toda a empresa precisa estar em sintonia para que todo o processo funcione. 

Faça treinamentos, escolha os melhores softwares para auxiliar e otimizar a gestão (CRM, plataforma de marketing, plataformas de gestão e afins.) e impulsione sua equipe para frente: ela é a verdadeira cara da sua empresa. 

Quem veste a camisa, indica. Indicações ainda são um dos maiores fatores para o sucesso de uma empresa, afinal, se quem está dentro não indica, quem vai? 

Além disso, é interessante também melhorar o clima organizacional da empresa, tanto de maneira física como emocional. 

Faça pesquisas de satisfação interna, crie um ambiente confortável para todos, com respeito e transparência para sua equipe, eles merecem! 

 

Tudo pronto para conseguir vencer o fim de 2021 e decolar em 2022? Aplique essas dicas em sua empresa ainda neste mês! 

Calma, sabemos que não é nada fácil, mas podemos te ajudar! Em nosso site existem vários conteúdos disponíveis gratuitamente para você se educar, educar sua equipe e muito mais! 

São conteúdos em blog com leituras rápidas até E-books que farão toda a diferença na hora de melhorar a gestão e aplicação de estratégias para o pleno desenvolvimento da sua empresa!
Quer ainda mais que isso? Chame a Parafuso e deixe nossa equipe te ajudar a impulsionar sua empresa até o fim do ano, vamos conversar!

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