15 Tendências de 2021 para ficar atento a partir de hoje!

O ano de 2021 já está batendo na porta, né? Por isso, estar atento sobre as novidades do mundo é muito importante! Confira as principais tendências de 2021.

Hora de falar sobre as novas tendências de 2021 para o mundo! O ano de 2020 foi extremamente atípico: afinal, estamos vivendo uma pandemia. 

Compreender sobre as previsões dos próximos anos é importante para nos prepararmos para novidades, possíveis problemas a fim de evitá-los e muito mais. 

Bora conhecer 15 tendências para 2021? Continue a leitura. 

1 Avanço da Inteligência Artificial (AI) 

Navegando pela internet nota-se uma coisa muito clara: as possibilidades de AI crescem exponencialmente. 

São vários sistemas, dos mais simples aos mais tecnológicos, desde filtros engraçados no Instagram como treinamentos para médicos cirurgiões em equipamentos de VR, por exemplo. 

Não destinado a uma área específica, este crescimento tende a aumentar em 2021 – e até 2022. 

Utilizando outro exemplo, os chatbots e bots são grandes tendências de 2021 para otimizar o trabalho de grandes empresas, visando melhorar cada vez mais a relação empresa-cliente. 

São várias possibilidades, e os investimentos devem seguir o rumo dessa tecnologia para encaixar a AI no dia a dia de maneira ainda mais enraizada.

Vale ressaltar que essa escolha pode mudar muito o setor de comunicação, que se reinventará ainda mais neste processo de transformação digital das empresas. 

2 Brand Personas ainda mais influentes 

Quem nunca viu a Magalu e o sucesso que a personagem faz nas redes sociais? 

A ideia de Brand Persona não é necessariamente nova, mas as possibilidades que elas possuem hoje sim. 

De Brand Persona para influenciadores digitais, a tendência é que estes personagens – como a Magalu – estejam ainda mais presentes no âmbito digital, envolvendo outras marcas e parceriais de sucesso. 

A Magalu ser uma das próximas “garotas propaganda” da Adidas é um bom exemplo desse novo comportamento das Brand Personas, e várias outras empresas devem aderir à essas ideias. 

3 Valorização e impulsionamento do SEO 

A técnica queridinha do profissionais de Marketing Digital ganhará ainda mais valor, sendo uma das principais tendências de 2021! 

Porquê? Simples: quanto mais empresas habitam o vasto mundo digital, mais intenso precisará ser o trabalho para estar no topo das buscas!

Assim, as SERP’s – que já causam uma grande guerra – será um campo de batalha ainda mais violento, e estar no topo será ainda mais importante para quem deseja crescer. 

Desta forma, tanto o profissional quanto a profissão tendem a crescer bastante em 2021, ganhando mais visibilidade e relevância na hora de investir. 

Vale ressaltar que ferramentas de SEO também devem crescer, sendo mais procuradas e utilizadas que nunca! 

4 Google Meu Negócio e Google Grants 

Com promessas de vacina para erradicar a Covid-19 e permitir que nossos antigos hábitos sociais voltem com tudo (inclusive, saudades), os pequenos e médios negócios tendem a voltar a ativa. 

Depois do impacto negativo que a pandemia teve sobre estes empreendimentos, a promessa de uma cura salva também nos negócios. 

Sendo assim, o Google Meu Negócio, funcionalidade gratuita do Google que ajuda às pessoas a conhecerem e encontrarem negócios locais provavelmente será mais utilizado em 2021. 

Essa tendência deve ser gradual, e a competitividade no Google Meu Negócio também deve ser acirrada. Mesmo assim, isso já ajudará vários negociantes a retomarem a vida útil de seus negócios. 

Já o Google Grants deve ser impulsionado pelas instituições do terceiro setor, que também devem crescer na volta do comércio “pós-pandemia”. 

Desta forma, o Marketing digital será ainda mais impulsionado por pequenos negociantes e ONG’s, abrindo um mercado para novos profissionais com mais força que nos demais anos. 

5 Pesquisas visuais e por voz 

Segunda a Gartner, as pesquisas visuais e de voz tendem a ajudar àquelas empresas que investem – e já começaram a investir desde já – nesta tecnologia, podendo aumentar a receita conquistada em até 30%. 

Agindo como impulsionadora de estudos sobre comportamento de usuários e medição de interesses, auxiliando o setor de marketing, vendas e estudos como o Neuromarketing e outros. 

Esta tecnologia para sites cria vantagem competitiva, permitindo que a adesão faça das empresas pioneiras um grande sucesso. 

Então, serão crescimentos exponenciais, tanto na obtenção de novos clientes quanto na melhoria da imagem da marca dentro de seu mercado de atuação, permitindo mais participação mercadológica. 

6 Mais redes sociais nos planejamentos estratégicos 

Quem achou que o Facebook, Instagram e outras redes sociais terão seu papel no setor de vendas amplificado, acertou! 

Os Ads serão ainda mais relevantes para uma boa estratégia de vendas, além de ajudar na entrega de resultados de maneira mais eficaz (ainda mais). 

Vale ressaltar que as redes mencionadas acima tem investido cada dia mais em plataformas de e-commerce, permitindo que perfis institucionais possam oferecer, direto nas redes, seus produtos. 

Além disso, o Tik Tok Ads também é uma grande promessa para vendas, já que a rede cresce diariamente e conquista o coração dos brasileiros. Vale ressaltar que até o momento, o Tik Tok Ads ainda não está liberado para todos, e poucos anúncios aconteceram na rede. 

