Google Grants Ads: Conheça o benefício do Google para empresas sem fim lucrativos

Você sabe o que é Google Grants Ads? Este programa tem ganhado mais fama por disponibilizar USD 10.000,00 mensais para anúncios! Conheça mais.

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Caracterizado como uma plataforma para ajudar empresas de terceiro setor – ONGs e afins – a expandirem suas atividades com anúncios pagos, o Google Grants Ads visa expandir as atividades da ONG e alcançar mais pessoas, seguidores, doadores e voluntários. 

Dia de falar sobre ajuda! Espera Parafuso, como assim ajuda? 

É isso aí, o assunto de de hoje é Google Grants Ads, a ferramenta do Google para ONGs e outras instituições sem fins lucrativos. Vamos falar sobre benefícios, vantagens, cuidados e muito mais! 

Super promissor, o Google Grants tem ajudado muitas instituições por aí, vamos conhecer mais sobre ele? Separe alguns minutinhos e mergulhe nessa leitura com a gente! 

O que é o Google Grants Ads? 

Caracterizado como uma plataforma para ajudar empresas de terceiro setor – ONGs e afins – a expandirem suas atividades com anúncios pagos, o Google Grants Ads visa expandir as atividades da ONG e alcançar mais pessoas, seguidores, doadores e voluntários. 

Essa ajuda vem por meio financeiro, onde o Google disponibiliza USD 10.000,00 dólares mensais para o desenvolvimento de anúncios na plataforma, de maneira gratuita, utilizando o Google Ads tradicional. 

Vale lembrar, então, que existem algumas regras de uso e que não respeitá-las pode cortar sua ONG do projeto, então, esteja atento desde o início a todos os detalhes do uso e participação do projeto. 

Portanto, antes de falarmos sobre mais detalhes dos anúncios, acredito que seja interessante saber quem pode participar, né? 

Quem pode participar do projeto Google Grants

Antes de detalhar, é importante entender que quando falamos “empresas sem fins lucrativos”, instantaneamente entendemos a palavra ONG, certo? 

Mas existem outras instituições que se enquadram nesta categoria, inclusive, também chamadas de empresas de terceiro setor. 

Rápida explicação: Caracterizam-se empresas de terceiro setor instituições que visam o desenvolvimento social sem retorno financeiro de investimentos, sendo elas sociedades civis sem fins lucrativos, associações civis e as fundações de direito privado. 

Portanto, pensar apenas em ONGs é um erro comum, mas que precisa ser desmistificado. Podemos entender melhor como empresas que visam o bem social e trabalham por melhorias sociais, para todos de maneira não excludente. 

Assim, vamos ver agora quem pode se registrar no programa Google Grants: 

  • ONGs: Organizações Não Governamentais; 
  • OSCIP: Organizações de Sociedade Civil de Interesse Público; 
  • EJ: Empresas Júnior enquadradas em Associações sem fins lucrativos; 
  • OS: Organizações Sociais; 
  • UPF: Organizações de Utilidade Pública Federal. 

Todos estes modelos de instituições podem realizar o cadastro para conseguir o auxílio oferecido pelo Google, atendendo um rigoroso processo de elegibilidade. 

Sendo assim, a seguir vamos entender um pouco sobre os anúncios e como eles funcionam dentro do Google, depois realizar um passo a passo de como ser uma instituição cadastrada. 

Funcionamento dos anúncios 

Sem muitos segredos, os anúncios do Google Grants respeitam as regras já conhecidas do Google Ads tradicional. 

A questão maior e que talvez difere mais os dois modelos é a prioridade de exibição dentro da plataforma Google. Isso porque a plataforma ainda dá prioridade de exibição pelos pagantes do anúncio, entenda: 

Desta forma, ao selecionar a palavra-chave para indexação, o Google fará uma análise sobre uso. Se alguma empresa já paga para indexar anúncios com essa palavra chave, ele terá, independente do valor, prioridade de exibição nas SERP’s

Assim, o anúncio sobe normalmente para a palavra-chave selecionada, mas respeitando a hierarquia entre pagantes e não pagantes do programa Ads Grants. Assim, faça um bom estudo de palavras-chave e entenda as melhores para uso. 

Foco nos textos

Os anúncios do Grants devem ser, primordialmente, textuais. Assim, mesmo se o interesse for a divulgação no Youtube, por exemplo, certifique-se que você consiga passar a mensagem em formato textual

Leilão e CPC

Assim como o Ads tradicional, o Grants também funciona via leilão de palavras para analisar a competitividade da palavra-chave e indexação, realizado via Custo por Clique.

Portanto, o programa libera até 2 dólares para realizar lances manuais, valor que deve ser respeitado. Caso preferir, o Google te ajudará neste processo realizando o preenchimento de valor de maneira automatizada, mas você também pedir ajuda de quem entende de Ads para receber auxílio especializado (chama a Parafuso!). 

Elegibilidade: Como participar e quem está vetado do programa

Claro que algumas instituições ficariam de fora, né? Assim, compreender se você pode ou não participar agiliza todo o processo, evitando transtornos e perda de tempo na hora de tentar receber o benefício. 

Entre as empresas que não podem participar do Ads Grants, estão: 

  • Hospitais; 
  • Creches; 
  • Empreendimentos com fim comercial; 
  • Entidades governamentais e 
  • Escolas e instituições de ensino superior. 

Não foi vetado? Então prossiga para entender como se eleger para o programa! 

O que preciso saber na hora de me eleger?

Para conseguir participar do time de quem recebe o auxílio, sua instituição precisará atender alguns requisitos obrigatórios. 

  1. Cadastro na TechSoup Brasil: Esse cadastramento é o primeiro passo, e sem ele você não conseguirá. 
  2. Possuir registro no governo como ONG, UPF ou OSCIP: Caso o registro não exista, será cobrado um comprovante de atuação sem fins lucrativos para conseguir o benefício; 
  3. Ter um site institucional que explique bem e justifique a existência da ONG, além de transmitir conteúdos relevantes para a população; 
  4. Aceitar os Termos e Condições previstos pela plataforma para oficializar o cadastro. 

Cada passo significa uma obrigatoriedade imposta pelo Google para conseguir participar do programa. Caso ainda não consiga registrar o cadastro, se acalme: regularize o que precisar e depois tente registrar-se (não faça “por tentar”). 

Tudo pronto? Agora vamos ao cadastro! 

Passo a passo para realizar o cadastro no Google Ads Grants

O processo é de registro é simples, mas deve ser realizado com cautela para evitar transtornos, demoras e retificações desnecessárias. 

Primeiro passo: Análise de regras de elegibilidade

O primeiro passo é analisar todas as regras de elegibilidade e certificar-se que sua instituição cumpre todos os requisitos para registrar-se no Google Ads Grants. 

Segundo passo: Validação TechSoup

Depois vem a validação obrigatória na TechSoup Brasil, que pode ser acessada clicando aqui. 

Registre a instituição e confirme a legibilidade das atividades, assim, o Google entenderá que você está apto (neste quesito) para participar do programa. O preenchimento é simples e não demora muito. 

Terceiro passo: Criação de conta Google para organizações sem fins lucrativos

Hora de criar sua conta Google! A página exclusiva para organizações sem fins lucrativos é um preenchimento tradicional, sem grandes mistérios. 

Durante o cadastro, um token do TechSoup será exigido para prosseguir com a criação, por isso certifique-se que o passo anterior tenha sido concluído com sucesso! 

Preencha os dados com o máximo de dados oficiais, ou seja, e-mail e demais dados já registrados para a organização, evitando assim divergência com o cadastro da TechSoup e com problemas entre integrantes da ONG. 

Emails pessoais? Fuja deles, foco no profissional! 

Quarto passo: criação de conta Google Ads Grants 

Na hora de criar a conta Google Grants Ads é importante ficar atento a alguns pontos. O primeiro deles é o e-mail utilizado, que precisa obrigatoriamente ser o utilizado no cadastro Google para organizações sem fins lucrativos. 

Lembra que falamos para criar unidade? Pois é, acredite! Assim, utilize o mesmo e-mail e registre a conta. 

Na página do Google Ads, acesse com o e-mail registrado e lembre-se do outro ponto importante: O benefícios é pago em dólar, não reais, por isso é preciso especificar a moeda correta no Ads! 

Mude a informação de reais para dólar e você estará pronto para começar suas campanhas! 

Validando o benefício

A primeira campanha é o que valida, real oficial, sua conta no programa do Google Grants! Por isso, ainda faltam alguns passos para você conseguir registro total no programa e aproveitar as vantagens do benefício (que serão inclusive mais detalhadas ainda neste post). 

Para criar sua primeira campanha, acesse a aba “Campanhas” do perfil Ads de sua conta recém criada e clique em “ + Nova Campanha” para começar. 

Em “Criar uma campanha sem meta” defina como “Rede de Pesquisa”, prosseguindo sem fazer outras alterações. Nomeie essa opção (pense bem, isso mediará seu trabalho posterior) e desmarque as opções que falam sobre distribuição para parceiros Google e rede de display. 

Entrega e orçamentos

Assim, agora é hora de selecionar para quem você entregará a campanha e o orçamento utilizado. Escolha o local para distribuição e selecione o orçamento que você pretende gastar por dia. 

Vale a nota: o valor máximo não pode exceder a USD 329,00 dólares! Coloque dois endereços de redirecionamento (seu site) para continuar o preenchimento. Escolha com sabedoria, saber para onde redirecionar é muito importante para os resultados da campanha. 

Agora, acesse a aba “Configurar grupo de Anúncios” para realizar a configuração do lance, criar os grupos de anúncios e configurar as palavras-chave de sua escolha. 

Como já mencionado, o lance máximo estipulado pelo programa Grants é de 2 dólares. Preencha essa informação, as palavras-chave estudadas para a organização e crie 2 anúncios para cada grupo. 