7 Aumento do setor de Marketing Digital e capacitação profissional 

Oba, o Marketing Digital está crescendo! Não é de hoje, claro, mas ele vai crescer ainda mais, e junto com ele, as possibilidades de emprego. 

Para todas as áreas do nosso amado setor, a tendência é crescimento, mas isso vem com um preço: quanto maior a demanda, maior a necessidade de capacitação para cada função. 

Isso significa que estar com os estudos em dia serão grandes diferenciais para conseguir encaixar bem e conquistar o coração dos contratantes. 

Vale ressaltar: o serviço deve crescer muito, principalmente após a transformação digital que se instaurou – quase forçada no país – devido a pandemia. 

8 Maiores oportunidades para freelancers 

Com o aumento de trabalho somado a grande onda de demissões causadas devido à pandemia, é natural que empresas precisem de uma forcinha extra. 

Por isso, outra tendência para o ano de 2021 são os trabalhos freelancers, que virão para auxiliar diferentes setores no desenvolvimento de empresas. 

A mesma regra de capacitação mencionada no tópico acima serve para os freelas, que precisarão de boas capacitações e portfólios para conquistar seus trabalhos. 

9 Internet das Coisas (IoT)

tendências de 2021 IoT

A meta para 2020 é que até 95% dos aparelhos celulares – smartphones e derivados – já estivessem altamente conectados. 

Assim, investir em produtos com Internet das Coisas ou acrescentar o modelo tecnológico em seus próprios produtos será muito importante para impulsionar as vendas. 

O interesse nessa demanda já cresceu muito, e a tendência para 2021 é que este tipo de tecnologia esteja mais presente em nossas vidas, interferindo diretamente em hábitos de compras, comportamento e muito mais. 

Sendo assim, vale a pesquisa de como a Internet das Coisas movimenta seu mercado para conseguir se adaptar enquanto existe tempo para não ficar pra trás. 

10 Maior fiscalização no âmbito digital (LGPD) 

A Lei Geral de Proteção de Dados já é uma realidade, e em 2021 será ainda mais discutida. Tratar dados ainda é um processo lento, e muitos crimes cibernéticos acontecem diariamente. 

Sendo assim, a LGPD será uma forte aliada na proteção de dados e no respeito (por empresas) do tratamento de tais dados na hora de tentar resguardar os cidadãos. 

Ela vem, em grande resumo, para proteger e dar mais autonomia para os cidadãos sobre seus próprios dados e o que as empresas fazem com eles, permitindo assim mais segurança de suas informações. 

Falamos mais sobre a LGPD neste post, vale a pena a leitura para entender melhor sobre este tema tão relevante. 

11 Aumento da Fake News 

Nem tudo são flores, e 2021/2022 serão anos de guerra contra as Fake News. 

Estima que até 2022, a grande maioria das pessoas presentes em economias maduras consumirão mais fake news que histórias verdadeiras.

Então, o que isso significa? Que será necessária uma grande cautela de empresas ao mencionar informações e difundir opiniões, e hábitos como a pesquisa e leitura serão primordiais para se resguardar. 

Enquanto isso, vale a pena se atentar para o que você lê, afinal, as Fake News já são uma realidade e devem ser combatidas com muita força a partir de já! 

12 Realidade falsa e desconfiança digital 

Depois de tantos problemas envolvendo o digital, é quase natural que o nível de desconfiança neste modelo aconteça, certo? 

Por isso, uma das tendências para 2021 segundo a Gartner é que a Inteligência Artificial ultrapasse sua própria capacidade de detectar problemas em seu próprio sistema, criando “realidades falas”. 

Isso criará, em longa escala, desconfiança no meio digital. Desta forma, a intenção agora é proteger a disseminação e distribuição de conteúdos falsos – muitas vezes criados pelas próprias AI’s – nas redes. 

13 Maior versatilidade da área de TI 

Essa área será mais desenvolvida que a maioria das outras – talvez mais que o marketing digital -, criando uma grande gama de oportunidades de trabalho. 

Esse fenômeno deve trazer estes profissionais que antes eram muito operacionais para as partes mais estratégicas, relacionando com vendas e planejamento também. 

Então, o mercado deve melhorar, mas com uma mudança de mindset. 

14 Sistemas de segurança e controle de falhas, não de precaução 

A Gartner também falou sobre a tendência dos sistemas de segurança relacionados a IoT, e os dados não são necessariamente bons. 

Acontece que sim, haverão investimentos em tecnologias para proteção de dados, mas o foco será mais em reaver danos e controlar possíveis falhas do que de fato evitar crimes cibernéticos e afins. 

Desta forma, a dificuldade de atualizações de sistemas IoT em larga escala e alta velocidade podem deixar o ambiente digital menos seguro. 

Assim, cabe a nós mesmos trabalharmos a precaução máximo que pudermos, abaixando nossos próprios riscos. 

15 WhatsApp e Telegram para estratégias de Marketing digital 

tendências de 2021 redes sociais

O ano de 2021 também será muito banhado nas notificações via WhatsApp e Telegram! 

As redes que já fazem parte da nossa realidade a um bom tempo serão mais valorizadas no ano de 2021, e não podem passar despercebidas por você. 

O WhatsApp Business, por exemplo, será uma boa ferramenta para conseguir controlar o setor de vendas de maneira mais ágil, sendo mais ativamente presente na relação com seus clientes. 

Já o Telegram continua sendo uma firma estratégia de conteúdo, diálogo, mantendo suas variadas possibilidades para quem busca controle de informações e facilidade de acesso (ainda melhor e mais seguro que o WhatsApp). 

 

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