Cuidado: informações de pagamento realizam descontos que não são restituídos! Não preencha nada neste campo, deixando apenas o lance padrão de 2 dólares. 

Quase lá, agora é só cadastrar as conversões e pronto, sua conta estará pronta para ser verificada pelo Google. Acesse a aba “Avaliação” e siga para a aba “Conversões”. Aqui, coloque o link do site que deverá ser acompanhado durante a campanha. 

A meta obrigatória para quem trabalha com arrecadação de doações é de 90 dias, portanto preencha se for o caso de sua organização. Caso contrário, defina devidamente que sua organização não trabalha com tais transações para evitar contratempos. 

Análise de conta

Antes de enviar a conta para análise de liberação, você deve enviar seu ID do Google Ads para a conta Google Grants Ads, vinculando as duas contas. 

Caso você tenha dificuldade de encontrar o ID do Google Ads, ele fica ao lado de sua foto e email cadastrados, no canto superior direito da tela de acesso.

Número inserido, o Google pede 10 dias úteis para liberação do benefício. Caso você consiga, você encontrará as duas campanhas ativas dentro da conta Ads, por isso, sua configuração precisa ser a melhor possível. 

Quer ajuda para configurá-la, já de primeira? Converse com um especialista da Parafuso! 

Principais cuidados para manter o benefício

Agora que a parte mais intensa já passou, cabe a você gerenciar a conta Ads Grants da melhor maneira e aproveitar todos os benefícios com sabedoria. 

Assim, boas práticas são necessárias para manter o benefício ativo. Por se tratar de uma ajuda alta e concorrida, o Google mantém a vigilância grossa sob as campanhas e como os USD 10.000,00 são utilizados. 

Então, veja a seguir boas práticas para manter o benefício sem dores de cabeça. 

Atente-se às cobranças 

Como mencionamos, o cuidado com cobranças deve ser redobrado. Se sua organização trabalha com coleta de doações e venda de produtos pelo site/e-commerce para impulsionar alguma campanha, é preciso explicar de maneira detalhada esta verba. 

Isso porque o programa é voltado especificamente para instituições sem fins lucrativos. Desta forma, toda venda deve ser explicada dentro de um relatório anual, inclusive o destino do dinheiro. 

Mais que isso, a campanha não pode ser comercial, mas sim explicar a intenção, sem instigar. Seja sincero e transparente, mostre a causa e permita que ela seja, sempre, o foco. 

Cuidado! 

Faça um bom estudo de palavras-chave

Mais que apenas um bom ranqueamento, é necessário compreender que o valor máximo de lance precisa ser respeitado. Isso significa que você precisa realizar um bom estudo de palavras chave e de seus valores. 

Além disso, coerência com a instituição é muito importante, já que palavras-chave fora do escopo da causa pode causar o bloqueio do benefício, você precisa ser 100% sincero com sua causa! 

Vantagens do benefício e de uma gestão inteligente

Okay, o dinheiro é um deles, né? (risos)

Mas calma, vamos refletir um pouco mais sobre como o Google Grants Ads pode ser extremamente vantajoso. 

Talvez a primeira vantagem que possamos dizer é o gigante potencial de crescimento digital que 10 mil dólares mensais podem proporcionar. Pensando em transformação digital como vivemos agora, as chances são infinitas. 

A melhoria de engajamento em redes sociais, sites e afins são grandes potencializadores de causas também, principalmente na era moderna onde todas as discussões são trazidas (ou se iniciam) na internet. 

Além disso, pensando em Marketing Digital, possuir uma verba dessa magnitude pode colocar a empresa em vários locais diferentes, com várias abordagens diferentes, tudo ao mesmo tempo. 

O que é preciso? Planejamento estratégico! Em tempos onde o bilhões de pessoas estão no Instagram, por que não utilizar a rede como uma potencializadora de sua campanha? 

Assim, diferentes estratégias, para diferentes mídias e com diferentes abordagens podem acontecer simultaneamente, todas vinculadas às ideias do planejamento criado para o Google Ads Grants. 

São muitas possibilidades, certo? 

Então, é hora de valorizar ainda mais o digital, e trazer com transparência e inteligência a causa social que sua organização busca ajudar, a tona. 

Você não precisa mais depender apenas do seu bairro ou sua cidade, sua causa pode alcançar o Brasil e fazer uma mudança ainda mais significativa para nossa sociedade – e para o mundo – se você investir de maneira inteligente no marketing digital. 

Com o Grants Ads, orientação é poder! 

Não basta ter dinheiro na mão, é preciso gestão, até para não perder o benefício! 

Precisa de ajuda sobre Google Ads, planejamento estratégico para o meio digital e desenvolvimento inteligente e eficaz de campanhas Google? A Parafuso pode ser sua nova aliada! 

Então, venha bater um papo com um de nossos especialistas em Marketing Digital e tirar suas dúvidas, criar ideias e impulsionar seus resultados! 

 

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